Blog

Postado em em 24 de dezembro de 2020

Função FILTRO Excel 365: O filtro mais fácil e dinâmico que você vai ver!

A função FILTRO Excel 365 é uma função nova que permite filtrar de forma automática, rápida e fácil para facilitar os seus trabalhos!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Fórmula FILTRO no Excel

Você já ouvir falar ou sabia que existia uma fórmula FILTRO Excel?

Pois é, ela existe, no entanto, é uma função que está disponível apenas nas versões mais recentes do Excel. Na versão 2019 e no Office 365.

Essa nova função não precisa de muitos argumentos, mas é uma função muito útil que faz o que o próprio nome indica, então ao invés de utilizar o filtro de uma tabela, é possível utilizar uma fórmula e trazer essas informações.

Dessa forma o usuário tem mais liberdade em trazer as informações que deseja, tem a facilidade de ser uma fórmula, ou seja, tem atualização automática e não precisa fazer nenhuma alteração na tabela.

E aí, achou interessante a função FILTRO Excel 365? Quer saber mais sobre ela?

Então vamos ao próximo tópico!

Como usar a função FILTRO no Excel?

Antes de aprender como utilizar a função é importante saber quais os argumentos dessa função e como eles funcionam.

Sabendo disso conseguiremos aplicar essa função sem problemas, vamos lá?

Fórmula FILTRO no Excel
Fórmula FILTRO no Excel

Matriz – É a matriz onde temos os dados que serão filtrados;

Incluir – É a condição que será utilizada para filtrar os dados da matriz, ou seja, podemos igualar uma outra coluna a um critério;

Se_vazia – Como o próprio nome já diz, é uma expressão ou número que vamos inserir para ser mostrada quando não conseguirmos encontrar o critério desejado.

Sabendo quais são os argumentos da função filtrar Excel já podemos partir para uma aplicação dela.

Excel função FILTRO: Exemplo prático

Um exemplo bem simples para facilitar o entendimento é utilizando uma tabela com 2 colunas e algumas informações.

Tabela de dados
Tabela de dados

Aqui temos a coluna de clientes e o sexo de cada cliente, então vamos supor que precisamos separar os clientes por sexo.

Para evitar fazer essa separação de forma manual ou filtrar, copiar e colar as informações, nós vamos utilizar a função FILTRO.

Excel função FILTRO
Excel função FILTRO

Veja que a utilização da função é muito simples, como queremos filtrar os nomes dos clientes por sexo, vamos primeiramente selecionar a matriz dos nomes.

Em seguida vamos selecionar a coluna de sexo e igualar ao texto que está na célula E2 que é exatamente o sexo “Feminino”.

Desta forma a fórmula FILTRO Excel vai entender que precisa trazer todos os nomes cujo sexo é igual a “Feminino”.

Resultado da função FILTRO
Resultado da função FILTRO

Como essa função é para as versões mais recentes do Excel ele automaticamente despeja as fórmulas para as demais células, ou seja, o usuário não precisa escrever a fórmula diversas vezes.

Isso quer dizer que ao escrever uma única vez o programa vai trazer todas as informações independentemente da quantidade.

Agora basta repetir a fórmula para o sexo “Masculino”.

Resultado completo da função FILTRO
Resultado completo da função FILTRO

Exemplo utilizando o argumento se_vazio

Viu como a função é bem simples de utilizar?

Agora vamos mostrar como o último argumento é utilizado dentro de uma busca para evitar que o programa exiba um erro na célula ao invés do resultado.

Utilizando o terceiro argumento da fórmula
Utilizando o terceiro argumento da fórmula

Veja que nesse caso em específico estamos buscando os clientes pelos seus respectivos cargos.

No entanto, é possível observar que ao buscar o cargo de “Diretor” temos uma mensagem de “Não Encontrado”. Essa mensagem foi escrita pelo próprio usuário para indiciar que a informação não foi encontrada.

Caso o usuário não coloque esse último argumento, caso o programa não encontre a informação, o resultado será o erro: #CALC!

Então para evitar que esse erro apareça de forma visual é que utilizamos o último argumento com uma informação no caso de não encontrar ou a informação não existir.

Fórmula com o último argumento
Fórmula com o último argumento

A fórmula fica da mesma maneira, mas acrescentamos mais um argumento com essa informação.

Assim a tabela fica mais visual e sem erros visíveis, pois os próprios usuários finais podem não saber do que se trata quando tem uma célula com o texto: #CALC!

OBS: Na parte da matriz selecionamos somente uma coluna, no entanto o usuário pode selecionar mais de uma, o que irá resultar em um filtro com mais de 1 coluna também.

Isso quer dizer que se formos filtrar 2 colunas o resultado terá também 2 colunas de informações.

Conclusão

Você tinha ideia de como essa função FILTRO Excel 365 pode facilitar e auxiliar nos seus trabalhos?

Agora você já sabe que é uma função super fácil de ser utilizada e ter um resultado surpreendente, pois não precisa fazer alterações na sua tabela, nem precisa ficar filtrando de diferentes maneiras para copiar e colar os resultados.

E o melhor de tudo, é uma fórmula, então ao alterar as informações na tabela os dados serão atualizados automaticamente sem que o usuário tenha que fazer alguma alteração.

O que tal começar a praticar essa nova função que acabou de aprender? Ela vai ajudar muito nas suas planilhas pessoais e do trabalho!

Mas se você ainda não tem a versão 2019 do Excel ou o Office 365 não fique triste, nós temos um post que vai te ajudar: Fórmula FILTRO sem ter a Versão Mais Nova do Excel.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer aprender a construir um Dashboard do Zero e também tudo que você precisa para passar em uma Prova de Excel? Participe da Jornada do Excel!