Nessa publicação vou te ensinar alguns dos diversos Controles de Formulário do Excel! Mais especificamente, vamos ver Caixa de Listagem e Caixa de Combinação.
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!
Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!
O que é a Caixa de Combinação e Caixa de Listagem?
São duas ferramentas bem interessantes para deixar a planilha com um melhor aspecto fazendo com que o usuário possa utilizar essas ferramentas como se estivesse em um site.
Essas ferramentas são chamadas de controle de formulário, pois é possível inserir algumas delas dentro do ambiente Excel sem a necessidade de utilizar o ambiente VBA para isso.
A Caixa de Combinação é muito parecida com a validação de dados em formato de lista, pois permite que o usuário clique na seta e selecione o que deseja.
A Caixa de Listagem não é muito diferente, mas ela já mostra as opções sem que o usuário tenha que apertar na seta, o diferencial é que os dados já estão a mostra e o usuário só terá que subir ou descer a barra de rolagem para obter mais opções.
Quando utilizar a Caixa de Combinação e Caixa de Listagem?
Vamos utilizar essas duas ferramentas quando quisermos dar uma melhor visualização da planilha para um cliente ou apresentação, pois isso torna a planilha mais fácil de utilizar e a deixa com um aspecto mais profissional com uma cara de site. (Esse é outro objetivo da Hashtag Treinamentos, que é como melhorar a apresentação da planilha para que possa impressionar além de aprender o funcionamento do Excel).
Como utilizar a Caixa de Combinação e Caixa de Listagem?
O primeiro passo para utilizar essas duas ferramentas é habilitar a opção que possui essas ferramentas que é Inserir Controles. Para isso temos que ir até a guia Arquivo e em seguida em Opções.
Nesta janela que será aberta vamos selecionar a opção Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Dentro dela vamos até a parte de Escolher comandos em e selecionar a opção Guia Desenvolvedor. Por fim vamos selecionar a opção Inserir Controles e pressionar em Adicionar.
Feito tudo isso basta pressionar OK que teremos uma caixa de ferramentas no canto superior esquerdo do Excel. Lá teremos as ferramentas que vamos utilizar nesta aula.
Nesta opção temos duas partes, no entanto vamos utilizar apenas os controles de formulário, pois os controles ActiveX precisam de uma programação em VBA para serem utilizados.
Vamos iniciar selecionar a segunda ferramenta que é a Caixa de Combinação, feito isso basta clicar e arrastar dentro da planilha para que ela seja criada.
Repare que o tamanho dela foi ajustado para que fique do tamanho da célula ao lado de Tipo, desta forma fica algo mais visual e não difere das formatações que já temos.
Para configurarmos essa ferramenta basta clicar com o botão direito em cima dela e selecionar a opção Formatar Controle.
Feito isso teremos uma janela para a configuração desse controle.
No primeiro espaço temos o Intervalo de entrada que é o que será mostrado ao clicarmos na seta para termos a opções à mostra (esse intervalo será da célula B2 até B8 neste caso).
Logo abaixo temos a opção de Vínculo da célula, aqui vamos indicar uma célula para que o Excel nos dê a posição deste item que estamos selecionando. Isso irá servir para encontrarmos o valor desejado desse item selecionado.
Essa opção de vínculo serve para indicar essa posição, ou seja, essa lista que selecionamos tem 7 itens então se selecionarmos água por exemplo o Excel irá retornar na célula de vínculo o número 2, pois ele é o segundo elemento do nosso intervalo.
Ao pressionar OK, clicar fora da ferramenta e em seguida selecionar a opção de água podemos visualizar que o resultado é exatamente 2, pois essa é a posição da água na lista de 7 itens.
Feito isso vamos conseguir fazer uma relação da seleção, da célula de vínculo com o valor de cada um dos tipos de despesas. Para isso vamos utilizar uma fórmula simples chamada ÍNDICE.
A fórmula ficará desta maneira, é bem simples. No primeiro argumento temos o intervalo dos valores de cada um dos tipos de despesas e no segundo argumentos que é o número da linha onde vamos obter esse valor vamos utilizar a referência da célula G2, que é exatamente onde está o vínculo da nossa ferramenta.
Então como a água se encontra na posição 2, vamos obter o valor que se encontra também na posição, mas da coluna de valores, desta forma vamos obter o valor da água.
Agora a medida em que o usuário seleciona um tipo o valor dele será atualizado automaticamente baseado na célula de vínculo. Para finalizar podemos ocultar a coluna G para que o número que utilizamos como vínculo não fique visível e não polua a visualização dos nossos dados. Basta clicar com o botão direito em cima da letra G e selecionar a opção Ocultar.
Feito isso teremos a coluna H logo após a coluna F, pois ocultamos a coluna G, que deixará de ser visível, mas ainda existe e contém o nosso vínculo, portanto tudo continuará funcionando normalmente.
Agora que já aprendemos essa ferramenta vamos para a outra, que é a Caixa de Listagem. Essa ferramenta é bem parecida com a anterior, mas tem uma pequena diferença.
Vamos novamente ir até a nossa caixa de ferramentas no canto superior esquerdo do Excel e selecionar a Caixa de Listagem e inseri-la dentro da planilha.
Aqui temos a caixa já com o tamanho ajustado para ficar dentro do padrão que temos. Para formatá-lo vamos utilizar o mesmo procedimento da ferramenta anterior, clicar com o botão direito e selecionar a opção de Formatar Controle.
Veja que a janela de formatação é praticamente a mesma, então vamos selecionar os mesmos dados e vamos alterar apenas o vínculo da célula para a célula K1. Vamos também utilizar exatamente a mesma fórmula ÍNDICE para obter o valor de cada tipo de despesa.
Veja que aqui já temos uma lista a mostra sem a necessidade de pressionar a seta para mostrar todas elas, neste caso temos setas da barra de rolagem. Então a medida em que pressionamos elas as outras opções vão aparecer dentro dessa lista e poderemos selecioná-las com um clique.
O valor será atualizado com a mesma fórmula utilizada anteriormente, a única diferença será a célula de vínculo que agora é a célula K1.
Foi possível aprender duas ferramentas bem interessantes para melhorar a interação do usuário com a planilha e uma forma de mostrar melhor esses dados ao usuário sem que haja dificuldades para utilizá-los.
Para acessar outras publicações da Hashtag, acesse: https://www.hashtagtreinamentos.com/blog
Nosso curso de excel funciona para qualquer um, desde a pessoa que não sabe absolutamente nada de Excel até aquela pessoa que quer aquele algo a mais para impressionar!
Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?