Blog

Postado em em 17 de janeiro de 2019

CONT.SE – Como usar a fórmula CONT.SE com tabelas no Excel?

Caso prefira uma aula em vídeo sobre CONT.SE com colunas, acesse esse link aqui!

O que é a fórmula CONT.SE?

A função CONT.SE serve para contar a ocorrência de um critério em uma lista, ou seja, conta a quantidade de vezes que aquele critério aparece na lista. Podemos considerar uma lista de compras na qual fizemos diversas compras de diferentes produtos. Desta forma, podemos saber quantas compras foram feitas daquele produto específico sem ter que contar, apenas utilizando a função CONT.SE.

Quando usar a fórmula CONT.SE?

A função CONT.SE é utilizada quando temos que contar quantas vezes um dado se repete em uma lista, podendo este dado ser em formato de número ou texto. Então, em uma lista de compras é possível saber quantas vezes compramos um mesmo item.

Abaixo temos uma lista de compras e iremos utilizar a função para ver quanto de cada item compramos, ou seja, quantas compras específicas fizemos de cada item, e não a quantidade total dos itens.

Como usar a fórmula CONT.SE?

Para utilizar a função CONT.SE é bem simples, primeiramente basta escrever o início da fórmula para que o Excel mostre a descrição e os critérios da função.

Como vemos é bem simples, só são necessários dois argumentos para função: intervalo e critérios.

Intervalo: é a coluna que contém os dados que queremos contar, neste caso será nossa coluna de produtos.

Critérios: é o critério que iremos contar a ocorrência dentro da coluna selecionada, ou seja, será o produto.

É possível observar que temos a coluna do produto selecionada e o critério selecionado que é o que procuramos para contar na lista, portanto para cada um dos critérios podemos saber a quantidade de vezes que foi feita uma compra daquele produto.

Temos a quantidade de compras que foram feitas para cada um dos produtos e logo ao lado temos a fórmula utilizada para cada um deles. Como os dados estão formatados como tabela, as fórmula permanece a mesma para todos eles. Isso acontece, pois o intervalo para todos os itens vai ser o mesmo, isto é, vai ser a coluna de produtos da tabela da lista de compras Tabela5[Produto]. Já para o critério,o valor [@Produto] referencia a célula na mesma linha na coluna de Produto, isto é, para a primeira linha da tabela acima o valor [@Produto] referencia a célula que possui a informação “Uva”, na segunda linha referencia a célula que possui a informação “Maçã” e por aí vai.

Desta forma, foi possível calcular a quantidade de compras feita para cada um dos produtos da lista que fizemos. Portanto, é um procedimento que facilita a parte de contagem de dados sejam eles em formato de número ou texto.

Para saber sobre mais sobre CONT.SE e outros assuntos de Excel, acompanhe que vamos enviar outros posts.