Blog

Postado em em 4 de outubro de 2022

Filtros Avançados no SQL – Operadores AND, OR, LIKE e IN

Quer aprender a criar filtros avançados no SQL para melhorar ainda mais suas análises? Eu vou te mostrar como, usando alguns operadores!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Filtros Avançados SQL

Aqui no blog nós já falamos sobre filtros de dados, mas dessa vez vamos te mostrar filtros mais avançados dentro do SQL.

Para isso vamos utilizar alguns operadores SQL para isso, então temos: operador AND e OR, operador LIKE e operador IN. Bora aprender como criar esses filtros?

Filtros Avançados no Oracle SQL

Você já deve saber que os filtros são muito importantes para facilitar as nossas análises, até mesmo para ter um detalhamento maior nessas informações que vamos analisar.

Por esse motivo é que temos os filtros e hoje vamos falar sobre os filtros avançados para melhorar ainda mais sua utilização dentro do SQL.

Vamos iniciar com o operador AND, que seria o mesmo que o operador E.

Operador AND
Operador AND

Então nesse caso vamos fazer um filtro onde a marca é Apple e o preço é maior ou igual a 5.000.

Isso quer dizer que só vamos filtrar os produtos que são dessa marca e possuem o valor maior ou igual a 5.000 ao mesmo tempo.

Como assim ao mesmo tempo? Podemos ter um produto da Apple e o preço de 3.000, só que nesse caso ele não satisfaz as duas condições ao mesmo tempo, então ficaria fora do filtro.

Agora vamos para o operador OR, que seria o mesmo que o operador OU.

Operador OR
Operador OR

Aqui como é um operador OU não precisamos satisfazer as duas condições ao mesmo tempo. Encontrar uma delas já é suficiente para filtrar as informações.

Então aqui teríamos marcas tanto da Apple quanto da Samsung dentro do nosso filtro.

O operador LIKE é um pouco diferente, mas é muito interessante também, pois ele vai filtrar de acordo com um “padrão”, ou seja, podemos filtrar informações que começam com um texto específico.

Filtros Avançados no SQL
Operador LIKE

Nesse exemplo nós vamos buscar o job_id que comece com “SA”, só que você deve ter notado que temos um símbolo de % (em algumas linguagens utilizamos o *).

Isso é para indicar que temos um texto depois, ou seja, o SA está no início. Caso coloque %SA quer dizer que esse texto está no final e quando temos %SA% quer dizer que esse texto está no meio da palavra.

Para finalizar vamos utilizar o operador IN.

Filtros Avançados no SQL
Operador IN

Esse operador é muito útil quando você precisa especificar múltiplos valores dentro de um filtro. Então nesse caso queremos encontrar os empregados que possuem o department_id igual a 30, 50 e 80.

OBS: Aqui é como se você estivesse utilizando o operador OR, só que de uma forma mais rápida e eficiente.

Conclusão

Nessa aula eu te mostrei como criar filtros avançados no SQL utilizando alguns operadores como: AND, OR, LIKE e IN.

Esses operadores vão te ajudar bastante na hora de criar seus filtros, pois vão permitir com que você tenha um detalhamento maior na criação deles e facilite sua análise de dados.

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!


Quer aprender mais sobre SQL com um minicurso básico gratuito?

Quer receber um minicurso 100% gratuito de Excel? Preencha seu e-mail abaixo!