Blog

Postado em em 27 de outubro de 2022

Forma Alternativa de Instalar o Jupyter – Instale Esse Editor de Uma Vez!

Hoje eu vou te mostrar uma forma alternativa de instalar o Jupyter para que você possa começar a programar em Python e fazer seus projetos!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Forma Alternativa de Instalar o Jupyter

Você está com dificuldade de instalar o Jupyter? Instalou, mas não está funcionando? Se liga nas dicas que preparei para te ajudar!

Forma Alternativa de Instalar o Jupyter

Geralmente para instalar o Jupyter fazemos isso pelo pacote do Anaconda que é o processo padrão, mas é possível que você não consiga instalar por esse método padrão.

Então vou te ensinar uma maneira de fazer essa instalação de uma forma alternativa.

Uma Dica Importante!

Não faça o download usando a internet de uma empresa, isso pode fazer com que seja sugerido a você o pacote feito para empresas que não é gratuito!

Lembrando que as vezes a internet do seu trabalho pode estar bloqueada para acessar o site ou até mesmo para fazer o download do programa!

Como Instalar o Python?

Me acompanhe, vamos começar seguindo o passo a passo para a instalação do Python!

Abra o site do Google e pesquise por python download.

como instalar o Python?
Buscando o site para download do Python

Pode acessar o primeiro link, após as propagandas, que já é o site do próprio Python!

como instalar o Python?
Site oficial para download do Python

Essa é a página oficial para Download do Python. Clique no botão (Baixe o Python) para iniciar a instalação.

A versão do programa que vai ser baixado depende da época que você fizer a instalação, portanto a versão que você está visualizando pode ser diferente da que foi mostrada na imagem.

FORMA ALTERNATIVA DE INSTALAR O JUPYTER!
Página para download da versão atual do Python

Após baixar o programa e abri-lo você vai se deparar com a janela abaixo. Antes de clicar em Install Now (Instalar Agora) você precisa marcar as duas caixas que ficam na parte inferior dessa janela.

Iniciando a instalação
Iniciando a instalação

Com essas duas opções você vai garantir o privilégio de administrador ao instalar o Python. Essa opção permite a instalação com esse privilégio para que não tenha problemas ao instalar em um computador que tenha mais de um usuário.

A segunda caixa é para garantir que o seu computador vai reconhecer a pasta onde o Python será instalado como um local onde ele pode rodar códigos.

Com as caixas selecionadas você já pode dar início a instalação clicando em Install Now!

Vamos confirmar se a instalação deu certo?

É muito simples:

Abra a aba de pesquisa do seu computador e procure por Prompt de Comando.

Prompt de comando
Prompt de comando

O Prompt de comando vai abrir aquela tela preta com alguns códigos. No final da última linha você vai escrever python em letra minúscula e pressionar a tecla Enter. Como na imagem abaixo.

instalação Python
Instalação Python

Feito isso será dado início a instalação do programa. Quando finalizar procure por este sinal >>> no final do código, se encontrar, ótimo, significa que deu certo! Tanto a instalação quanto a parte de adicionar o Python nas variáveis!

mensagem de confirmação
mensagem de confirmação

Agora nos próximos passos eu vou te mostrar como instalar o  Pandas e o Jupyter.

Se não aparecer este símbolo no final (>>>) e ao invés disso apareceu a mensagem abaixo, significa temos algumas correções a fazer, mas não se preocupe, é simples.

mensagem de erro
Mensagem de erro

IMPORTANTE: Vale ressaltar que nesse exemplo escrevemos de uma forma “errada” de propósito para que você possa visualizar qual é o erro que vai aparecer quando for escrever de fato “python” para fazer a instalação do programa.

Se isso acontecer fique tranquilo, é só seguir o passo a passo que eu vou te mostrar aqui!

Saia do Prompt de comando escrevendo na última linha o texto exit ().

sair do programa
Sair do programa

Abra o explorador de arquivos do seu computador, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e selecione a opção Propriedades.

Clique em CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SISTEMA, vai abrir uma caixinha, clique na aba AVANÇADO depois vá para VARIÁVEIS DE AMBIENTE.

OBS: Se fizer isso no Windows 11 vai abrir já na janela de Sistema e dentro dela em Especificações do dispositivo você vai encontrar a opção Configurações avançadas do sistema.

É aqui que você encontra o Path (quando você fez a instalação do Python o Path deveria ter sido editado).

Se você escreveu Python no Prompt de comando e ele não reconheceu significa que o Path (caminho) não foi editado, mas podemos fazer isso manualmente em um passo a passo simples.

Path
Path

Selecione o Path e clique em editar.

Agora pesquise por Python em seu computador, quando você encontrar, ao invés de abrir, clique em cima dele com o botão direito do mouse e vá na opção Abrir Local do Arquivo.

Cuidado, se for um atalho você deve clicar com o botão direito em cima do atalho e novamente ir Abrir Local do Arquivo!

Como saber o local certo?

No local correto deve existir tanto o arquivo PYTHON.EXE quanto a pasta SCRIPTS. Agora só o que precisa fazer é inserir o caminho do Python.exe e da pasta Scripts no PATH.

Clique em cima de Python.exe e na barra superior copie o caminho indicado.

OBS: Para obter o caminho você pode também clicar no arquivo com o botão direito e ir em propriedades, lá já vai ter o caminho completo do arquivo.

python.exe
python.exe

Vá na caixinha o Path onde você selecionou editar e clique em NOVO.

Forma Alternativa de Instalar o Jupyter
path

Cole o caminho do Python.exe no espaço que vai surgir logo abaixo do último código e dê OK, Repita a operação para a Pasta Scripts.

Sugiro que quando concluir este passo a passo reinicie seu computador para garantir que o processo vai funcionar corretamente e que o computador vai entender o caminho que foi inserido.

Agora é só verificar no Prompt de comando novamente. Ao abrir o Prompt escreva python e pressione a tecla enter. Feito isso você vai conseguir visualizar o símbolo >>> que indica que a instalação foi feita de forma correta.

Forma Alternativa de Instalar o Jupyter
mensagem de confirmação

Certo, agora que a instalação do Python foi concluída, será feita a instalação automática do pip.

Forma Alternativa de Instalar o Jupyter
Pip

Com o pip instalado, você vai poder utilizá-lo para fazer a instalação do Jupyter. Para isso basta escrever pip install notebook no prompt de comando.

Forma Alternativa de Instalar o Jupyter
Como instalar o Jupyter

Pronto! Ele já vai começar a instalação do Jupyter.

Como o Pandas é uma biblioteca muito utilizada na parte de análise de dados e utilizamos em diversos vídeos, vamos aproveitar para fazer a instalação dessa biblioteca. Assim que terminar a instalação do Jupyter vai aparecer novamente o pip.

Agora para finalizar, você pode escrever pip install pandas numpy openpyxl (tudo em letra minúscula) no prompt de comando para finalizar a instalação.

Feito isso vamos dar início a instalação do Pandas, do numpy e do openpyxl que são bibliotecas muito úteis dentro do Python para análise de dados!

Pronto, a partir desse momento você já está com seu computador todo configurado para usar o Python e o Jupyter.

Sempre que quiser utilizar o Jupyter, basta abrir o prompt de comando e escrever jupyter notebook.

Forma Alternativa de Instalar o Jupyter
como instalar o Jupyter

Feito isso o Jupyter será aberto e você já está pronto para começar a programar!

Se ainda assim você não conseguir rodar o programa, observe que aparece no prompt de comando um link para você. Selecione o link e aperte o botão direito do mouse, isso dentro do prompt vai copiar essa informação. É o mesmo que utilizar o atalho Ctrl+C.

Feito isso, vá até o seu navegador e cole o link copiado, assim ele vai abrir o Jupyter normalmente para você.

A única diferença entre essa instalação e a do Anaconda é que você sempre irá abrir o programa pelo prompt de comando ao invés de ir pelo aplicativo.

Em relação as bibliotecas que precisar usar no Python você vai encontrá-la nas aulas, então em cada uma vou te mostrar qual a biblioteca vamos utilizar e como instalar no seu computador!

Agora você já pode dar início a programação em Python!

Conclusão – Forma Alternativa de Instalar o Jupyter

Nessa aula te mostrei uma forma alternativa de instalar o Jupyter no seu computador, pois muitas vezes a maneira mais comum não funciona e você pode não saber o que fazer.

Essa aula tem o intuito de ajudar se este for o seu caso. Depois de seguir os passos já pode maratonar as aulas do blog ou do nosso canal no YouTube para aprender mais sobre Python e dar seus primeiros passos nessa linguagem de programação.

Espero ter ajudado! Abraço!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Excel com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!