Blog

Postado em em 21 de outubro de 2020

Gráfico com Redimensionamento Automático no Excel

Gráfico com Redimensionamento Automático

Você já precisou criar um gráfico com redimensionamento automático no Excel? Nessa publicação eu vou te mostrar o passo a passo para isso!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

O que é um Gráfico com Redimensionamento Automático no Excel?

Um gráfico automático nada mais é do que um gráfico com redimensionamento automático no Excel, ou seja, a medida em que o usuário altera os dados da tabela, esse gráfico será alterado para inserir ou excluir as informações que foram alteradas sem que o usuário tenha que repetir todo o procedimento para a criação do gráfico.

Quando utilizar esse tipo de representação?

Esse tipo de gráfico será utilizado sempre que o usuário quiser facilitar a utilização de seus gráficos e análise de dados, pois dessa forma não há necessidade de repetir a criação do gráfico ou alterar as informações que o gráfico irá representar.

Desta forma o usuário terá um gráfico que se atualiza automaticamente de acordo com as informações que da tabela e facilita o manuseio dessas informação, além de garantir que o gráfico sempre estará com informações atualizadas, pois em alguns casos pode ocorrer de ter informações na tabela que não estão representadas dentro do gráfico.

Como criar um Gráfico com Redimensionamento Automático no Excel?

Antes de começarmos com a criação do gráfico no Excel é necessário analisar as informações e verificar o que podemos entender desses dados e o que pode ser feito para complementá-los.

Base de dados inicial

Base de dados inicial

É possível observar que temos informações de vendas dos anos de 2019 e 2020 e o nome de cada um dos vendedores, no entanto para facilitar um pouco essa análise podemos criar uma coluna com as informações de variação de vendas entre os dois anos.

Desta forma será possível verificar qual foi a variação percentual de um ano para o outro. Isso é importante, pois muita das vezes o percentual tem mais impacto do que o próprio valor, então é importante ter as duas informações.

Fórmula para obter a variação anual

Fórmula para obter a variação anual

Essa é a fórmula para o cálculo da variação, vendas em 2020 dividido pelas vendas em 2019 – 100%, desta forma, no resultado, teremos apenas a variação e não quanto um valor representa do outro.

Feito isso basta copiar e colar a fórmula nas demais células para que possamos verificar a variação de todos os vendedores nesses dois períodos.

Resultado da fórmula de variação

Resultado da fórmula de variação

Como temos anos em que as vendas de 2020 foram menores do que em 2019 isso quer dizer que tivemos uma queda, ou seja, teremos um percentual negativo.

Com a fórmula criada e as formatações feitas podemos agora selecionar todas as informações para formatar como tabela no Excel. Isso significa que vamos fazer uma formatação onde o próprio Excel vai puxar tanto formatos quanto fórmulas de forma automática para os novos dados.

Para isso basta selecionar as informações, ir até a guia Página Inicial e selecionar a opção Formatar como Tabela. Lembrando que dentro dessa opção o usuário já encontra alguns padrões prontos para utilizar, mas é possível criar o seu próprio caso seja necessário.

Formatando como tabela

Formatando como tabela

Ao selecionar o estilo desejado a tabela já irá assumi-lo e ao inserir novos dados abaixo dos que já existem o Excel vai puxar o formato das células e as fórmulas, ou seja, já temos uma tabela automática, portanto não será necessário executar esses procedimentos novamente.

Resultado da formatação de tabela + nova informação

Resultado da formatação de tabela + nova informação

Veja que isso já evitar alguns erros, pois a formatação é mantida e a fórmula não precisa ser escrita novamente, o usuário só terá que colocar o nome do vendedor e os valores de venda de cada ano.

Agora que temos uma tabela automática podemos partir para a criação do gráfico de barras, para isso vamos selecionar as 3 primeiras colunas, vamos até a guia Inserir e em seguida em Inserir Gráfico de Colunas ou Barras.

Inserindo um gráfico de barras

Inserindo um gráfico de barras

Feito isso o gráfico será criado e podemos fazer alguns ajustes para melhorar a visualização.

Gráfico criado - Gráfico com redimensionamento automático

Gráfico criado

Neste caso vamos remover o título e as linhas de grade (basta clicar e excluir), em seguida vamos inserir os rótulos de dados no gráfico.

Inserindo o rótulo de dados

Inserindo o rótulo de dados

Ao inserir o Rótulo de Dados o Excel vai mostrar o valor em cima de cada barra. Como queremos mostrar apenas um e queremos mostrar a variação percentual vamos clicar no rótulo que está em cima dos anos de 2019 e deletá-lo.

Para os rótulos que sobraram, que estão sobre o ano de 2020, vamos clicar com o botão direito e ir até a opção Formatar Rótulo de Dados.

Opção para formatar os rótulos de dados - Gráfico com redimensionamento automático

Opção para formatar os rótulos de dados

Ao selecionar essa opção o Excel irá abrir um menu lateral com algumas opções.

Obtendo novos valores para os rótulos de dados

Obtendo novos valores para os rótulos de dados

Dentro dessas opções temos o Valor marcado, vamos desmarcar essa opção e marcar a opção Valor a Partir das Células. Com essa opção marcada seremos capazes de selecionar as células que queremos mostrar os dados, que serão as informações da coluna Variação.

Resultado da alteração dos rótulos de dados

Resultado da alteração dos rótulos de dados

Com isso temos a variação percentual sendo mostrada em apenas uma das colunas para não termos informações repetidas nem atrapalhar a visualização do usuário.

Feito isso o usuário poderá fazer suas alterações no gráfico conforme seu gosto e necessidade.

Gráfico com redimensionamento automático finalizado

Gráfico finalizado após formatação

É possível observar que ao adicionar um novo dado dentro da tabela ele automaticamente é adicionado dentro do gráfico, dessa forma o usuário não precisa fazer alterações no gráfico, basta inserir as informações dentro da tabela.

Nesta aula foi possível criar um gráfico com intervalo dinâmico no Excel onde o usuário deixa tanto o gráfico quanto a tabela de forma automática para facilitar a utilização e evitar problemas futuros.

Agora para fixar o conhecimento basta colocar em prática o que aprendemos nessa aula, seja em planilha pessoais ou planilhas do trabalho para impressionar o chefe. Caso tenha interesse em saber mais sobre gráfico automático temos outro post sobre o assunto:

https://www.hashtagtreinamentos.com/grafico-automatico-no-excel/

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer sair do zero em Python e virar uma referência na sua empresa? Matricule-se agora mesmo no Python Impressionador!