Blog

Postado em em 15 de janeiro de 2019

Fórmula SOMASE – Como usar a fórmula SOMASE com tabelas no Excel?

Caso prefira uma aula em vídeo sobre SOMASE com colunas, acesse esse link aqui!

O que é a fórmula SOMASE?

A função SOMASE é utilizada para somar dados utilizando um critério/restrição, ou seja, é possível somar uma quantidade numérica em uma coluna baseado em um critério de pesquisa que está em outra coluna. Como, por exemplo, somar a quantidade comprada de um produto específico que se repete em uma lista de compras.

Quando usar a fórmula SOMASE?

Vamos supor que você tenha uma lista de compras com alguns produtos repetidos, pois fez mais de uma compra deles. E agora você deseja obter a soma das quantidades de alguns dos produtos que comprou. É nessa hora que a fórmula SOMASE será utilizada! Será utilizada para somar essas quantidades de produtos tendo como critério o produto que quer descobrir a quantidade.

Tendo essa lista como base pode-se observar que temos alguns produtos que foram comprados mais de uma vez com quantidades diferentes, então teremos que utilizar a função SOMASE para saber a quantidade de um produto específico.

Como usar a fórmula SOMASE?

Para utilizar a função SOMASE é bem simples. O primeiro passo é escrever a fórmula =SOMASE(, que o Excel já irá mostrar quais são os argumentos da função.

É possível observar que precisaremos de 3 argumentos para essa função: intervalo, critérios e intervalo_soma.

Intervalo: É onde serão procurados os critérios que neste caso serão os produtos, ou seja, será nossa coluna de produtos!

Critérios: São os critérios a serem procurados, neste caso iremos procurar por limão, melão, melancia e pêssego. Um de cada vez, é claro!

Intervalo_soma: Será a coluna cujos valores serão somados, como queremos saber a quantidade total de cada um dos itens iremos utilizar a coluna de quantidades. Então, para o primeiro produto que é o Limão teremos a seguinte fórmula: =SOMASE(Tabela1[Produto];I6;Tabela1[Quantidade]), no qual os argumentos são os seguintes: o primeiro é a coluna de produtos; o segundo é o critério procurado, no caso o produto “Limão” que está na célula “I6″; por último temos a coluna da quantidade que será somada.

Utilizando a função SOMASE foi possível somar as quantidades de produtos repetidos na lista sem precisar conta-los manualmente, a tabela de exemplo possui apenas 16 itens, neste caso acaba sendo possível fazer essa conta manualmente. No entanto, se a tabela possuir diversos itens ficaria inviável realizar essa conta manualmente, tornando imprescindível a utilização da fórmula SOMASE.

Portanto, a função é útil para somar quantidades de valores que se repetem e precisam ser somados, neste caso tivemos algumas compras repetidas de produtos, mas com quantidades diferentes. Então, foi possível somar essas quantidades totais e saber quanto de cada produto foi adquirido.

Para saber sobre mais sobre SOMASE e outros assuntos de Excel, acompanhe que vamos enviar outros posts.