Blog

Postado em em 1 de dezembro de 2020

Fórmula PROCV: A Função Mais Usada do Excel

Fórmula PROCV

Você já ouviu falar na Fórmula PROCV? Muito provável, né? Ela é a função mais utilizada e uma das mais importantes do Excel!

Vamos desmistificar essa função e te mostrar como você pode utiliza-la em seu dia-a-dia.

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

O que é a fórmula PROCV?

A fórmula ou função PROCV Excel (também conhecida como VLOOKUP em inglês) é uma fórmula muito utilizada dentro do programa, pois permite com que o usuário faça busca de informações na vertical, o que facilita muito a busca de informações, pois ela passa a ser automática e deixa de ser manual.

Com isso o usuário ganha agilidade na busca, já pode trazer mais informações com mais fórmulas e evita trazer dados errados visto que a fórmula vai trazer exatamente o que o usuário deseja.

Quando utilizar a fórmula PROCV?

Essa fórmula será utilizada sempre que o usuário precisar fazer uma busca de uma ou mais informações dentro de uma tabela, então quando precisar de uma busca rápida e precisa para seus dados essa fórmula será bastante utilizada.

Como fazer PROCV no Excel?

Nesta aula vamos aprender a fazer o PROCV passo a passo para que os usuários que ainda não saibam conheçam e saibam exatamente quando e como utilizar essa ferramenta dentro do Excel.

Tabela inicial de exemplo
Tabela inicial de exemplo

Aqui temos a tabela inicial para explicarmos como a fórmula PROCV funciona, veja que temos diversas informações de cada um dos vendedores.

O objetivo então é dentro das células em cinza, colocar a informação de vendedor e registro e na célula ao lado obter automaticamente o contrato e total 2019 dessa informação.

Automaticamente nesse caso quer dizer que se tivermos alguma alteração na célula em cinza a célula do lado vai ser atualizada de acordo com a informação inserida.

Fórmula PROCV
Fórmula PROCV

Essa fórmula possui 4 argumentos para que possa funcionar e obter as informações de forma correta.

Valor_procurado – É a informação que estamos buscando na tabela, seja ela texto ou número.

Matriz_tabela – É a tabela em que vamos fazer a busca tanto do valor procurado tanto da informação que será retornada.

Núm_índice_coluna – É o número da coluna (baseado no intervalo selecionado) em que vamos retornar a informação referente ao valor procurado.

[Procurar_intervalo] – Ele está entre colchetes, pois se trata de um argumento que não é obrigatório, mas dentro do PROCV ele é muito importante, pois é com ele que vamos definir se a busca vai ser exata ou aproximada. É muito importante esse argumento, pois em 99% dos casos vamos buscar pela informação exata e não algo próximo aquilo.

Fórmula preenchida
Fórmula preenchida

Para esse caso vamos utilizar o seguinte preenchimento da fórmula, lembrando que o último argumento podemos colocar 0 ou FALSO para a busca exata.

IMPORTANTE: No segundo argumento é SUPER IMPORTANTE que a seleção da coluna comece a partir da coluna em que temos a informação procurada, por esse motivo iniciamos na coluna B e não na coluna A. Outro ponto muito importante é que a seleção desse intervalo tem que ir pelo menos até a coluna onde temos os dados que queremos retornar, que é a coluna E, mas nesse caso poderíamos ter selecionado até a coluna F sem problemas.

Sabendo disso podemos voltar a fórmula para verificar o resultado de acordo com o vendedor selecionado.

Resultado da fórmula PROCV
Resultado da fórmula PROCV

Temos exatamente a informação do contrato de um determinado vendedor, no entanto, ao modificar o nome desse vendedor nós teremos esse contrato sendo atualizado para a informação do vendedor que for selecionado.

Alterando o vendedor
Alterando o vendedor

Então já temos uma fórmula automática que facilita a busca das informações, lembrando que caso o Excel não encontre o nome do vendedor ele irá retornar um erro na célula que é #N/D. Que é um erro de valor não disponível, por isso é importante colocar como 0 ou FALSO no último argumento para procurar somente pela informação exata e nada parecido.

Agora podemos repetir o mesmo procedimento para obter a informação de total 2019 baseado na busca do registro.

Fórmula PROCV para registro
Fórmula PROCV para registro

Aqui temos o mesmo procedimento, mas as células são um pouco diferentes, pois a busca é diferente. A célula procurada agora é a H7 e o intervalo agora começa na coluna C e vai até a coluna F.

A questão do número da coluna é sempre baseada na seleção, neste caso de C até F temos 4 colunas no total e a informação que queremos está na quarta coluna.

Resultado da fórmula PROCV
Resultado da fórmula PROCV

Feito isso temos o resultado baseado no registro de cada um dos vendedores e novamente a fórmula é automática então caso o usuário altere o registro já terá o valor sendo alterado automaticamente.

OBS: É possível fazer essa busca em uma outra tabela de outra aba, então se precisarmos buscar essa informação em outras tabelas basta seguir o mesmo procedimento, mas na hora da seleção dos dados basta ir até a tabela desejada, selecionar o intervalo e finalizar a fórmula.

Agora para treinar a fórmula PROCV vamos deixar um exercício para que possam buscar as informações de preço unitário dos produtos baseado na tabela de preços também disponibilizada.

Tabela do exercício
Tabela do exercício

DICA: Lembrem-se da utilização do trancamento caso façam a seleção somente de um intervalo específico, ou seja, caso não selecionem a coluna como um todo.

Vamos agora colocar a mão na massa e aprender na prática como utilizar a função PROCV.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: