Blog

Postado em em 2 de maio de 2019

Fórmula CONT.SES – Como usar a função CONT.SES no Excel

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula clique nesse link!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é a fórmula CONT.SES?

É uma fórmula utilizada para contar valores baseados em uma ou mais condições. Ela também é muito utilizada para construir resumos gerenciais, então a partir de uma base de dados com diversas informações e a partir dessa base é possível fazer uma análise mais específica no detalhe utilizando a fórmula CONT.SES.

Quando utilizar a fórmula CONT.SES?

Essa fórmula será utilizada quando temos que contar baseado em uma ou mais condições. Nesse caso, vamos fazer uma análise mais detalhada de alguns dados. Temos uma tabela de vendas de quatro empresas. Essa tabela possui a data de venda, o valor da venda e a empresa que fez essa venda.

Na aba de Análise temos os resumos dessa tabela, é nesta parte que iremos utilizar a fórmula CONT.SES para ter um resumo gerencial das empresas.

Como utilizar a fórmula CONT.SES?

A fórmula CONT.SES pede no mínimo dois argumentos e eles aumentam a medida em que o usuário precisa de mais detalhamento em seu resumo.

Intervalo_critérios1 – É o intervalo onde serão analisados os dados, no nosso caso queremos analisar o intervalo com todas as empresas e dentre elas contar somente as que forem Verde, então nosso intervalo de critérios1 será a coluna D da aba de vendas.

Critérios1 – É o critério utilizado para o resumo a ser feito, como estamos inicialmente resumindo os dados da empresa Verde iremos selecionar a célula B3 da aba Análise.

Teremos a seguinte fórmula para a célula C3.

Portanto, temos uma análise na coluna D da aba vendas fazendo a contagem de quantas vezes temos a empresa Verde, ou seja, cada uma dessas aparições significa uma venda dessa empresa. Então, essa fórmula vai fazer uma contagem com uma condição, neste caso estamos contando quantas células na coluna D possuem o nome Verde. Resumindo, conta a célula se ela estiver com o texto verde escrito.

Feito isso podemos observar que temos 23 vendas da empresa Verde.

OBS: Na fórmula escrita na célula C3 temos dois argumentos diferentes do que normalmente utilizamos que são Vendas! e Análise!, esses argumentos significam que estamos pegando as células que ficam após a exclamação daquela aba em questão. Então para Vendas!D:D estamos pegando a coluna D da aba Vendas, desta forma o Excel reconhece que a referência da coluna D está na aba vendas e não na aba atual. O mesmo acontece com Análise!B3, estamos pegando a célula B3 da aba análise. Desta forma se mudarmos de aba o Excel continuará pegando as referências corretamente.

Feito a fórmula para a empresa verde podemos selecionar a célula C3 e clicar no quadrado no canto direito inferior e arrastar a fórmula para as outras empresas.

Desta forma teremos a quantidade de venda de cada uma das empresas que estamos analisando. Portanto temos uma forma mais rápida de analisar essas quantidades sem ter que contar uma a uma dentro da tabela.

Continuando com nossas análises temos um espaço para colocarmos a média das vendas dessas empresas na célula C8. Para isso basta utilizar a fórmula MÉDIA que tem apenas um argumento que são as células ou intervalos para calcular a média daqueles valores.

Neste caso iremos selecionar toda a coluna C da aba vendas, pois é nela que se encontram os valores das vendas das empresas.

Feito isso temos a média dos valores de todas as vendas dessas empresas.

Para uma análise um pouco mais detalhada vamos escrever ao lado da quantidade de cada empresa a quantidade vendas de cada empresa que foi superior à média total de vendas, ou seja, vamos contar agora apenas os valores de venda das empresas que foram superiores à média.

Os dois primeiros argumentos serão os mesmos que serão a coluna das empresas e o qual empresa efetuou a venda, em seguida é que vamos acrescentar mais dois argumentos para deixar nossa fórmula mais completa e nossa análise mais detalhada. Então esses novos argumentos serão intervalo_critérios2 e critérios2.

O intervalo_criterios2 será a coluna com todas os valores de vendas das empresas e o argumento critérios2 será justamente o critério “maior que a média de vendas”.

É possível observar que neste caso o critério possui o sinal de maior (>) que deve ser colocado entre aspas duplas, pois é considerado como texto e em seguida temos o & que é o símbolo para concatenar, ou seja, estamos concatenando o texto (>) com a célula que contém o valor da média das vendas.

Feito isso é possível observar que das 23 vendas da empresa Verde apenas 12 foram acima da média. Para completar a análise basta arrastar a fórmula para as outras empresas e teremos a análise completa de quantas vendas foram acima da média em cada uma delas.

OBS2: Vale lembrar que neste caso para arrastar a fórmula é necessário trancar a referência da célula do valor médio, pois não queremos que a essa célula se movimente. Para isso basta entrar na fórmula, clicar na referência da célula C8 e pressionar a tecla F4, desta forma irão aparecer os símbolos $ que indicam que a célula está trancada. Feito isso o usuário poderá arrastar a célula da fórmula e conseguirá o resultado correto.

Agora temos uma análise completa das vendas dessas empresas tendo conhecimento das vendas totais e de quantas vendas são maiores do que a média total.

Portanto essa fórmula nos permite ter resumos gerenciais detalhados de situações como essa, desta forma fica mais fácil analisar todos aqueles dados quando temos um resumo. Sendo assim o usuário não precisa contar de um em um e fazer contas e mais contas para descobrir essas informações.

Para continuar recebendo conteúdo sobre esse e outros assuntos de Excel e VBA, acompanhe os nossos posts.



Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?