Blog

Postado em em 18 de março de 2020

Fórmula SE Excel – Como usar de forma fácil?

Nessa publicação vou te mostrar em um passo a passo simples e rápido como aprender e utilizar a Fórmula SE Excel!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nesta publicação, clique aqui!

O que é a Fórmula SE Excel?

É uma fórmula muito utilizada dentro do Excel, pois ela permite ao usuário fazer uma verificação condicional em uma célula e aplicar dois resultados. Teremos um resultado caso essa verificação seja verdadeira e outro caso ela seja falsa, lembrando que só podemos ter um único resultado, ou seja, nunca teremos os dois ao mesmo tempo.

 

Quando utilizar essa função?

Essa fórmula tem inúmeras aplicações, no entanto é utilizada para fazer uma verificação, seja relacionada a textos ou números para checar se é verdadeiro ou falso. O exemplo mais comum é para verificar se um aluno foi aprovado ou reprovado baseado em suas notas, ou seja, se a nota do aluno for maior ou igual a 6 ele está aprovado, caso seja menor ele está reprovado.

 

Como utilizar a Fórmula SE Excel?

Para exemplificar essa fórmula super importante vamos começar com o exemplo mais fácil que é relacionado a médias de provas para verificar se um determinado aluno está aprovado ou não.

 

Tabela inicial de notas

Tabela inicial de notas

 

Neste caso temos as notas de duas provas de 4 alunos. Vamos primeiramente calcular a média de cada um dos alunos e em seguida utilizar a fórmula SE para verificar a situação de cada um deles.

Então o primeiro passo é utilizar a fórmula MÉDIA para obter a média das duas provas de cada um dos alunos. Com essa fórmula é possível selecionar um intervalo determinado para obter a média de todos esses valores.

 

Fórmula MÉDIA

Fórmula MÉDIA

 

Em seguida basta arrastar a fórmula para as outras células para que possamos obter as médias de todos os alunos.

 

Fórmula MÉDIA para todos os alunos

Fórmula MÉDIA para todos os alunos

 

Ao calcular as médias teremos os seguintes resultados. Dois alunos com média 6 e dois alunos com média 7.

A fórmula SE possui 3 argumentos. O primeiro é a condição (ou o teste que será feito), o segundo argumento é o valor que vamos atribuir caso esse teste seja verdadeiro e o terceiro argumento é o valor que será atribuído caso esse teste seja falso.

 

Argumentos da Fórmula SE

Argumentos da Fórmula SE

 

Vamos então aplicar a fórmula na tabela para verificar a situação de cada aluno.

 

Fórmula SE aplicada na tabela

Fórmula SE aplicada na tabela

 

Agora vamos utilizar a fórmula SE para verificar se a média do aluno foi maior ou igual (>=) a 6. Esse é o primeiro argumento da fórmula, o segundo argumento é para o caso dessa verificar ter o resultado verdadeiro, ou seja, se a nota for maior ou igual a 6 vamos atribuir o valor da célula I4, que é Aprovado (lembrando de trancar a célula com o atalho F4), caso contrário se o valor não for maior ou igual a 6 ele só poderá ser menor, portanto o terceiro argumento é para o caso dessa verificação ter o resultado falso.

Então se o valor for menor do que 6 vamos atribuir o valor da célula I3, que é Reprovado. Isso quer dizer que sempre que o resultado da verificação for verdadeiro teremos o aluno Aprovado e caso contrário ele estará Reprovado.

OBS: Os símbolos de $ antes da linha e coluna são para trancar as referências, pois quando arrastamos as células com fórmulas dentro do Excel ele faz isso com as referências também, então se não trancarmos o Excel vai acabar descendo com as referências e trazendo resultados errados.

 

Alterando as notas para atualizar as fórmulas

Alterando as notas para atualizar as fórmulas

 

Alterando algumas notas é possível observar que tanto os valores de média quanto a situação de cada um dos alunos são modificados automaticamente, ou seja, depois da fórmula inserida na célula o Excel atualiza as informações sempre que as notas forem modificadas.

A situação dos alunos será alterada de acordo com o critério inserido. Caso o usuário queira aumentar a média basta alterar a fórmula e colocar ao invés de maior ou igual a 6 colocar 7 por exemplo.

Nesta aula foi possível aprender de forma fácil e rápida a utilização da Fórmula SE que é muito importante e é muito utilizada dentro do Excel justamente pela sua análise condicional, isso quer dizer que vamos analisar uma condição e retornar dois tipos de resultado, um se a condição for verdadeira e outro caso ela seja falsa.

Você já viu o que os nossos alunos dizem sobre os nossos cursos de Excel, VBA e Power BI? Clique aqui para ir até lá!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?