Blog

Postado em em 6 de abril de 2021

Funções E e OU – Exemplo Prático com a Função SE

Funções E e OU

Nessa aula vamos te mostrar como utilizar as funções E e OU juntamente com a função SE, uma combinação muito útil dentro do Excel!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

https://youtu.be/A1vdW-agIW4

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Como Utilizar as Funções E e OU no Excel

Você já deve ter se deparado com uma dessas funções e não fazia ideia de como elas funcionam, certo?

Não se preocupe, porque na aula de hoje, nós vamos te mostrar como usar E e OU no Excel!

Elas são funções lógicas que vão retornar VERDADEIRO ou FALSO como resultado e a partir desse resultado é que vamos fazer nossas análises.

Então bora para o conteúdo que é bem importante!

Como usar E e OU no Excel?

Essas duas funções são bem parecidas, pois a estrutura delas é igual, o que muda é como as informações são tratadas dentro de cada uma.

Para exemplificar essas duas funções, nós vamos utilizar um exemplo de estoque de produtos, então temos uma faixa considerada Saudável para o estoque e uma faixa de Alerta.

Limites de estoque
Limites de estoque

Então é bom lembrar de que os valores entre 10.000 e 25.000 de estoque de um produto estão em uma classificação Saudável, agora qualquer valor fora dessa faixa, seja acima ou abaixo, está classificado como Alerta.

Função E no Excel

A função E precisa de apenas um argumento, mas o usuário pode colocar mais se precisar. O que ela vai fazer é testar cada argumento como se fosse uma condição.

E baseado nessas respostas vai verificar o resultado se é verdadeiro ou falso.

Essa verificação é simples, o resultado só será VERDADEIRO quando todas as condições foram verdadeiras, ou seja, quando todos os testes dos argumentos retornar verdadeiro é que teremos a função E sendo verdadeira, caso contrário sempre será falso.

Qualquer outra combinação que não seja essa terá o resultado como falso.

Função OU no Excel

Essa função OU é um pouco diferente em relação ao resultado, mas a estrutura da função é exatamente a mesma, mas neste caso só teremos FALSO, quando todas as condições forem falsas.

No entanto, se somente 1 delas for verdadeira, já teremos um resultado verdadeiro.

Tabela verdade das funções E e OU
Tabela verdade das funções

Aqui temos a chamada tabela verdade para que você possa entender a diferença entre essas duas funções. Assim é mais fácil visualizar o que acabamos de descrever.

Sabendo disso nós já podemos colocar em prática essas duas funções dentro de uma fórmula, mas vamos utilizar a fórmula SE, pois não queremos apenas os resultados como VERDADEIRO ou FALSO.

Como Utilizar Função SE no Excel

Caso ainda não esteja familiarizado com a função SE, pode clicar aqui que temos um post completo sobre esse assunto.

Mas de qualquer forma, essa função vai testar uma condição e o usuário pode definir 2 resultados. Um resultado para quando a condição é verdadeira e outro para quando essa condição é falsa.

É bem parecida com as duas funções que acabamos de ver, mas a função SE nos permite escolher qual é esse resultado, se é um texto, um número ou uma fórmula.

Prática!

Vamos agora colocar em prática o que acabamos de aprender!

Tabela a ser preenchida com as funções E e OU
Tabela a ser preenchida com as funções E e OU

A ideia é preencher as duas colunas de Status utilizando as funções E e OU para que tenhamos exatamente o mesmo resultado.

Relembrando, temos uma tabela com as informações de estoques, máximo e mínimo que podemos ter dos produtos.

Então se o estoque do produto está dentro da faixa entre o mínimo e o máximo vamos retornar Saudável, caso contrário Alerta.

Fórmula com as funções SE e E
Fórmula com as funções SE e E

Essa é a fórmula utilizando a função E, pois vamos analisar dentro dessa função se os valores estão acima do mínimo E abaixo do máximo.

Se estiver nessa faixa teremos o resultado que está na célula H2, pois o resultado será verdadeiro! Caso contrário vamos ter o resultado que se encontra na célula H3.

Fórmula com as funções SE e OU
Fórmula com as funções SE e OU

Agora temos a fórmula utilizando a função E, só que agora vamos analisar se o valor está acima do máximo OU abaixo do mínimo.

Mas nesse caso, se for verdadeiro, significa que estamos na faixa de alerta, então o nosso resultado verdadeiro tem que ser a célula H3, enquanto do resultado falso será a célula H2.

Resumindo, para facilitar o entendimento. Com a função E estamos verificando se o valor se encontra na faixa de estoque.

Para isso ele tem que ser maior que o mínimo E menor que o máximo, isso ao mesmo tempo, por isso a função E.

Já no segundo caso, o valor ou será menor do que o mínimo OU maior do que o máximo. Neste caso não tem como satisfazer as duas opções ao mesmo tempo.

Agora basta replicar as duas fórmulas para as demais células e verificar que as duas colunas terão exatamente o mesmo resultado.

OBS: Para deixar ainda melhor a visualização é possível acrescentar a formatação condicional para realçar esse resultado de alerta.

Resultado final da análise do status de estoque
Resultado final da análise do status de estoque

Conclusão das Funções E e OU

Essas funções podem parecer complicadas de início, mas como puderam ver, são bem tranquilas e muito úteis!

Basta saber o que precisa ter como resultado para que você consiga utilizar as funções de forma adequada e obter o que precisa no final.

Temos outro post que fala dessas 3 funções, SE, E e OU, caso tenha interesse para complementar o que vimos hoje!

Agora a parte mais importante de tudo isso! A PRÁTICA, pois sem prática o Excel não é nada, é muito importante praticar para poder fixar tudo que foi aprendido nessa aula.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: