Blog

Postado em em 21 de setembro de 2021

Função SES no Excel

Nessa aula eu vou te mostrar como utilizar uma das novas funções a versão 2016: a função SES no Excel. Que é uma melhoria da função SE.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Como usar Função SES no Excel

Você já ouvir falar da função SES no Excel (ou fórmula SES Excel como alguns chamam)? Essa é uma função que é uma melhoria da função SE no Excel.

Isso quer dizer que vai permitir utilizar mais condições sem que você tenha que ficar colocando uma função SE dentro da outra.

Função SES no Excel

Essa é uma das funções novas do Excel 2016 que veio para auxiliar nos trabalhos, essa função vai permitir com que você utilize mais condições sem que tenha dificuldades.

Somente com a função SE nós conseguimos fazer 1 comparação e ter 2 resultados, mas podemos acrescentar uma função SE em um desses resultados para aumentar em 1 o resultado.

Agora com a função SES não vamos mais precisar disso, basta apenas colocar a condição e o resultado caso ela seja verdadeira.

Função SES no Excel
Função SES no Excel

Essa é a estrutura da função SES no Excel, então vamos poder colocar o teste lógico, que o teste que será feito e o valor caso esse teste seja verdadeiro.

Então para o nosso exemplo vamos fazer 2 testes com essa função para que você consiga visualizar como é mais fácil utilizar essa função ao invés da função SE.

Base de dados
Base de dados

A ideia aqui é preencher a coluna de Região com as informações da tabela azul, para preencher a região de cada funcionário com base no seu bairro.

Utilizando a função SES
Utilizando a função SES

Nesse caso a função vai ficar grande, pois vamos ter que fazer a comparação da região com cada um dos bairros que temos nessa tabela de bairros e regiões.

Dessa forma a função vai fazer a primeira comparação, depois a segunda, até chegar em uma que seja verdadeira para retornar o resultado desejado.

Resultado da função
Resultado da função para região

Veja que depois de replicar a fórmula para as demais células o resultado fica automático para todas elas, então esse trabalho de escrever a função por completo só será feito uma única vez.

Agora nós podemos repetir o mesmo procedimento para a coluna de condição.

Função SES para condição
Função SES para condição

Nesse outro caso estamos utilizando condições de diferentes colunas para retornar um resultado.

Então como essa função só vai retornar um valor quando encontrar o que for verdadeiro ele vai fazer o teste se é Temporário, depois se é do Leblon e por fim se é da Zona Norte.

Resultado para as condições
Resultado para as condições

IMPORTANTE: Essa função ela só vai verificar o que é verdadeiro, então não temos uma opção para um resultado do que for FALSO. Por esse motivo é que temos esse erro #N/D e esse erro nós vamos corrigir com a função SEERRO.

Então vamos acrescentar essa função SEERRO fora da função SES para evitar que esse erro pareça, então podemos colocar o resultado “” (vazio) para que esse erro não apareça.

Função SEERRO
Função SEERRO

Então o processo é bem simples para poder corrigir esse erro.

Resultado final sem a visualização dos erros
Resultado final sem a visualização dos erros

Assim vamos conseguir preencher todas as condições de forma correta sem que apareça qualquer erro e com isso deixar a planilha com um visual melhor.

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei como utilizar a função SES no Excel que é uma das funções Excel 2016. É uma função muito útil que substitui a função SE.

No entanto tem a desvantagem de não ter a opção do valor falso, mas como vocês viram, nós podemos corrigir isso inserindo a função SEERRO para que o erro não fique visível e não deixe sua tabela poluída.

Agora é só praticar, pois no Excel é necessária muita prática para que você possa fixar todo esse conhecimento!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer aprender a construir um Dashboard do Zero e também tudo que você precisa para passar em uma Prova de Excel? Participe da Jornada do Excel!