Blog

Postado em em 21 de outubro de 2021

Curso Básico de Dashboard Aula3

Esse é o Curso Básico de Dashboard Aula3 e hoje nós vamos construir o layout do nosso dashboard para prepará-lo para receber os dados!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo (que é nossa Live Excel) ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Curso Básico de Dashboard no Excel

Nas aulas anteriores nós criamos as tabelas dinâmicas, criamos a segmentação de dados e fizemos uma configuração bem importante nessa segmentação.

Agora nós já temos uma estrutura onde uma única segmentação é capaz de filtrar todas as tabelas ao mesmo tempo.

Isso é muito útil para que todos os nossos dados sejam atualizados ao mesmo tempo após fazer a seleção de uma informação nessa segmentação.

Como Construir um Dashboard no Excel

Nessa aula nós vamos começar a construir o layout de dashboard no Excel, isso vai ser importante para que você tenha um visual mais profissional no seu dashboard.

Nesse link que deixei você já vai ver a parte inicial de como criar uma forma retangular para delimitar a área correta de onde vamos criar o nosso dashboard.

Então precisa criar o retângulo e depois ajustá-lo após remover linhas de grade, títulos e barra de fórmulas na guia Exibir.

E por fim ocultar a barra de ferramentas de acesso rápido, assim você vai ter a visualização de tela cheia do seu Excel sem ter aquela “cara de Excel”.

Dessa forma você já está com o tamanho adequado do seu dashboard para que ele seja apresentado na tela inteira.

Agora você pode voltar as configurações e diminuir o zoom de 100% para aproximadamente 70%, assim vai conseguir trabalhar na construção do dashboard tranquilamente.

Ainda nesse link que eu coloquei acima, você vai notar que já tem um modelo de criação das “caixas” para separar as informações, mas você vai decidir o que for melhor para você.

Vale lembrar que não tem um dashboard correto, você vai poder fazer suas modificações para que fique adequado para a sua necessidade.

Nesse caso nós vamos manter o dashboard que mostramos na primeira aula. Então vamos utilizar o retângulo de cantos arredondados na parte de Formas dentro da guia Inserir.

Formas no dashboard para inserir os gráficos
Formas no dashboard para inserir os gráficos

Aqui você vai ajustar da maneira mais adequada para inserir os seus dados, lembrando que ao selecionar uma ou mais formas você pode ir até a guia Formato de Forma.

Dentro dessa guia você vai poder utilizar as ferramentas da parte de Organizar para poder alinhar as formas, pois é muito difícil fazer isso de forma manual.

Opções para alinhamento e organização das formas
Opções para alinhamento e organização das formas

Essa opção de avançar ou recuar vai ser muito útil para trazer seu layout para trás ou para que você possa trazer a nossa segmentação de dados para frente, para que ela fique visível.

Novamente, vale ressaltar que você vai escolher quantas formas vai colocar, o tamanho e cor de cada uma delas, pois vai depender das informações que vai inserir no seu dashboard.

Dentro da guia de Formato de Forma você vai poder alterar tanto a cor dessas formas quanto vai poder inserir efeitos para deixar o seu dashboard ainda melhor.

Então você pode colocar sombra que é o que vamos utilizar, mas pode testar outros efeitos para saber quais opções você tem!

Para inserir um título geral para o dashboard ou até mesmo para cada um dos gráficos, podemos voltar a guia Inserir e selecionar a opção Caixa de Texto.

E claro, você pode formatar o texto da forma que ficar mais adequado alterando as cores para facilitar a visualização das informações.

Layout do dashboard completo com formas e textos
Layout do dashboard completo com formas e textos

A logo você pode pegar a imagem da sua empresa ou até mesmo uma imagem que esteja se referindo ao que vai tratar no seu dashboard.

Então aqui temos as formas onde vamos inserir os gráficos, o título de cada um deles para facilitar o entendimento.

Temos um total em cada uma das caixas para inserirmos o total de cada análise que será feita.

E na parte superior temos a segmentação de dados, onde você pode fazer alterações no formato dela caso queira ou precise. E incluímos uma última forma com um texto.

Essa forma vai funcionar como um botão para levar o usuário a base de dados que foi utilizada para a construção do dashboard.

Na próxima aula nós vamos finalizar o nosso dashboard inserindo todas as informações necessárias.

Conclusão do Curso Básico de Dashboard Aula3

Nessa aula (Curso Básico de Dashboard Aula3) nós fizemos a construção do layout do nosso dashboard para preparar a visualização de todas as informações que queremos mostrar.

No dashboard nós vamos mostrar apenas as informações mais relevantes e vamos mostrá-las de forma com que o usuário consiga facilmente fazer suas análises.

Então é importante que fique tudo organizado e fácil de entender, assim ele não vai ter problemas e rapidamente vai conseguir visualizar tudo o que precisa!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina de forma 100% Online e Gratuita? Inscreva-se abaixo!