Blog

Postado em em 9 de janeiro de 2020

Filtro Avançado Excel com Textos, Números e Datas

Nessa publicação vamos te mostrar algumas dicas, truques e funcionalidades do Filtro Avançado Excel que poucas pessoas conhecem!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é o Filtro Avançado?

Filtro Avançado é uma ferramenta do Excel que permite com que o usuário filtre os dados de uma tabela a partir de alguns critérios, mas sem efetuar qualquer mudança nessa tabela, ou seja, diferente do que acontece com o filtro comum, que oculta algumas linhas, esse filtro vai criar uma nova tabela com os critérios informados.

 

Quando utilizar o Filtro Avançado Excel?

Essa ferramenta é muito útil quando o usuário precisa filtrar alguns dados, mas não quer fazer nenhuma alteração na tabela original e/ou não deseja que outras pessoas tenham acesso a toda a tabela. Dessa forma é possível através da tabela e dos critérios criar uma nova tabela apenas com os dados desejados.

 

Como utilizar o essa ferramenta?

O primeiro passo para prosseguir com o Filtro Avançado é ter a tabela que será filtrada e uma tabela com os critérios desse filtro.

 

Tabela inicial com tabela de critérios

Tabela inicial com tabela de critérios

 

Tendo essas duas tabelas é possível prosseguir para a criação do filtro avançado. Vamos para uma nova aba em branco e selecionar a primeira célula, em seguida vamos até a guia Dados e selecionar a opção Avançado.

 

Ferramenta do Filtro Avançado

Ferramenta do Filtro Avançado

 

Feito isso será aberta uma janela para que o usuário possa preencher com alguns dados. O primeiro passo aqui é marcar a opção de Copiar para outro local. Em seguida vamos selecionar o intervalor da lista, que é a toda a tabela. Selecionar o intervalo de critérios que neste caso é a tabela menor com 2 critérios e por fim selecionar onde serão colocados esses dados, que neste caso será na célula A1 de uma nova aba.

 

Opções do filtro preenchidas

Opções do filtro preenchidas

 

Ao pressionar OK com todos os dados preenchidos é possível observar que temos uma nova tabela na outra aba contendo apenas os dados correspondente aos critérios selecionados, ou seja, da marca Walmart e com estoque maior do que 250.

 

Resultado do filtro avançado

Resultado do filtro avançado

 

OBS: É muito importante que o cabeçalho dos critérios seja exatamente igual ao cabeçalho correspondente da tabela. Caso a escrita seja diferente o Excel não irá reconhecer o critério e o filtro não irá funcionar, então é recomendado que se copie e cole o cabeçalho para criar os critérios para que não ocorram erros.

 

Aqui temos todos os dados que correspondem aos critérios selecionados sem a necessidade de filtrar na própria tabela, desta forma quem estiver utilizando só irá visualizar esses dados. Essa é uma forma de fazer uma filtragem e proteger a visualização do resto dos dados, caso não queira que eles sejam visualizados.

Outra informação importante é que como pode ser visto, conseguimos filtrar números, ou seja, neste caso filtramos valores maiores do que 250, para isso basta inserir o símbolo juntamente com o número na parte dos critérios.

Lembrando que a utilização dos símbolos > (maior) e < (menor) também funcionam para datas, portanto é possível utilizar o filtro avançado para buscar dados com datas menores ou maiores do que as informadas nos critérios.

Ao utilizar o filtro avançado foi possível observar que o Excel nos traz todas as colunas da tabela original, no entanto essa quantidade de dados pode não ser muito interessante para certas atividades, pois pode poluir a tabela com muitas informações desnecessárias, até porque já sabemos a marca e o estoque, pois foram utilizados como critérios para o filtro.

Como neste caso vamos querer apenas os resultados de Fábrica e Código, vamos copiar esses dois cabeçalhos e colocar na outra aba, onde será criada nossa tabela.

 

Cabeçalhos para atribuir a tabela do filtro avançado

Cabeçalhos para atribuir a tabela do filtro avançado

 

Agora vamos repetir o processo do Filtro Avançado, mas na hora de selecionar apenas uma célula onde a nova tabela será criada vamos selecionar os cabeçalhos. Desta forma o Excel vai nos retornar apenas essas duas informações da tabela original e não todas as colunas que ela possui.

 

Opções do filtro avançado preenchidas

Opções do filtro avançado preenchidas

 

Feito isso o Excel nos dá o resultado apenas das duas colunas que colocamos o cabeçalho, ou seja, essa é uma forma eficiente de mostrar apenas os dados desejados ao invés de mostrar todas as colunas. Mais uma opção para que o usuário possa ocultar algumas informações que não queira que outros usuários possam visualizar.

 

Resultado do filtro avançado com apenas 2 cabeçalhos

Resultado do filtro avançado com apenas 2 cabeçalhos

 

Portanto foi possível aprender como utilizar o Filtro Avançado com textos e números assim como obter somente as informações de colunas desejadas e não a tabela inteira. Essa última opção é muito importante principalmente quando temos tabelas muito grandes com muitas colunas e não vamos precisar de todas elas para fazer certas demonstrações.

Para acessar outra publicação sobre Filtro Avançado, acesse: https://www.hashtagtreinamentos.com/filtro-avancado-no-excel

Você sabia que aqui na Hashtag temos um dos mais bem avaliados cursos de excel do Brasil? Clique aqui para saber mais!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?