Blog

Postado em em 3 de agosto de 2021

Ferramenta de Busca com ÍNDICE e CORRESP no Excel

Nessa aula vamos te mostrar como criar uma ferramenta de busca com ÍNDICE e CORRESP no Excel que é melhor do que o PROCV!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Resumo

Nessa aula nós vamos te mostrar como criar uma ferramenta de busca utilizando as funções ÍNDICE e CORRESP que combinadas podem substituir a função PROCV!

Isso mesmo, é uma combinação que tem um resultado melhor do que o PROCV, pois não tem as limitações que essa função possui.

Como Criar uma Ferramenta de Busca no Excel

Você já deve ter se deparado com o fato de que precisa buscar informações dentro de uma tabela para retornar uma informação específica, certo?

Nessa aula nós vamos te mostrar como construir essa ferramenta utilizando a função ÍNDICE e a função CORRESP.

Então vamos a construção dessa ferramenta para facilitar seus trabalhos no Excel para buscar informações na sua tabela!

Ferramenta de Busca com ÍNDICE e CORRESP no Excel

A ideia dessa aula é criar uma ferramenta de busca que vai te mostrar como substituir o PROCV no Excel.

Como você já deve saber a função PROCV possui uma restrição de não poder buscar informações em colunas a direita de onde está a sua informação.

Isso quer dizer que ou você troca a coluna de lugar para poder fazer sua busca ou você acaba criando uma cópia dessa coluna para obter as informações que precisa.

Agora imagine o trabalho que teria ao fazer isso sempre que precisar buscar uma informação em uma coluna que o PROCV não aceita.

Imagine também você passando essa planilha para alguém que não tenha conhecimento em Excel e quando ela menos espera aparece um erro!

Então para evitar esses problemas nós vamos te mostrar como criar essa ferramenta que vai se assemelhar a função PROCX e que não vai ter essa restrição.

Ferramenta de busca
Ferramenta de busca

Aqui temos uma prévia do que vamos construir, veja que temos uma tabela com diversas informações e queremos consultar uma informação específica de um determinado ID.

No caso da imagem, nós estamos buscando o preço do produto com ID 919-735 e logo temos que esse valor é igual a R$72,60 (informação está na linha 18).

Então veja que aqui temos uma liberdade maior de além de escolher o ID do produto, nós vamos poder escolher qual a informação queremos retornar com uma seleção bem simples.

Fórmula para buscar a informação desejada
Fórmula para buscar a informação desejada

Essa é a fórmula que usamos para fazer a busca do ID e da informação selecionada dentro da nossa tabela.

Agora separar em partes para que seja mais fácil entender como essa ferramenta funciona.

Entendo as funções CORRESP dentro da fórmula
Entendo as funções CORRESP dentro da fórmula

É possível observar que temos duas funções CORRESP dentro da nossa fórmula. A primeira delas está fazendo uma busca em relação ao ID, ou seja, estamos vendo em qual linha esse ID está posicionado dentro do nosso intervalo de seleção.

OBS: Como estamos selecionando a partir da célula A2 a nossa primeira linha será considerada a célula A2, ou seja, o valor é em relação ao intervalo que está selecionado.

Isso quer dizer que esse ID 239-884 está na segunda linha da nossa seleção de IDs, ou seja, é o segundo ID que temos.

Agora para a segunda função CORRESP nós vamos fazer exatamente o mesmo procedimento, mas ao invés de procurar o ID nós vamos verificar qual é a coluna da informação que foi selecionada.

Nesse caso foi selecionada a opção Marca, e ela é a 3ª coluna da nossa seleção, pois começamos a selecionar as informações a partir de origem.

Então agora nós temos a Linha e a Coluna, agora basta cruzar essas informações para encontrarmos o dado que está sendo procurado.

Detalhando a busca de informações
Detalhando a busca de informações

Então aqui temos isso de uma maneira mais visual para facilitar o entendimento.

Estamos na segunda linha, pois é onde temos o ID desejado e estamos na coluna 3 da nossa seleção (desconsiderando a coluna de ID) que é exatamente a Marca.

E quando nós cruzamos essas informações do ID com a Marca nós vamos ter qual é a marca daquele ID.

Então é como se você fizesse uma verificação de forma manual, verificando a linha e a coluna e depois cruzando as informações para saber o que está procurando.

Com as duas funções CORRESP nós conseguimos obter tanto a linha quanto a coluna dessa informação, mas o que nós queremos de fato é o valor que está nessa célula.

E para isso é que vamos utilizar a função ÍNDICE, pois com ela nós podemos inserir o valor da linha e da coluna que ele vai fazer esse cruzamento e retornar com a informação que estamos buscando.

Com ela vamos juntar essas duas informações e obter o nosso resultado desejado!

Atualizando as informações
Atualizando as informações

Então ao finalizar essa fórmula você vai notar que a medida em que altera o ID ou a informação que quer buscar a fórmula vai atualizar automaticamente.

OBS: Para facilitar a seleção dos dados tanto em ID quanto em Informação você pode utilizar a validação de dados, pois permite que você possa selecionar somente as informações que têm na tabela sem que alguém digite ou insira uma informação inválida.

Conclusão da Ferramenta de Busca com ÍNDICE e CORRESP

Nessa aula nós te mostramos como construir uma ferramenta de busca melhor do que a função PROCV, pois não tem a limitação dessa função e ainda te permite fazer uma ferramenta mais elaborada.

Então você pode selecionar as informações da linha e da coluna para obter o seu resultado. A linha e coluna serão obtidas pela função CORRESP enquanto a função ÍNDICE vai cruzar essas informações para trazer seu resultado.

É uma ferramenta bem simples e fácil de construir, mas que tem um potencial incrível, até mesmo para utilização dentro de um dashboard ou apresentação de relatório!

Agora é praticar para dominar essas duas funções e criar sua própria ferramenta de busca com os seus dados!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Intermediário, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer aprender a construir um Dashboard do Zero e também tudo que você precisa para passar em uma Prova de Excel? Participe da Jornada do Excel!