Blog

Postado em em 18 de junho de 2020

Fórmula FILTRO sem ter a Versão Mais Nova do Excel

Fórmula FILTRO sem Office 365

Se você não tem a versão mais nova do Excel já deve ter percebido que existem algumas funções que não estão disponíveis para você, como é o caso da fórmula FILTRO.

Se esse é o seu caso, vou te mostrar nessa publicação como você pode chegar ao mesmo resultado da fórmula FILTRO sem ter essa fórmula!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Clique aqui para baixar a planilha utilizada nessa publicação!

O que é a fórmula FILTRO?

É uma fórmula do Excel 2019 ou Office 365 que permite com que o usuário obtenha informações a partir de um filtro, ou seja, poderá obter até uma lista utilizando uma única fórmula.

 

Quando utilizar essa função?

Vamos utilizar essa fórmula sempre que quisermos obter informações seja uma ou mais, pois essa fórmula na versão mais recente do Excel permite com que o usuário consiga obter uma lista de informações filtradas com apenas uma única fórmula.

 

Como usar a fórmula FILTRO sem ter a versão mais recente do Excel?

Nesta aula vamos aprender como o usuário poderá utilizar uma versão alternativa da fórmula FILTRO quando não possui a versão mais recente do Excel que possui de fato a fórmula.

 

Tabela inicial com fórmula FILTRO

Tabela inicial com fórmula FILTRO

 

Essa é a tabela inicial que vamos utilizar. É possível observa que na célula F2 temos a fórmula filtro para filtrar os vendedores pelo cargo que se encontra na célula D2. Logo ao lado vamos construir a fórmula com outras fórmulas do Excel e assim vamos obter o mesmo resultado.

Lembrando que como vamos “construir” essa fórmula utilizando outras, vamos utilizar também algumas colunas auxiliares para esse procedimento.

O primeiro passo é começar com a coluna auxiliar utilizando a fórmula SE, para verificar se o cargo das pessoas da lista é igual ao que temos na seleção.

 

Fórmula SE para a primeira coluna auxiliar

Fórmula SE para a primeira coluna auxiliar

 

Com essa fórmula vamos verificar cada cargo de cada vendedor se corresponde ao cargo escolhido, em caso positivo vamos retornar o nome daquele vendedor, caso contrário vamos retornar vazio.

Como estamos utilizando a fórmula SE, vamos ter que arrastar essa fórmula até a extensão dos dados que temos na tabela, ou seja, essa coluna auxiliar terá a mesma quantidade de informações da tabela de vendedores.

 

Resultado da fórmula SE

Resultado da fórmula SE

 

É possível observar que neste caso já temos todas os vendedores do cargo de analista conforme a fórmula FILTRO, no entanto vamos precisar organizar isso para fique melhor representado e não separado.

O próximo passo será para numerar esses vendedores para que possamos ter a quantidade deles e posteriormente organizá-los.

 

Fórmula para numerar os vendedores do cargo selecionado

Fórmula para numerar os vendedores do cargo selecionado

 

Com essa fórmula vamos conseguir atribuir um valor de máximo entre os valores sempre que tivermos um nome na coluna H.

 

Resultado na numeração dos vendedores

Resultado na numeração dos vendedores

 

Com isso temos cada vendedor com um número atribuído a ele. O próximo passo é criar outra coluna auxiliar com os números de 1 até a quantidade de vendedores total que temos na tabela.

 

Criando uma coluna com o número total de vendedores

Criando uma coluna com o número total de vendedores

 

Com essas 3 colunas auxiliares seremos capazes de organizar os vendedores um embaixo do outro de forma que não fique espaço entre eles.

 

Obtendo o número da linha de cada vendedor

Obtendo o número da linha de cada vendedor

 

Come essa fórmula vamos descobrir a posição de cada um desses números em relação aos vendedores que temos na coluna I.

 

Resultado da obtenção das linhas

Resultado da obtenção das linhas

 

Veja que com isso já conseguimos juntar as informações e temos as posições de cada um dos vendedores, agora basta obter o vendedor que se encontra em cada uma dessas posições para termos o nosso filtro completo.

 

Fórmula ÍNDICE para obter o nome dos vendedores

Fórmula ÍNDICE para obter o nome dos vendedores

 

Para inserir o nome de cada vendedor de acordo com as posições que temos na coluna K vamos utilizar a fórmula ÍNDICE. Com isso já teremos a lista completa do filtro, no entanto, como temos #N/D na coluna K que são dos valores que não foram encontrados isso irá gerar o mesmo erro na fórmula de índice.

Por esse motivo vamos acrescentar a fórmula SEERRO para toda vez que essa fórmula retornar um erro nós vamos inserir vazio dentro dessa célula.

 

Resultado da criação da fórmula FILTRO

Resultado da criação da fórmula FILTRO

 

Com isso teremos exatamente o mesmo resultado da fórmula FILTRO, lembrando que o usuário terá sempre que arrastar as fórmulas até a quantidade de informações da tabela para que isso funcione corretamente.

Agora antes de comparar as duas fórmulas, podemos ocultar as 4 colunas auxiliares que utilizamos. Para isso basta selecionar as colunas, clicar com o botão direito nelas e ir até a opção Ocultar.

 

Alterando o cargo para verificar o resultado do filtro

Alterando o cargo para verificar o resultado do filtro

 

Portanto ao modificar o cargo escolhido o resultado será exatamente o mesmo, a diferença é que estamos utilizando uma forma mais elaborada e é necessário utilizar todas as linhas de funcionários.

Essa é uma forma de criar a fórmula FILTRO sem possuir a versão mais atual do Excel. É um pouco mais difícil, mas como pode ser visto o resultado é o mesmo.

Está precisando de um curso de Excel, VBA ou Power BI no Rio de Janeiro ou em Niterói? Clique aqui para saber mais!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?