Você já ouviu falar na Fórmula PROCV? Muito provável, né? Ela é a função mais utilizada e uma das mais importantes do Excel!
Vamos desmistificar essa função e te mostrar como você pode utiliza-la em seu dia-a-dia.
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:
A fórmula ou função PROCV Excel (também conhecida como VLOOKUP em inglês) é uma fórmula muito utilizada dentro do programa, pois permite com que o usuário faça busca de informações na vertical, o que facilita muito a busca de informações, pois ela passa a ser automática e deixa de ser manual.
Com isso o usuário ganha agilidade na busca, já pode trazer mais informações com mais fórmulas e evita trazer dados errados visto que a fórmula vai trazer exatamente o que o usuário deseja.
Essa fórmula será utilizada sempre que o usuário precisar fazer uma busca de uma ou mais informações dentro de uma tabela, então quando precisar de uma busca rápida e precisa para seus dados essa fórmula será bastante utilizada.
Nesta aula vamos aprender a fazer o PROCV passo a passo para que os usuários que ainda não saibam conheçam e saibam exatamente quando e como utilizar essa ferramenta dentro do Excel.
Aqui temos a tabela inicial para explicarmos como a fórmula PROCV funciona, veja que temos diversas informações de cada um dos vendedores.
O objetivo então é dentro das células em cinza, colocar a informação de vendedor e registro e na célula ao lado obter automaticamente o contrato e total 2019 dessa informação.
Automaticamente nesse caso quer dizer que se tivermos alguma alteração na célula em cinza a célula do lado vai ser atualizada de acordo com a informação inserida.
Essa fórmula possui 4 argumentos para que possa funcionar e obter as informações de forma correta.
Valor_procurado – É a informação que estamos buscando na tabela, seja ela texto ou número.
Matriz_tabela – É a tabela em que vamos fazer a busca tanto do valor procurado tanto da informação que será retornada.
Núm_índice_coluna – É o número da coluna (baseado no intervalo selecionado) em que vamos retornar a informação referente ao valor procurado.
[Procurar_intervalo] – Ele está entre colchetes, pois se trata de um argumento que não é obrigatório, mas dentro do PROCV ele é muito importante, pois é com ele que vamos definir se a busca vai ser exata ou aproximada. É muito importante esse argumento, pois em 99% dos casos vamos buscar pela informação exata e não algo próximo aquilo.
Para esse caso vamos utilizar o seguinte preenchimento da fórmula, lembrando que o último argumento podemos colocar 0 ou FALSO para a busca exata.
IMPORTANTE: No segundo argumento é SUPER IMPORTANTE que a seleção da coluna comece a partir da coluna em que temos a informação procurada, por esse motivo iniciamos na coluna B e não na coluna A. Outro ponto muito importante é que a seleção desse intervalo tem que ir pelo menos até a coluna onde temos os dados que queremos retornar, que é a coluna E, mas nesse caso poderíamos ter selecionado até a coluna F sem problemas.
Sabendo disso podemos voltar a fórmula para verificar o resultado de acordo com o vendedor selecionado.
Temos exatamente a informação do contrato de um determinado vendedor, no entanto, ao modificar o nome desse vendedor nós teremos esse contrato sendo atualizado para a informação do vendedor que for selecionado.
Então já temos uma fórmula automática que facilita a busca das informações, lembrando que caso o Excel não encontre o nome do vendedor ele irá retornar um erro na célula que é #N/D. Que é um erro de valor não disponível, por isso é importante colocar como 0 ou FALSO no último argumento para procurar somente pela informação exata e nada parecido.
Agora podemos repetir o mesmo procedimento para obter a informação de total 2019 baseado na busca do registro.
Aqui temos o mesmo procedimento, mas as células são um pouco diferentes, pois a busca é diferente. A célula procurada agora é a H7 e o intervalo agora começa na coluna C e vai até a coluna F.
A questão do número da coluna é sempre baseada na seleção, neste caso de C até F temos 4 colunas no total e a informação que queremos está na quarta coluna.
Feito isso temos o resultado baseado no registro de cada um dos vendedores e novamente a fórmula é automática então caso o usuário altere o registro já terá o valor sendo alterado automaticamente.
OBS: É possível fazer essa busca em uma outra tabela de outra aba, então se precisarmos buscar essa informação em outras tabelas basta seguir o mesmo procedimento, mas na hora da seleção dos dados basta ir até a tabela desejada, selecionar o intervalo e finalizar a fórmula.
Agora para treinar a fórmula PROCV vamos deixar um exercício para que possam buscar as informações de preço unitário dos produtos baseado na tabela de preços também disponibilizada.
DICA: Lembrem-se da utilização do trancamento caso façam a seleção somente de um intervalo específico, ou seja, caso não selecionem a coluna como um todo.
Vamos agora colocar a mão na massa e aprender na prática como utilizar a função PROCV.
Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!
Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?