Blog

Postado em em 19 de outubro de 2021

Curso Básico de Dashboard Aula2

Essa é a continuidade do nosso curso: Curso Básico de Dashboard Aula2. Hoje vamos falar sobre segmentação de dados no Excel!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo (que é nossa Live Excel) ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Curso Básico de Dashboard no Excel

Nessa aula nós vamos dar continuidade ao Curso Básico de Dashboard Aula1 onde estamos criando um dashboard Excel do zero!

Essa é uma série para te mostrar como criar dashboard no Excel mesmo que você não tenha conhecimentos em Excel.

Então mesmo sem saber nada de Excel você vai conseguir criar um dashboard incrível para apresentar seus dados de uma forma mais profissional.

Como Criar Dashboard Excel

Na última aula nós fizemos a criação das tabelas dinâmicas e agora nós vamos utilizar um recurso delas que é a segmentação de dados no Excel.

Nós vamos utilizar a segmentação de dados para obter um filtro personalizado em relação das datas.

Segmentação de dados
Segmentação de dados

Você vai notar em alguns casos que podem aparecer informações que são irrelevantes ou informações “lixo” que você não vai utilizar.

Só que para removê-las da visualização você tem que clicar com o botão direito do mouse na segmentação de dados e clicar na opção configurações da segmentação de dados.

Lá você pode marcar a caixa ocultar itens sem dados, assim esses itens “lixo” não vão mais aparecer e vamos ter a segmentação organizada.

IMPORTANTE: Quando nós criamos uma segmentação de dados ela inicialmente está vinculada apenas a tabela dinâmica que foi criada. Então assim que mudar a seleção somente uma das tabelas será alterada.

O próximo passo que nós vamos fazer é configurar a segmentação de dados em várias tabelas, para que uma única segmentação faça o filtro em todas as tabelas.

O procedimento é bem simples, nós vamos selecionar a segmentação de dados, vamos até a guia Segmentação de vamos selecionar a opção conexões de relatório no Excel.

Conexão de relatórios no Excel
Conexão de relatórios no Excel

Feito isso uma janela será aberta para que possamos selecionar quais as tabelas que essa segmentação será vinculada.

Dentro dessa janela nós vamos marcar todas as tabelas, assim sempre que fizermos uma seleção de filtro na segmentação de dados todas as tabelas serão alteradas ao mesmo tempo.

Segmentação de dados filtrando todas as tabelas
Segmentação de dados filtrando todas as tabelas

Agora para finalizar essa aula nós vamos copiar essa segmentação de dados e vamos colar em uma nova planilha, que será a planilha onde nós vamos criar o dashboard!

Conclusão do Curso Básico de Dashboard Aula2

Nessa aula nós aprendemos como criar uma segmentação de dados e dois recursos muito úteis da segmentação que vão te ajudar bastante.

O primeiro é como remover os dados que não temos informações, assim não ficamos com informações indesejadas sendo mostradas no nosso filtro personalizado.

O segundo recurso que é incrível é fazer uma conexão da segmentação de dados entre várias tabelas dinâmicas para que uma única segmentação filtre todas as tabelas desejadas!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina de forma 100% Online e Gratuita? Inscreva-se abaixo!