Blog

Postado em em 22 de setembro de 2020

Função SOMASES no Excel

A função SOMASES no Excel é utilizada em situações que precisamos somar com uma ou mais condições e é sobre ela que vamos falar nesse post!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

O que é a função SOMASES no Excel?

A função SOMASE como o próprio diz, é uma soma, mas que tem uma condição, ou seja, é possível efetuar uma soma dentro do programa de acordo com uma condição específica. Desta forma o usuário não precisa filtrando ou tentar buscar as informações de forma manual para ter a soma daqueles dados.

Quando utilizar a função SOMASES?

Essa função será utilizada sempre que o usuário precisar fazer uma soma, mas de alguma informação em específico, ou seja, ele consegue colocar uma condição, seja ela numérica, seja em formato de texto para delimitar a soma àquela condição, desta forma conseguirá ter sua soma sem que precise fazer essa parte de forma manual.

Isso quer dizer que ao invés do usuário ter que por exemplo filtrar uma informação na tabela e depois fazer a soma somente daquele intervalo ele consegue fazer tudo isso com a função SOMASE.

Como somar com condições dentro do Excel?

Antes de partir de fato para os exemplos vamos analisar primeiro as informações da primeira base de dados.

Base de dados inicial

Base de dados inicial

Nesta base de dados é possível observar que temos o nome do vendedor, a data e o valor da venda que fez. Com isso já podemos partir para os 3 primeiros exemplos para obter algumas informações dessa base de dados.

Exemplos a serem feitos

Para o primeiro exemplo vamos utilizar a fórmula SOMASE que tem os seguintes argumentos.

Argumentos da fórmula SOMASE

Argumentos da fórmula SOMASE

São argumentos bem intuitivos e o último deles não é obrigatório, pois as vezes o intervalo inicial já é o intervalo em que vamos realizar a soma. Então algumas vezes não será necessário utilizar o último argumento, por isso ele é opcional.

Fórmula completa para o primeiro exemplo

Fórmula completa para o primeiro exemplo

Para o primeiro exemplo teremos a seguinte fórmula. A coluna A que é onde vamos buscar o critério, em seguida temos o critério que será feita a busca, neste caso é Pedro, pois queremos saber qual foi a venda total desse vendedor em específico. Por fim temos a coluna C que é onde vamos fazer a soma, pois como queremos o valor da venda temos que inserir esse último critério.

Resultado do primeiro exemplo

Resultado do primeiro exemplo

Esse é o resultado total das vendas somente de Pedro, desta forma não é necessário filtrar por esse único vendedor e depois somar para obter o total.

Para o segundo exemplo vamos querer calcular o total de vendas feita pela vendedora Luiza em Fevereiro. Veja que neste caso temos 2 critérios ao invés de 1 único, que é o vendedor e o mês, neste caso vamos utilizar a fórmula SOMASES, pois ela permite com que o usuário utilize mais de um critério para fazer a soma.

Argumentos da Função SOMASES

Argumentos da Função SOMASES

OBS: Essa fórmula SOMASES veio depois da fórmula SOMASE, então o usuário poderá substituir a fórmula SOMASES pela anterior, pois pode colocar 1 ou mais critérios, então para facilitar pode utilizar somente essa que é mais completa.

Agora como temos 2 critérios de mês e vendedor, como não temos uma informação específica de mês dentro da base de dados, será necessária a criação de uma coluna auxiliar, utilizando a fórmula MÊS para obter o número daquele mês, assim vamos conseguir passar para a fórmula o segundo critério corretamente.

Criando uma coluna auxiliar, com a informação de mês

Criando uma coluna auxiliar, com a informação de mês

Com essa fórmula já temos os meses de forma automática baseados nas datas que estão na coluna B. Com isso já seremos capazes de construir a fórmula para fazer a soma do segundo exemplo.

Função SOMASES para o segundo exemplo

Função SOMASES para o segundo exemplo

Inicialmente temos a coluna D que é onde vamos fazer a soma dos valores e em seguida temos a coluna de critérios seguida pelo critério, nessa parte não faz diferença qual critério vem primeiro, pois se vamos analisar os dois ao mesmo tempo teremos o mesmo resultado.

Então para o primeiro critério vamos procurar por Luiza e no segundo critério vamos procurar pelo mês 2 que corresponde a Fevereiro.

Resultado do segundo exemplo

Resultado do segundo exemplo

Para o terceiro exemplo vamos ter que fazer a utilização de duas fórmulas SOMASES, pois não conseguimos pegar 2 critérios diferentes em uma mesma coluna, então teremos que fazer uma para somar as vendas da Fernanda em Janeiro e outra para somar as vendas da Fernanda em Junho.

Função SOMASES para o terceiro exemplo (2 fórmulas somadas)

Fórmula para o terceiro exemplo (2 fórmulas somadas)

Com isso teremos os 3 exemplos completos e como as fórmulas são automáticas se o usuário alterar, inserir ou excluir qualquer informação da base de dados essas fórmulas serão atualizadas automaticamente.

Resultado dos 3 exemplos

Resultado dos 3 exemplos

OBS: Caso o usuário queira conferir se as informações estão corretas basta fazer o filtro na tabela e selecionar as informações que a soma irá aparecer na barra inferior a direita do Excel.

Vamos partir agora para um outro exemplo que é um pouco mais complexo, mas bem interessante.

Segunda base de dados

Segunda base de dados

Neste caso temos uma base de dados um pouco diferente, pois temos para quem foi feita a venda, ou seja, o cliente. Desta forma vamos querer fazer um cruzamento de informações para verificar a venda de cada vendedor para cada um dos clientes.

Quarto exemplo

Quarto exemplo

Para começar com esse cruzamento vamos precisar criar uma tabela com todos os vendedores e todos os clientes, assim vamos conseguir criar uma fórmula para fazer esse cruzamento de dados e facilitar a visualização dessas informações.

Tabela resumo criada

Tabela resumo criada

OBS: Essa tabela pode ser feita em outra aba para não ficar junta com a base de dados caso o usuário prefira.

Com essa tabela pronta já podemos criar a fórmula para verificar por exemplo qual o total de vendas que o vendedor João fez para as Lojas Inglesas e assim por diante para completar esse quadro.

Fórmula + referências para o cruzamento de dados

Fórmula + referências para o cruzamento de dados

Neste caso ao invés de escrever o critério diretamente dentro da fórmula estamos selecionando as células tanto do vendedor quanto do cliente dentro da nova tabela que foi feita.

IMPORTANTE: Veja que foram feitos trancamentos nas fórmulas, eles são necessários para que as referências se mantenham fixas quando copiarmos e colarmos a fórmula nas outras células, assim os intervalos de busca e critérios serão sempre os mesmos (já que não mudam). A coluna onde temos os vendedores não pode ser alterada, por isso faremos o trancamento somente da coluna, o mesmo ocorre com a linha onde temos os clientes, neste caso o trancamento será somente em linha, pois a linha é fixa de cliente.

Função SOMASES para o cruzamento de dados

Fórmula para o cruzamento de dados

Agora basta pressionar Enter, copiar a fórmula e colar nas demais células. Assim teremos um quadro resumo de vendedor por clientes.

Tabela resumo completa com a Função SOMASES

Tabela resumo completa

Com isso temos de forma simples e rápida todo um resumo dos vendedores por cliente para saber quando cada um deles vendeu para cada cliente. Caso o usuário queira, ainda pode colocar o somatório total no final de cada linha e coluna para ter o total por cliente e por vendedor.

Nesta aula foi possível aprender a como utilizar a função SOMASES para fazer uma soma com um ou mais condições/critérios e foi possível aprender a como criar uma tabela resumo para uma base de dados de forma rápida para facilitar a visualização dessas informações.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina de forma 100% Online e Gratuita? Inscreva-se abaixo!