Blog

Postado em em 9 de março de 2022

Devo Aprender Power BI? Motivos para Aprender o Power BI

Hoje eu quero falar sobre uma dúvida: Devo Aprender Power BI? Vou te dar alguns motivos para aprender essa ferramenta!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Fala, Impressionadores! Hoje vamos ter uma aula diferente para responder uma pergunta que muitas pessoas fazem: “Devo aprender Power BI?”.

Aqui vamos mostrar por que aprender Power BI e como o conhecimento nessa ferramenta pode te ajudar a se destacar em alguns processos seletivos.

Essa é uma das ferramentas mais utilizadas quando estamos tratando de BI (Business Inteligence), então você vai ver muitas vagas de emprego pedindo esse conhecimento.

Então você vai ter vagas de análise de dados, vagas de BI, vagas de Power BI propriamente onde vai trabalhar diretamente com o Power BI.

Em outras vagas vai utilizar o programa, mas não é o foco, então é um programa que ainda é um diferencial em diversas vagas, mas já está se tornando um pré-requisito.

Principalmente para as vagas de analista de dados, vagas de BI… Claro que algumas dessas vagas vão solicitar outros conhecimentos, mas o Power BI continua sendo esse diferencial.

O Power BI é muito interessante, pois te permite fazer dashboards para qualquer área, te permite fazer atualização automática de dados, compartilhamento de dashboard com restrições.

Existem diversas vantagens do Power BI em relação a outros softwares e é por isso que é um dos programas mais utilizados na área.

Ferramenta mais requisitada pelas empresas e processos seletivos

O Power BI é a ferramenta mais requisitada pelas empresas e processos seletivos atualmente, para as vagas anunciadas de Analista de Dados nas maiores plataformas de vagas (exemplo: LinkedIn).

Podem ser incluídos também os profissionais de Business Inteligence Developer (BI Developer), analista de BI etc.

Atualmente, é tratada como um diferencial uma pessoa que possui o conhecimento em Power BI. Futuramente será um pré-requisito para as vagas de Power BI.

Segundo pesquisas da consultoria Gartner, a ferramenta da Microsoft (o Power BI) é a que lidera perante as ferramentas de Business Inteligence de outras empresas nos quesitos de ser a mais completa e ter maior poder/habilidade de execução. Veja abaixo:

Mercado de trabalho em BI
Mercado de trabalho em BI

Integração

O Power BI te permite interpretar, se conectar, puxar, analisar informações de vários lugares diferentes:

  • Nuvem
  • Arquivos locais (Excel, txt, PDF etc.)
  • Bancos de dados
  • Sites
  •  
Análise de dados
Análise de dados

Isso acaba sendo muito importante: ter um cardápio de fontes acessíveis pelo programa, e certamente é um diferencial da ferramenta da Micosoft.

OBS: A cada atualização entram novas possibilidades de conexões/fontes de dados. Para mais detalhes sobre as fontes de dados, visite esse link aqui.

Possibilidades de tratamento e análise

Você possui uma grande quantidade de ferramentas para tratamento de dados dentro do programa, que te permitem abrir mão de tratar esses dados em um segundo local, por exemplo.

O tratamento de dados acontece por uma série de funções ou ferramentas que são intuitivas e que não exigem entendimento do código que é necessário para fazê-las: o próprio programa monta os códigos de tratamento.

Além disso, existem diversos tipos de análises gráficas e numéricas que você pode montar, de forma interativa ou estática dos seus números.

Não há uma limitação de tema ou área de atuação: existem diversas áreas de aplicação dos relatórios elaborados.

Atualização de dados no Power BI

A ferramenta da Microsoft tem uma potencialidade importante: automação no tratamento dos dados feitos dentro do programa.

Uma vez feitas as etapas de tratamento, elas sempre vão se repetir para novos dados entrantes na ferramenta vindas da fonte de dados, garantindo assim agilidade, padronização de tratamento, simplicidade.

Portanto, quando novos dados entram na fonte de dados que alimenta a ferramenta, ele interpreta esses dados, trata da mesma forma que foi feita e já gera os resultados para as visualizações criadas.

Além disso, caso a sua fonte de dados seja alimentada com frequência e a análise necessite de agilidade, há a possibilidade de atualizações automáticas ao longo do dia de todos os números, gráficos.

Assim, você garante os dados atualizados sempre que quiser, manualmente, ou programaticamente de forma a fazer uma atualização automática dos dados.

Conclusão de “Devo Aprender Power BI?”

Valeu, Impressionadores! Fique ligado no nosso canal do Youtube para mais conteúdo de Power BI toda semana! Um abraço!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Quer sair do zero no Power BI e virar uma referência na sua empresa? Inscreva-se agora mesmo no Power BI Impressionador