Blog

Postado em em 27 de julho de 2020

Google Sheets e Power BI – Como conectar?

Como juntar o Google Sheets e Power BI?

Nessa publicação vou te ensinar a fazer essa integração do Google Sheets e Power BI para que você possa utilizar bases do Google Sheets em seus relatórios!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Clique aqui para baixar a planilha utilizada nessa publicação!

 

O que é o Google Sheets?

Google Sheets é uma ferramenta online e gratuita que é muito semelhante ao Excel. Muitas pessoas e empresas acabam utilizando essa ferramenta por ser gratuita e online, o que traz algumas vantagens principalmente em relação ao compartilhamento.

 

Como juntar Google Sheets e Power BI?

Sabendo que essa ferramenta é online e gratuita muitas pessoas se perguntam se é possível fazer a conexão Google Sheets Power BI, a resposta para essa pergunta é Sim! E vamos mostrar como é possível fazer essa conexão.

O primeiro passo antes efetuar de fato a conexão entre os dois programas é analisar os dados que temos.

 

Tabela de dados

Tabela de dados

 

É possível observar que temos uma planilha com as informações dos funcionários de uma empresa. Aqui temos o nome do funcionário, data de contratação, idade, cargo e o salário de cada um deles.

O primeiro passo para conseguir importar essa planilha para o Power BI é gerar um link. Para fazer isso basta ir até a guia Arquivo e em seguida Publicar na Web.

 

Opção para publicação na Web

Opção para publicação na Web

 

Ao selecionar essa opção o programa irá mostrar uma caixa para que o usuário consiga configurar essa publicação.

 

Opções para publicação na Web

Opções para publicação na Web

 

Após escolher as configurações desejadas basta selecionar a opção Publicar que um link será gerado.

 

Link da planilha publicada

Link da planilha publicada

 

Com esse link criado já podemos acessar o Power BI importar os arquivos.

Dentro do ambiente do Power BI vamos até a opção Obter Dados que fica na guia Página Inicial, depois basta selecionar a opção de onde os dados serão importados. Como temos um link da planilha a opção selecionada será Web.

 

Importando dados através do Power BI

Importando dados através do Power BI

 

Ao selecionar essa opção será aberta uma janela para que o usuário possa inserir a URL do arquivo.

 

Inserindo a URL da planilha

Inserindo a URL da planilha

 

Após pressionar OK e Conectar os dados uma nova janela será aberta para que o usuário possa selecionar as abas da planilha que deseja importar.

 

Selecionando a planilha para edição

Selecionando a planilha para edição

 

Na lateral esquerda o usuário tem a tabela que importou e tem também algumas sugestões que o programa deu para as tabelas. Geralmente essas sugestões vem com partes da tabela e não trazem as informações completas.

Por esse motivo vamos selecionar a primeira opção que é de Tabelas HTML, ao selecionar a planilha o usuário conseguirá visualizar uma prévia dessa planilha. Em seguida basta marcar a caixa ao lado para selecionar e prosseguir.

Como temos uma coluna extra e o nome das colunas não está correto vamos selecionar a opção Transformar Dados para que possamos editar essas informações antes de levá-las ao Power BI.

 

Ambiente do Power Query (editor de consultas)

Ambiente do Power Query (editor de consultas)

 

Ao selecionar essa opção a planilha será aberta no editor de consultas que é o Power Query. Logo no canto direito temos a opção de nome, é sempre importante alterar esse nome para que o usuário consiga identificar os dados que essa tabela possui.

O próximo passo é remover essa primeira coluna, pois não será necessário numerar cada um dos dados, até porque o próprio programa já consegue fazer isso. Para excluir basta clicar na coluna com o botão direito e selecionar Remover.

 

Opção para remover coluna

Opção para remover coluna

 

Com isso a coluna será removida, no entanto temos uma linha em branco que está atrapalhando os nossos dados. Para remover essa linha vamos até a guia Página Inicial, em seguida em Remover Linhas e por fim em Remover Linhas Principais.

 

Opção para remover linhas

Opção para remover linhas

 

Ao selecionar essa opção será aberta uma janela para que o usuário informe quantas linhas deseja remover. Como só temos uma linha que não faz parte da tabela vamos colocar o número 1 e pressionar OK.

 

Inserindo a quantidade de linhas a serem removidas - Google Sheets e Power BI

Inserindo a quantidade de linhas a serem removidas

 

Com isso a primeira linha que estava em branco foi removida, no entanto ainda temos outro problema. Os nomes das colunas estão dentro da tabela e no lugar dos cabeçalhos temos os nomes Column.

Dentro do Power BI temos uma ferramenta que nos permite pegar essa primeira linha e transformá-la em cabeçalho. Ainda dentro da guia Página Inicial basta selecionar a opção Usar a Primeira Linha como Cabeçalho.

 

Utilizando a primeira linha como cabeçalho

Utilizando a primeira linha como cabeçalho

 

Com isso o programa já passa a primeira linha para nomear os cabeçalhos e o próprio editor já buscar o tipo de dado que está em cada uma das colunas.

 

Resultado das alterações na tabela

Resultado das alterações na tabela

 

É possível observar ao lado esquerdo de cada cabeçalho o tipo do dado que foi atribuído a ele. Caso esteja incorreto o usuário pode clicar nesse símbolo e alterar manualmente para que a formatação fique correta.

Com os dados já editados e corrigidos o usuário poderá selecionar a opção Fechar e Aplicar para poder de fato importar a tabela para o ambiente do Power BI.

 

Importando os dados do Google Sheets e Power BI

Importando os dados do Google Sheets e Power BI

 

Feito isso os dados estarão dentro do ambiente Power BI para que o usuário possa criar os seus relatórios.

 

Tabela dentro do Power BI

Tabela dentro do Power BI

 

Nesta aula foi possível aprender como importar os dados do Google Sheets para dentro do ambiente Power BI através de um link dessa planilha. Desta forma o usuário não precisa baixar um arquivo para poder inserir dentro do programa.

 

Hashtag Treinamentos

Você sabia que aqui na Hashtag temos um dos mais bem avaliados cursos de Excel do Brasil? Clique aqui para saber mais!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?