Blog

Postado em em 10 de outubro de 2022

Formatação Condicional com Fórmulas no Excel – Formatação Personalizada!

Você sabia que é possível criar uma formatação condicional com fórmulas no Excel? Nessa aula eu te mostro como fazer isso!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Formatação Condicional com Fórmulas no Excel

Você já conhece a formatação condicional Excel? Hoje eu quero te mostrar a formatação condicional com Fórmulas!

Isso mesmo, vamos utilizar a formatação condicional com fórmulas do Excel para melhorar ainda mais seus recursos dentro do programa!

Formatação Condicional Excel

Você já deve saber que temos vários tipos de formatação condicional e dentro da guia Página Inicial > Formatação Condicional você já consegue visualizar várias dessas formatações já prontas para usar.

Então o Excel já tem alguns modelos padrões para que você possa usar de forma rápida.

Tipos de formatação condicional
Tipos de formatação condicional

Claro que podemos clicar em Nova Regra para criar uma regra personalizada, que é exatamente o que vamos fazer.

A ideia inicial aqui é pintar uma linha inteira quando o produto da coluna Tipo for igual a “Televisão”.

Formatação com fórmula
Formatação com fórmula

Assim que você clicar em Nova Regra vai aparecer essa janela, e vamos selecionar a última opção dentro do tipo de regra. Assim vamos poder utilizar uma fórmula para fazer a nossa formatação condicional.

Feito isso você pode clicar em Formatar para decidir qual a formatação será aplicada na sua célula caso a fórmula seja verdadeira.

Depois podemos partir de fato para a fórmula. Aqui você pode utilizar as funções do próprio Excel para criar suas fórmulas. Nesse caso estamos utilizando a seguinte fórmula:

 =$C2=”Televisão”

Essa fórmula vai verificar se a célula C2 é igual a “Televisão”, em caso verdadeiro a nossa formatação será aplicada, caso contrário nada acontece.

Só que você deve ter notado que colocamos o $ logo antes do C. Isso é para que a nossa formatação não se altere de coluna, pois o Excel entende que dentro da sua seleção da tabela a formatação será feita para todas as linhas e colunas.

Nesse caso vamos manter a coluna C fixa, e o próprio Excel vai aplicar a formatação condicional nas outras linhas, então vai para C3, C4, C5

Até a última linha da tabela que foi selecionada. Com isso a formatação condicional não vai ficar apenas nas células da coluna C, mas em toda a linha.

Isso mesmo, você vai formatar uma linha inteira só por conta do trancamento que fez na coluna. Dá só uma olhada no resultado!

Tabela com formatação condicional em toda a linha
Tabela com formatação condicional em toda a linha

É claro que você pode utilizar diferentes fórmulas, até mesmo para colocar condições mais complexas, como a combinação de marca com tipo, ou quando o preço unitário e o custo estiverem dentro de uma faixa…

São diversas possibilidades agora que pode utilizar as fórmulas para fazer sua formatação condicional.

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei como utilizar fórmulas dentro da sua formatação condicional para que você tenha mais possibilidades e estenda o uso dessa ferramenta para os seus trabalhos.

Dessa forma você pode colocar fórmulas mais complexas ao invés de utilizar as formatações já prontas do programa que te permitem apenas alterar os valores.

Com isso você vai poder criar suas formatações condicionais personalizadas com as suas fórmulas!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!