Blog

Postado em em 19 de fevereiro de 2019

Fórmulas de Texto – ESQUERDA, PROCURAR e EXT.TEXTO- Aplicação das funções de texto no Excel

Caso prefira o conteúdo de Fórmula de Texto no formato de vídeo-aula clique nesse link!

O que são as Fórmulas de Texto?

As fórmulas de texto são funções que ajudam o usuário a obter uma informação que está contida dentro de um texto e a realizar manipulações com textos.

Quando usar as Fórmulas de Texto?

Usaremos as fórmulas de texto quando temos a intenção de procurar algum caractere, de pegar uma parte inicial do texto ou até mesmo de extrair uma parte do texto. No exemplo que iremos ver podemos procurar o “@” dentro de uma célula que contenha um e-mail e com isso podemos retornar ao usuário o nome da pessoa que está no e-mail.

Como usar as Fórmulas de Texto?

Para começarmos a utilizar essas fórmulas vamos analisar uma lista com e-mails e dentro dela iremos procurar o caractere “@” para que possamos obter o nome da pessoa que está no e-mail de forma automática sem termos que fazer um a um.

Aqui temos a tabela com alguns e-mails fictícios utilizados apenas para ensinar como funcionam as fórmulas de texto.

O primeiro passo é obter a posição do “@” para que possamos utilizar ele como referência para obter o nome de cada pessoa. Para isso iremos utilizar a função PROCURAR.

Essa função como o próprio nome já diz tem a função de procurar algo dentro de um texto, então para o primeiro argumento iremos colocar “@” (com aspas duplas, pois se trata de um texto) e em seguida iremos selecionar nossa célula que contém o texto, neste caso a primeira célula da nossa tabela.

Como pode ser observado estamos procurando “@” dentro da célula B3 que contém o nosso primeiro e-mail. A função PROCURAR nos retorna a posição em número de onde está o caractere procurado, que neste primeiro caso foi 6, pois o nome diego tem apenas 5 letras.

Para fazer o mesmo procedimento para todas as outras células, basta clicar no quadrado verde no canto inferior da célula C3 e arrastar até a última célula.

Desta forma teremos todas as posições do “@” automaticamente para os e-mails da nossa lista. Esse procedimento facilita o processo seguinte que é a obtenção dos nomes que estão nos e-mails.

Como podemos observar, a posição do “@” está nos retornando sempre um número a mais do que tamanho do nome da pessoa, então sabemos que o tamanho do nome terá o número da posição do “@” menos 1, ou seja, o nome diego tem a posição do “@” (6) menos 1, logo contém 5 letras. Esse processo se repete para todos os outros nomes.

Para completarmos a coluna de Nome iremos utilizar uma função chamada ESQUERDA.

Essa função tem o objetivo de pegar alguns caracteres de um texto da esquerda para a direita. Para isso essa função pede dois argumentos, o primeiro deles é o texto, que no nosso caso é a célula contendo o e-mail e o segundo é a quantidade de caracteres que iremos pegar desde o início do texto. Essa quantidade nada mais é do que a posição do “@” menos 1 como já foi dito antes, pois não queremos o símbolo, queremos apenas o nome da pessoa.

Para preencher as outras células, basta fazer o mesmo procedimento, clicar no quadrado no canto inferior direito da célula e arrastar até a última célula. Desta forma todos os nomes serão preenchidos automaticamente.

Feito isso nosso procedimento está completo, conseguimos obter o nome a partir do e-mail de uma pessoa de uma forma simples e deixando tudo automático.

Fórmula EXT.TEXTO

Nesta parte iremos complementar nossa tabela. Faremos isso obtendo também o servidor de e-mail da pessoa, ou seja, além de obtermos o nome podemos também obter o servidor do e-mail, deixando nossa planilha mais completa.

Para isso primeiramente iremos procurar pelo “.” (ponto), como o Excel pega o primeiro que acha teremos exatamente o ponto após o servidor de e-mail. A função que faz isso é a mesma que utilizamos para encontrar o “@”, ou seja, a função PROCURAR, só que agora ao invés de procurarmos o “@” iremos procurar o “.”.

Então aqui estamos procurando o “.” dentro da célula B3 que é a célula que contém nosso primeiro e-mail. Da mesma forma essa função nos retorna um número, que é a posição do ponto.

Para preencher as outras células, basta clicar no quadrado no canto inferior direito da célula e arrastar até a última célula. Desta forma todos os nomes serão preenchidos automaticamente.

Com essas duas informações de posições nós podemos agora extrair o servidor de e-mail de cada pessoa, para isso iremos utilizar a função EXT.TEXTO que extrai uma parte do texto que não está nem no começo nem no final do texto.

Para essa função temos 3 argumentos.

Texto: é a célula que contém nosso e-mail.

Núm_inicial: é a posição inicial em que iremos começar a extração do texto.

Núm_caract: é quantidade de caracteres que a nossa palavra tem, neste caso será a quantidade de caracteres referente a cada servidor de e-mail.

Da mesma forma que tivemos que ajustar o valor da posição para obtermos o nome das pessoas, teremos que fazer o mesmo para extrair o servidor.

O primeiro passo é identificarmos onde começa o servidor de e-mail. Em todos os e-mails sabemos que o servidor vem logo após o “@”, ou seja, então teremos que pegar a posição que se encontra o “@” e somar 1, desta forma sempre estaremos iniciando pela primeira letra do servidor e não pelo símbolo “@”.

Então para o núm_inicial teremos posição “@” + 1;

O segundo passo é identificarmos quantos caracteres cada um dos servidores possui. Para isso podemos utilizar a posição do “.” para auxiliar. Como o nosso servidor está entre o “@” e o “.” se subtrairmos as duas posições teremos a quantidade de caracteres entre eles.

Então para o caso do primeiro e-mail que é “diego@yahoo.com.br” temos que a posição do “@” é igual a 6 e a posição do “.” é igual a 12. Então se fizermos 12 – 6 teremos o resultado igual a 6. Mas o servidor “yahoo” tem apenas 5 caracteres, o mesmo acontece para o segundo e-mail com o servidor “gmail” a subtração tem o resultado é igual a 6, mas o servidor tem apenas 5 caracteres. Em todos os casos isso acontece, pois estamos considerando a posição do ponto também então basta subtrair mais 1 unidade nessa subtração para que possamos obter o valor exato do número de caracteres.

Então para o núm_caract teremos posição “.” – posição “@” – 1;

Portanto nossa fórmula ficará desta maneira:

Texto: temos a célula B3 que contém o primeiro e-mail da lista;

Núm_inicial: temos a célula C3 que é a posição do “@” para o primeiro e-mail + 1, pois queremos iniciar após o símbolo.

Núm_caract: temos a célula D3 que é a posição do “.” – a célula C3 que é a posição do “@” – 1, pois temos que subtrair 1 para não aparecer o ponto, ou seja, ficaremos com o tamanho exato do servidor de e-mail.

Para preencher as outras células, basta clicar no quadrado no canto inferior direito da célula e arrastar até a última célula. Desta forma todos os nomes serão preenchidos automaticamente.

Para saber mais sobre fórmulas de texto e outros assuntos de Excel, acompanhe que vamos enviar outros posts.