Blog

Postado em em 24 de dezembro de 2019

FUNÇÃO FILTRO – Como criar tabelas filtradas automáticas

Nessa publicação vou te mostrar como utilizar a nova fórmula do Excel, a função FILTRO. Com ela podemos criar tabelas filtradas automáticas, sem modificar a tabela original!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é a fórmula FILTRO?

A fórmula FILTRO é exatamente para filtrar uma informação da forma que fazemos com o filtro de uma tabela, no entanto sendo uma fórmula temos mais possibilidades de automatizar uma planilha com essa fórmula deixando as ações mais dinâmicas. Portanto essa fórmula tem a mesma função do filtro da tabela, no entanto podemos aplicar ela a uma célula e ter esse filtro de forma automática.

 

IMPORTANTE: Essa é uma fórmula exclusiva do Office 365, portanto as outras versões do Excel não terão essa opção para que o usuário selecione.

 

Quando utilizar a função FILTRO?

Vamos utilizar essa fórmula sempre que quisermos um filtro sem que seja necessário fazer alguma modificação dentro da tabela, ou seja, podemos fazer uma análise a parte sem a necessidade de filtrar diretamente na tabela.

 

Como utilizar a função FILTRO?

Antes de ir diretamente para a fórmula vamos analisar os dados que temos na tabela, vamos utilizar duas fórmulas (ÚNICO e CLASSIFICAR) e por fim a validação de dados para que possamos ter um resultado melhor.

 

Tabela inicial

Tabela inicial

 

É possível observar que na parte esquerda temos uma tabela com nome, unidade e área de cada uma das pessoas. Já na parte direita vamos querer automatizar nossa busca por áreas, ou seja, ao selecionar uma área vamos querer que apareçam todas as pessoas que são dessa determinada área.

Para isso vamos iniciar utilizando duas fórmulas, a ÚNICO e a CLASSIFICAR. A primeira fórmula é utilizada para obter somente as áreas, sem duplicatas, ou seja, é uma forma mais fácil e simples do que o procedimento de utilizar a ferramenta remover duplicatas.

Em seguida vamos utilizar a fórmula CLASSIFICAR para que os dados obtidos pela fórmula ÚNICO fiquem organizados de forma alfabética.

 

Fórmula ÚNICO com a fórmula CLASSIFICAR

Fórmula ÚNICO com a fórmula CLASSIFICAR

 

Utilizando essas duas fórmulas em conjunto vamos ter exatamente as áreas únicas, ou seja, sem repetição e em ordem alfabética de uma forma automática. Lembrando também que se uma dessas áreas for alterada a fórmula ÚNICO vai fazer essa alteração automaticamente já inserindo essa nova área na lista.

 

Resultado da fórmula ÚNICO com CLASSIFICAR

Resultado da fórmula ÚNICO com CLASSIFICAR

 

Feito isso temos todas as áreas listadas da nossa tabela sem repetição. O próximo passo agora é criar uma validação de dados na célula F3 utilizando exatamente essas áreas que foram obtidas através da fórmula ÚNICO.

 

Criando a validação de dados com o resultado que acabamos de obter

Criando a validação de dados com o resultado que acabamos de obter

 

Em uma validação de dados comum, iríamos escolher a opção de Lista e em seguida iríamos selecionar o intervalo das áreas que vai de I3 até I8. No entanto se acrescentarmos uma nova área dentro da nossa tabela a fórmula ÚNICO irá inserir automaticamente essa área, mas a validação de dados não vai abranger a nova área, portanto vamos fazer uma pequena modificação selecionando apenas a primeira célula I3 e colocando o símbolo # na frente.

 

Alterando a seleção da lista utilizando o # para obter todos os valores automaticamente

Alterando a seleção da lista utilizando o # para obter todos os valores automaticamente

 

Essa modificação simples faz com que o Excel pegue da célula que está selecionada até a última célula que contém alguma informação, ou seja, não será necessário ficar sempre atualizando a validação de dados sempre que aumentar a quantidade de áreas que estão disponíveis.

 

Resultado da validação de dados incluindo uma nova área

Resultado da validação de dados incluindo uma nova área

 

Então ao inserir uma nova área já temos que ela é inserida automaticamente dentro da validação de dados.

Agora vamos ao próximo passo, que é a utilização da fórmula FILTRO.

 

Utilização da fórmula FILTRO

Utilização da fórmula FILTRO

 

Aqui temos a fórmula FILTRO, vamos utilizar 2 argumentos. O primeiro é o nome, que é o que vamos exibir, o segundo é a área. A área vamos igualar ao campo onde foi feita a validação de dados, pois dessa forma o Excel vai retornar todos os nomes que têm a área selecionada.

 

Resultado da função FILTRO

Resultado da função FILTRO

 

É possível observar que ao alterar a área que temos o Excel já vai nos mostrar todos os nomes que são dessa determinada área.

Portanto foi possível aprender um pouco sobre as fórmulas ÚNICO e CLASSIFICAR, assim como aprendemos uma forma muito eficiente de utilizar a validação de dados que é utilizando # para que o Excel busque todos os valores de um intervalo sem que o usuário tenha que ficar atualizando manualmente.

E por fim aprendemos sobre a fórmula FILTRO que permite ao usuário filtrar de forma mais fácil do que ter que colocar o filtro dentro de uma tabela e ter que alterar a visualização dos dados filtrados.

Para acessar outras publicações da Hashtag, acesse: https://www.hashtagtreinamentos.com/blog

Você já viu nossos conteúdos gratuitos que disponibilizamos além de nosso curso de excel? Clique para saber mais!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Faça sua pré-matrícula gratuita no Excel Impressionador agora e libere aulas exclusivas de Excel!