Blog

Postado em em 9 de agosto de 2019

Função SE Excel – A fórmula mais importante do Excel

Nessa publicação vamos mostrar como utilizar a Função SE Excel com exemplos bem práticos e fáceis de entender, além de te mostrar outras 4 das principais ferramentas que você precisa para começar no Excel!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é a função SE no Excel?

A função SE é uma função do Excel que tem o objetivo de analisar uma condição e retornar um valor caso a condição seja verdadeira e outro valor caso ela seja falsa. Então, é possível ter 2 resultados para uma única condição utilizando a função SE.

É possível também utilizar a função SE Excel em conjunto, ou seja, podemos colocar uma função dentro da outra. Isso é útil quando precisamos de mais resultados, como foi dito anteriormente uma função tem 2 resultados, mas se colocarmos uma dentro da outra podemos acrescentar sempre um resultado a mais para cada função SE adicionada, ou seja, se colocarmos 2 funções SE teremos 3 resultados possíveis, se colocarmos 3 funções teremos 4 resultados, e por aí vai.

Isso é exatamente o que vamos fazer nesta parte para que possamos acrescentar mais resultados as análises que vamos fazer.

Vamos neste exemplo fazer uma análise de vendas em relação à porcentagem que cada vendedor atingiu da meta, portanto para cada porcentagem vamos ter um resultado para aquele vendedor.

 

Resultado de acordo com a meta

Resultado de acordo com a meta

 

Desta forma vamos poder criar a seguinte tabela de forma completa para analisar automaticamente através das porcentagens.

 

Tabela com resultados

Tabela com resultados

 

Quando utilizar a função SE?

Vamos utilizar a função SE excel sempre que precisarmos analisar uma condição e gerar resultados caso essa condição seja verdadeira e caso seja falsa, ou seja, sempre teremos no mínimo duas opções para essa condição.

Neste exemplo, vamos querer que a nossas condições gerem 4 resultados diferentes, são eles: demitido, redução salarial, estado alerta e promovido. Para fazer essa comparação vamos utilizar a função SE na coluna D para verificar a porcentagem da meta atingida de cada um dos funcionários.

Como utilizar essa fórmula SE excel?

Para este exemplo vamos primeiramente construir a coluna D com as porcentagens de venda de cada um dos funcionários fazendo a relação entre a venda e a meta de cada um.

Para isso vamos simplesmente dividir o valor da venda pelo valor da meta para encontrarmos qual foi o % da meta atingido por cada um dos vendedores, depois basta formatar como porcentagem para saber em qual categoria o vendedor vai se encaixar.

 

Cálculo de % da meta atingido

Cálculo de % da meta atingido

 

Ao pressionar enter teremos o valor 0,84, no entanto queremos o valor em porcentagem, portanto basta formatar como porcentagem e ajustar o alinhamento para centralizado.

 

Resultado da porcentagem

Resultado da porcentagem

 

Desta forma temos a porcentagem da meta que foi atingida pelo primeiro vendedor. Agora basta copiar e colar, ou arrastar a fórmula para das demais células dessas colunas para que possamos obter as porcentagens de metas atingidas por cada um dos funcionários.

 

Arrastando a fórmula

Arrastando a fórmula

 

Agora temos toda a coluna D preenchida com as porcentagens atingidas por cada um dos vendedores de acordo com o valor de sua meta. Feito isso podemos partir para a próxima etapa que é a utilização da função SE para classificar cada vendedor baseado no valor da porcentagem.

Para utilizar essa função precisamos saber onde se encontram os dados que serão atribuídos para a classificação de cada vendedor. Esses dados se encontram na coluna J.

 

Opções de situação

Opções de situação

 

Para isso vamos utilizar a função SE que possui 3 argumentos: teste lógico, valor se verdadeiro e valor se falso.

 

Função SE

Função SE

 

Teste Lógico – Aqui é onde iremos colocar a nossa condição, então para o primeiro caso iríamos colocar D2<80%, ou seja, vamos verificar se a célula D2 é menor do que 80%.

Valor se verdadeiro – Este é o primeiro resultado, caso a condição seja verdadeira, isso quer dizer se a célula D2 for menor que 80% vamos querer colocar o resultado da célula J1, que é Demitido.

Valor se falso – Este é o segundo resultado, caso a condição seja falsa. Neste caso como temos mais de 2 resultados possíveis ao invés de colocarmos o resultado Redução Salarial por exemplo, vamos colocar outra fórmula SE, desta forma vamos ter mais 1 opção de resultado, totalizando 3 possíveis cenários. E vamos fazer isso mais uma vez para que possamos ter um total de 4 resultados, que atendem todas as opções disponíveis dentro da nossa tabela.

 

Função SE aninhada

Função SE aninhada

 

Portanto podemos inserir uma nova função SE no valor se falso para que possamos continuar a nossa expressão e englobar todos os resultados possíveis. Então vamos utilizar 3 funções SE para que tenhamos os 4 possíveis resultados que temos.

 

Função SE aninhada

Função SE aninhada

 

É importante ao utilizar essa fórmula fazer o trancamento das células da coluna J, pois são dados fixos, ou seja, não queremos que esses resultados mudem se mudarmos de célula . Para realizar o trancamento basta colocar o símbolo $ antes da letra e do número das células referentes a tabela de situação dos vendedores. (É possível efetuar esse trancamento utilizando a tecla F4 também).

Ao pressionar enter tendo colocado a fórmula na primeira célula teremos o seguinte resultado.

 

Resultado da Função SE

Resultado da Função SE

 

Esse é o resultado correto, pois a porcentagem deste vendedor está entre 80 e 90%. Agora basta estender ou copiar e colar a fórmula para as outras células e verificar o resultado de acordo com a tabela de situações. (O valor de venda da Mariane foi alterado para R$39.000 para que possamos verificar todas as opções da tabela e certificar de que a fórmula está funcionando normalmente).

 

Arrastando a Função SE

Arrastando a Função SE

 

Para finalizar vamos fazer uma formatação condicional para que as situações de Promovido fiquem em destaque dentro da coluna E, para que facilite a visualização delas.

Caso você queira aprender um pouco mais sobre formatação condicional, acesse: https://www.hashtagtreinamentos.com/formatacao-condicional-excel/

 

Formatação Condicional

Formatação Condicional

 

Feito isso teremos as situações de promovido em evidência para melhor visualização desses vendedores em questão.

 

Resultado da Formatação Condicional

Resultado da Formatação Condicional

 

Portanto, aprendemos como utilizar a função SE e como colocar uma função SE dentro de outra para estender os resultados obtidos. Logo, a cada função SE que acrescentamos podemos obter mais 1 resultado, neste caso temos 4 resultados e, por isso, foram necessárias 3 funções SE.


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?