Blog

Postado em em 16 de abril de 2019

Fórmulas de Data – Como fazer conta com data usando as funções de data no Excel

Caso prefira o conteúdo de Fórmulas de Data no formato de vídeo-aula clique nesse link!

O que são Fórmulas de Data?

Fórmulas de data são as fórmulas que nos permitem fazer contas com datas no Excel. Podem ser referentes a dias, meses, anos, entre outros relacionados. São fórmulas que facilitam ou auxiliam na utilização e análise de datas dentro do Excel.

Quando utilizar as fórmulas de Data?

Utilizaremos essas fórmulas quando precisarmos analisar datas, separar dias, meses e anos. Quando precisarmos fazer contas com datas, analisando dias da semana, prazos de datas, entre outras atividades relacionadas a datas.

Neste caso, iremos mostrar alguns exemplos da utilização dessas fórmulas, como:

Separação de dia, mês e ano.

Meses após uma data específica.

Utilização de dias úteis.

Como utilizar as fórmulas de Data?

Primeiramente vamos começar com o exemplo abaixo:

Aqui iremos pegar a data 15/04/2019, e separa-la com as fórmulas DIA, MÊS e ANO. Em seguida, iremos analisar o dia da semana desta mesma data com a fórmula DIA.DA.SEMANA.

As três primeiras fórmulas precisam de apenas um argumento, que será a nossa data da célula C2.

Como temos a nossa data já escrita na célula C2, basta colocar esta célula dentro das fórmulas mostradas. Desta forma conseguimos separar dia, mês e ano da nossa data para obter uma melhor análise ou utilizar essas informações separadamente para outros fins.

Como podemos observar anteriormente na imagem a data foi separada corretamente, então temos o dia 15 do mês 4 do ano de 2019.

Para finalizar essa parte de separação de data temos a fórmula DIA.DA.SEMANA. Esta fórmula precisa de 2 argumentos: o primeiro é a data (num_série) e o segundo é referente ao tipo da semana a ser analisada para retornar o número da semana da forma desejada.

O primeiro argumento continua sendo a célula C2, que contém a data que estamos utilizando. Já o segundo argumento serve para o usuário definir qual será o primeiro e o último dia da semana. Neste caso, iremos utilizar a segunda opção, onde temos a segunda-feira como primeiro dia e domingo como o sétimo dia.

OBS: É importante ressaltar que ao modificar a data da célula C2 as fórmulas utilizadas serão atualizadas automaticamente.

O próximo exemplo é utilização de meses após uma data específica. Utilizando a fórmula DATAM.

Neste exemplo temos uma data de início e temos um prazo em meses. Iremos utilizar a fórmula DATAM para encontrar a data final. Essa fórmula precisa apenas desses dois argumentos.

Então, nossos argumentos serão: C2 (data) e C3 (meses). Desta forma, temos a data final passados a quantidade de meses que colocamos.

Para finalizar temos as fórmulas DIATRABALHO e DIATRABALHOTOTAL que fazem conta com datas levando em consideração somente os dias úteis, desconsiderando inclusive os feriados. Para os feriados, vamos utilizar uma lista com todos os feriados nacionais obtida pelo site da ANBIMA.

Para o primeiro caso iremos utilizar a fórmula DIATRABALHO que, a partir de uma data inicial, soma uma quantidade de dias úteis e nos retorna a data final resultante.

Para esta fórmula temos os seguintes argumentos:

Temos a data inicial (data de compra), dias (nossos dias úteis) e feriados (utilizaremos de uma aba já contendo todos os feriados).

Utilizando a data do dia 15/abr/19 com 5 dias úteis temos que a data de entrega é 23/abr/19, pois temos feriado na sexta-feira, temos sábado e domingo, portanto ao contar 5 dias úteis o resultado é dia 23.

Para o exemplo seguinte temos quase o mesmo exemplo, mas agora temos data de compra e data de entrega para encontrarmos quantos dias úteis temos entre essas duas datas. Para isso, iremos utilizar a fórmula DIATRABALHOTOTAL.

Colocando os argumentos que temos dentro da nossa tabela teremos a seguinte configuração:

Desta forma temos que o resultado é igual a 5, pois temos apenas quatro dias úteis dentro desse período indicado.

Aprendemos fórmulas úteis para melhorar a análise dos dados referentes a datas, para trabalhar com essas datas de maneiras diferentes e até mesmo fazer uma separação dessas datas podendo utilizar cada um desses dados para um propósito diferente.

Para saber mais sobre Fórmulas de Data e outros assuntos de Excel e VBA, acompanhe que vamos enviar outros posts.



Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?