Blog

Postado em em 31 de dezembro de 2020

Fórmula PROCX – A fórmula que veio para substituir o PROCV!

Fórmula PROCX

A fórmula PROCX é a nova fórmula do Excel que veio para substituir as fórmulas PROCV e PROCH de forma muito mais fácil e eficiente!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

O que é a fórmula PROCX?

Você já deve ter ouvido falar nas fórmulas PROCV e PROCH, mas já ouviu falar dessa nova função PROCX?

Se ainda não ouviu não tem problema, pois vamos te explicar passo a passo o que essa função é capaz de fazer.

Como já deve saber o PROCV faz uma busca de informações na Vertical, enquanto o PROCH faz uma busca de informações na Horizontal.

Essa fórmula PROCX Excel consegue fazer as duas buscar com uma única fórmula, ou seja, não precisamos alterar de uma para outra caso a busca seja vertical ou horizontal.

Isso é possível porque essa é uma fórmula da versão mais atual do Excel, então ela foi construída para substituir as duas anteriores.

É importante lembrar que para habilitar PROCX no Excel é necessário ter a versão do Office 365, que é a versão mais recente do programa atualmente.

Ficou curioso para saber como a função PROCX Excel funciona? Então vem com a gente que vamos ensinar.

Como usar a fórmula PROCX no Excel?

Essa fórmula tem o mesmo funcionamento das fórmulas PROCV e PROCH, então se já sabe utilizá-las vai ficar mais fácil ainda.

Função PROCX
Função PROCX

Veja que temos 6 argumentos, mas somente 3 deles são obrigatórios, até porque são os mais usuais.

  • Pesquisa_valor – O valor que vamos buscar dentro da matriz;
  • Pesquisa_matriz – A matriz em que vamos buscar o valor do primeiro argumento;
  • Retorno_matriz – A matriz onde vamos retornar o resultado, ou seja, onde teremos a informação que será apresentada na célula;
  • Se_não_encontrada – Um argumento para inserir um texto ou valor quando o que foi procurado não existir dentro da matriz, serve para evitar de mostrar um erro ao usuário.
  • Modo_correspondência – Se o usuário deseja uma correspondência exata ou próxima, igual temos nas outras duas funções;
  • Modo_pesquisa – Um argumento muito interessante, pois permite com que o usuário faça a busca de cima para baixo (padrão) ou de baixo para cima. As vezes é bem útil e evita com que o usuário altere seus dados.

IMPORTANTE: Como temos 2 seleções de matrizes de pesquisa e retorno não temos mais o problema de uma busca a esquerda como tínhamos no PROCV por exemplo. Essa função além de mais fácil não tem esse tipo de restrição.

Agora que já sabe como utilizar a função PROCX no Excel o que acha de praticarmos um pouco?

Exemplo Prático Excel PROCX

Agora que já aprendemos a utilizar a função PROCX já podemos colocá-la em prática para fazer as buscar e você vai ver o quanto é mais fácil do que as fórmulas PROCV e PROCH.

Base de dados (exemplo)
Base de dados (exemplo)

Aqui temos o início da tabela de dados onde vamos pesquisar o salário e o cargo de um funcionário através do seu registro.

Note que inicialmente já teríamos um problema com a fórmula PROCV para buscar o cargo baseado no registro, pois ele se encontra a esquerda da coluna de pesquisa.

Mas, com o PROCX não teremos esse problema, será algo bem mais fácil e simples de resolver.

Fórmula PROCX completa
Fórmula PROCX completa

Veja como é simples, vamos procurar o valor que está na H2 dentro da coluna C e retornar à posição correspondente referente a coluna D que é a coluna onde temos os salários.

Para complementar podemos colocar um texto para dizer que não foi encontrado caso a informação não esteja na tabela evitando que seja mostrado um erro ao usuário.

Agora basta repetir o mesmo procedimento para o cargo, onde vamos substituir somente o argumento da matriz de retorno, que será a coluna A.

Resultado da função PROCX
Resultado da função PROCX

E como são fórmulas, elas são automáticas, isso quer dizer que se o usuário alterar o valor de registro as fórmulas para salário e cargo serão atualizadas automaticamente.

Alterando a informação de registro
Alterando a informação de registro

Viu como é muito fácil e rápido utilizar essa nova função do Office 365? Ela pode te ajudar bastante e ainda pode substituir tanto o PROCV quanto o PROCH.

Conclusão

Você já tinha imaginado que poderia fazer uma busca de forma tão fácil sem precisar se preocupar com a restrição que o PROCV ou PROCH tem?

Assim como podemos substituir essas duas funções pelas funções ÍNDICE e CORRESP agora podemos substituir pela função PROCX.

Agora que sabe como utilizar essa nova função e sabe que ela pode substituir as funções antigas, o que acha de impressionar o chefe com essa nova fórmula para evitar dores de cabeça com os erros do PROCV?

Assim vai evitar uma dor de cabeça ao fazer algumas buscas porque essa função permite com que o usuário selecione a coluna de busca e de retorno de forma separada, e isso é algo essencial para evitar erros.

Isso é um grande diferencial quanto ao PROCV que tínhamos que selecionar uma matriz inteira e buscar somente dentro dela.

Então que tal colocar a mão na massa e já utilizar essa nova função nas suas planilhas?

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: