Blog

Postado em em 4 de abril de 2019

Funções CONCAT e UNIRTEXTO – Juntar textos no Excel

Caso prefira o conteúdo de CONCAT e UNIRTEXTO no formato de vídeo-aula clique nesse link!

O que são as fórmulas CONCAT e UNIRTEXTO?

CONCAT – É utilizada para concatenar, ou seja, para juntar textos em diferentes células em uma sequência, portanto o usuário poderá selecionar um intervalo de células que contenham o texto a ser concatenado. Neste exemplo iremos juntar os textos nas diferentes células para juntar o nome completo da pessoa.

UNIRTEXTO – Tem basicamente a mesma função do CONCAT, mas possibilita ao usuário colocar um delimitador, que nada mais é que um separador entre as células que contém o texto, ou seja, ele facilita o processo de ter que colocar espaço, traço, barra ou qualquer separador entre as células. Então, o usuário não precisa colocar isso em cada célula, basta indicar o que deseja que a fórmula irá juntar as células com esse separador.

Quando usar as fórmulas CONCAT e UNIRTEXTO?

Como as fórmulas possuem a mesma função serão utilizadas quando há necessidade de unir uma quantidade de células para formar um texto. Muita das vezes o usuário pode copiar e colar arquivos de outros lugares para o Excel e acabam por separar as palavras, este é um bom exemplo para utilizar essas duas fórmulas.

Como usar as fórmulas CONCAT e UNIRTEXTO?

CONCAT é utilizada para concatenar textos em diferentes células para isso basta escrever na célula a fórmula =CONCAT( que o Excel irá mostrar o que devemos colocar como argumento.

Em seguida, basta escolhermos o intervalo de células e pressionar ENTER.

Feito isso podemos ver que as 4 células que possuem o texto foram concatenadas em uma única célula. Vale ressaltar que essa fórmula não coloca espaços entre os textos, caso queira espaços esses terão que ser colocados manualmente após cada texto.

Então, se colocarmos os espaços após cada um dos textos, dentro de cada uma das células, ao utilizarmos a fórmula CONCAT poderemos observar que agora teremos os espaços entre cada um dos textos.

Essa função pode ser utilizada para criar códigos de produtos, onde não há separação entre eles. Então, se o usuário possui algumas colunas com dados e deseja juntar alguns deles para compor o código de um produto poderá utilizar essa função.

UNIRTEXTO é bem parecida com a função CONCAT, no entanto essa função facilita o processo de juntar os textos eliminando a necessidade do usuário de colocar os espaços ou quaisquer separadores entre os textos de forma manual. Com essa função é possível fazer isso automaticamente apenas escolhendo o tipo de separador.

Essa fórmula possui 3 argumentos: delimitador, ignorar_vazio e texto.

Delimitador – Nada mais é do que o separador das células selecionadas, ou seja, se o usuário quer juntar o texto, mas quer separar cada célula por um espaço basta colocar “ “, caso queira um traço basta colocar “-“ e assim por diante.

Ignorar_vazio – É a opção que a fórmula dá para ignorar ou não células vazias dentro da seleção feita. É necessário selecionar uma opção VERDADEIRO (para ignorar) ou FALSO (para não ignorar as células vazias).

Texto – É a seleção de células que contém o texto a ser concatenado.

Sabendo disso vamos colocar os argumentos e testar a fórmula com o delimitador de espaço e traço para observarmos a diferença.

Utilizando o espaço como delimitador “ “. Lembrando que é necessário utilizar o espaço entre aspas duplas para que o Excel reconheça.

Utilizando o traço como delimitador “-“. Lembrando que é necessário utilizar o traço entre aspas duplas para que o Excel reconheça.

Então, essa fórmula acaba sendo mais útil do que a CONCAT por ser mais fácil e não exigir que o usuário tenha que colocar os delimitadores manualmente em cada célula. Portanto, se o usuário possuir uma grande quantidade de dados é mais eficaz utilizar a função UNIRTEXTO.

Para saber mais sobre CONCAT e UNIRTEXTO e outros assuntos de Excel e VBA, acompanhe que vamos enviar outros posts.



Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?