Blog

Postado em em 31 de agosto de 2020

Formatação Condicional no Power BI

Formatação Condicional no Power BI

Hoje vamos ver como utilizar a Formatação Condicional no Power BI para tornar nossos relatórios e análises mais visuais e intuitivas!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

O que é a Formatação Condicional no Power BI?

A formatação condicional como o próprio nome já diz é uma maneira de formatar através de uma condição, essa é uma função muito utilizada no Excel, mas temos como utilizar ela dentro do Power BI para melhorar a visualização das informações e agilizar a análise desses dados.

Quando utilizar essa ferramenta?

Essa ferramenta será utilizada sempre que o usuário quiser incrementar ainda mais seus relatórios e facilitar a visualização das informações que está mostrando, pois com essa ferramenta fica mais fácil e rápido verificar certas informações sem ter que necessariamente verificar número por número por exemplo.

Como fazer Formatação Condicional no Power BI?

Nesta aula vamos aprender como fazer algumas formatações condicionais em uma matriz para facilitar a visualização de certas informações, pois é mais interessante e rápida a visualização quando temos imagens e cores relacionadas aos dados.

Base de dados

Base de dados

Os dados que serão analisados serão de vendas, então temos o produto, a quantidade, loja, entre outras informações para a construção de um relatório para resumi-las e apresentar.

O primeiro passo após a análise das informações e ir até a guia Relatório e inserir uma Matriz.

Campos da matriz

Campos da matriz

Ao criar a matriz teremos seus campos todos vazios, então para inserir as informações basta clicar, arrastar e soltar nos campos da matriz. Vamos fazer isso com as informações da tabela Vendas.

Preenchendo os campos da Matriz

Preenchendo os campos da Matriz

Vamos inserir as seguintes informações para criar a matriz com as informações desejadas. Feito isso podemos partir para a formatação inicial da matriz, pois as informações ficam pequenas e o estilo padrão é esse onde temos linhas brancas e cinzas alternadas.

Matriz concluída

Matriz concluída

Para efetuar as alterações de formato iniciais vamos selecionar o pincel de pintura (Formato) e pesquisar por tamanho, para melhorar a visualização. Em seguida ir até a opção de Estilo e colocar Cabeçalho em Negrito.

Alterando o tamanho da fonte e o estilo da matriz

Alterando o tamanho da fonte e o estilo da matriz

Com isso já temos uma melhora significativa na visualização das informações, no entanto precisamos melhorar ainda mais com a formatação condicional.

Para isso vamos até o campo de valores onde temos as informações dentro da matriz e vamos clicar na seta da primeira informação, em seguida vamos até Formatação Condicional.

Opção para inserir a Formatação Condicional

Opção para inserir a Formatação Condicional

Vamos mostrar os 4 tipos de formatação, como temos 4 colunas de informação vamos utilizar uma formatação em cada uma delas.

Janela para configurar a formatação condicional

Janela para configurar a formatação condicional

Ao selecionar essa opção será aberta uma janela onde o usuário poderá fazer uma série de modificações para configura sua formatação condicional, então como desafio fica para que os alunos alterem essas informações e vejam as combinações e possibilidades que tem para criar essa formatação.

Resultado da primeira formatação condicional

Resultado da primeira formatação condicional

Após pressionar OK esse é o resultado que temos, portanto é possível notar que quanto maior o pedido mais escuro a cor que será aplicada naquela informação. Isso é muito interessante, pois batendo o olho o usuário já consegue verificar o maior e o menor pedido através das variações de cor.

Com isso podemos inserir as outras formatações onde o usuário poderá fazer suas alterações de acordo com sua necessidade.

Resultado para as outras duas formatações

Resultado para as outras duas formatações

Veja que a visualização dos dados se torna muito mais fácil, pois fica mais nítido a diferença de valores mesmo quando eles não estão ordenados do maior para o menor ou vice versa.

Para a última coluna teremos a formatação condicional de ícones no Power BI, como ela tem algumas informações a mais vamos verificar o que pode ou não ser modificador dentro dessa formatação.

Configuração para a formatação de ícones

Configuração para a formatação de ícones

Nessa formatação além das informações iniciais do tipo de formatação, campo é possível escolher o layout do ícones assim como definir um intervalo para cada um deles para se adaptar melhor a necessidade do usuário.

Tipos de ícones para selecionar

Tipos de ícones para selecionar

É possível observar que temos opções com 3, 4 e até 5 ícones para inserir de acordo com a faixa que o usuário definir. Além desse conjunto o usuário poderá escolher ícones manualmente para cada intervalo, ou seja, não precisa seguir o padrão de setas, ou o padrão de círculos, pode misturar todos eles.

Configurando a formatação de ícones

Configurando a formatação de ícones

Vamos alterar as informações para número ao invés de porcentagem e deixa dessa maneira para que os números negativos sejam representados pela seta vermelha para baixo, os números iguais a zero pelo traço em amarelo e por fim os números positivos pela seta verde para cima.

Resultado final da Formatação Condicional no Power BI

Resultado final da Formatação Condicional no Power BI

Desta forma é possível analisar de forma rápida e fácil as informações que temos dentro da matriz, lembrando que o usuário pode alterar a configuração da formatação condicional para que fique de acordo com sua necessidade, alterando as colunas de análise, cores, ícones, entre outras opções.

Veja que no caso dos ícones fica bem claro quais as lojas tiveram um lucro negativo, ou seja, será necessário verificar o que ocorreu e o que pode ser melhorado para que esse lucro comece a ser positivo.

Nesta aula foi possível aprender como aplicar a formatação condicional de diferentes tipos dentro de uma matriz para facilitar a visualização dos dados e melhorar a análise dos dados.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Intensivão de Power BI
28/09 a 01/10
100% Online e Gratuito