Blog

Postado em em 5 de outubro de 2021

Função ÚNICO no Excel – Nova Função do Office 365

Nessa aula eu vou te mostrar como utilizar a função ÚNICO no Excel que é a nova função do Office 365 para substituir a ferramenta remover duplicatas!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo (que é nossa Live Excel) ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Como Usar Função ÚNICO no Excel

Você já conhece a nova função do Excel? A função ÚNICO? Na aula de hoje eu quero te mostrar como funciona a nova função Office 365.

É isso mesmo, é uma nova função do Excel, mas da versão mais recente do programa, então você que tem uma versão mais antiga não vai conseguir utilizar essa função.

Mas é sempre importante que você saiba sobre as novas funções e como elas funcionam para que possa ter mais possibilidades de utilização!

Função ÚNICO

Essa é uma nova função do Excel que vai substituir a ferramenta remover duplicatas no Excel. Você conhece essa ferramenta?

A ferramenta de remover duplicatas vai te permitir selecionar um intervalo de dados e vai remover todas as informações repetidas deixando apenas uma única informação de cada.

É exatamente isso que a função ÚNICO vai fazer, só que por ser uma função ela tem uma vantagem muito grande, que é ser automática.

Isso quer dizer que sempre que você atualizar os dados no seu intervalo o seu resultado será atualizado automaticamente.

Função ÚNICO para os vendedores
Função ÚNICO para os vendedores

Nesse exemplo nós estamos utilizando a função ÚNICO para pegar quais são os vendedores que nós temos sem repetir.

Então basta utilizar essa função e selecionar todos os vendedores que temos, assim o Excel já vai retornar uma lista com todos os valores únicos, ou seja, todos os vendedores diferentes que temos.

Resultado da função
Resultado da função

Aqui você vai notar algo interessante dessa versão mais recente do Excel, que é a fórmula matricial automática.

Então só de colocar a função uma única vez o Excel já vai expandir para as demais células com todos os valores únicos sem que você tenha que escrever sua função diversas vezes.

OBS: Aqui nesse caso nós ainda podemos deixar mais organizado acrescentando a função CLASSIFICAR no Excel, que também substitui a ferramenta de classificar, ou seja, mais um recurso automático que vai te ajudar bastante. Essa função vai classificar em ordem alfabética, então vamos ter apenas valores únicos organizados!

Acrescentando a função CLASSIFICAR
Acrescentando a função CLASSIFICAR

Agora podemos repetir o mesmo procedimento para os produtos e ter tudo organizado em ordem alfabética para facilitar a visualização.

Resultado com as duas funções ÚNICO e CLASSIFICAR
Resultado com as duas funções ÚNICO e CLASSIFICAR

Pronto! Viu como foi fácil e bem rápido? E claro, muito melhor do que utilizar as ferramentas do Excel, pois essas ferramentas não atualizam quando você faz uma alteração.

Então sempre que fizer uma alteração nos dados você terá que utilizá-las novamente, já com as funções não precisa disso, elas serão atualizadas de forma automática.

Por fim, uma dica, com essas informações (utilizando a função CLASSIFICAR e ÚNICO) você pode criar uma validação de dados para complementar seu trabalho.

Assim vai deixar visível apenas as opções únicas e organizadas de maneira alfabética para facilitar a seleção de quem for utilizar a planilha!

Conclusão da Função ÚNICO

Nessa aula eu te mostrei como utilizar a função ÚNICO para que você possa obter todos os valores únicos de uma lista de forma automática.

Então pode substituir a ferramenta remover duplicatas por essa função para tornar o processo automático e mais fácil.

E ainda pode juntar essa função com a função CLASSIFICAR já para deixar todas as informações em ordem alfabética e deixar tudo organizado!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer aprender a construir um Dashboard do Zero e também tudo que você precisa para passar em uma Prova de Excel? Participe da Jornada do Excel!