Blog

Postado em em 31 de maio de 2019

CONCAT – Como juntar textos no Excel

Nessa publicação vamos mostrar como utilizar a fórmula CONCAT, além de explicar também as fórmulas ESQUERDA, DIREITA e EXT.TEXTO, com exemplos!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é a fórmula CONCAT?

A fórmula CONCAT é uma fórmula de Texto do Excel. Ela é utilizada para concatenar (juntar) textos com outros textos, ou até mesmo textos com números. É uma fórmula muito útil principalmente quando há a necessidade de gerar códigos para pessoas ou produtos.

Quando utilizar a fórmula CONCAT?

Essa fórmula será utilizada sempre que o usuário precisar fazer a junção de textos com textos ou textos com números. No exemplo que vamos ver vamos criar um código através das informações de uma tabela inicial que tem o número, nome e profissão de cada pessoa.

CONCAT
Tabela – Fórmula de textos

Além da fórmula CONCAT, vamos utilizar, para a criação do código, mais três fórmulas: MAIÚSCULA, ESQUERDA e DIREITA.

É possível observar que o código criado não permite identificar o nome da pessoa ou profissão e isso pode ser utilizado para mascarar os dados reais. Além disso, pode facilitar na hora de uma busca ou de algum procedimento dentro de uma tabela com muitas informações.

Como utilizar a fórmula CONCAT?

Como nosso objetivo é criar um código para cada um dos funcionários temos que, primeiramente, analisar como foi construído o código. Esse código foi construído através de uma segunda tabela que contém partes da nossa primeira tabela, que são elas: Nome, Sobrenome, Profissão e Número. Cada uma dessas partes foi criada de uma forma. Abaixo podemos ver como elas foram criadas:

Nome – Para a criação da primeira parte do código foram utilizadas as duas primeiras letras do nome do(a) cantor(a).

Sobrenome – Neste caso foram utilizadas as duas últimas letras do sobrenome do(a) cantor(a).

Profissão – Este é similar ao nome, foram utilizadas as duas primeiras letras da profissão.

Número – Neste caso, são utilizados três zeros e, em seguida, o número atribuído a cada cantor(a).

Para que possamos criar esse código precisamos aprender algumas fórmulas, vamos iniciar com a fórmula ESQUERDA.

Fórmula ESQUERDA

A fórmula ESQUERDA é utilizada para pegar uma quantidade x de caracteres, números, símbolos, letras… que iniciam da esquerda para a direita, ou seja, os primeiros caracteres de um texto, por exemplo.

Essa fórmula precisa de apenas dois argumentos: o primeiro deles é o texto, ou seja, de onde serão obtidos os caracteres e em seguida um número, que corresponde a quantos caracteres serão extraídos do texto.

CONCAT
Fórmula ESQUERDA

Fórmula DIREITA

A outra fórmula que será utilizada é a DIREITA, que funciona de forma oposta a fórmula anterior. Em vez de pegarmos os primeiros caracteres de um texto vamos pegar os últimos.

Essa fórmula também precisa de dois argumentos: texto, onde serão extraídos os caracteres; número de caracteres a ser extraído.

CONCAT
Fórmula Direita

Com essas duas fórmulas já podemos preencher as três primeiras colunas da nossa segunda tabela. Ao fazer isso, teremos na primeira coluna o resultado Lu, na segunda na e na terceira Ca. No entanto, podemos observar que o nosso código é composto por todas as letras maiúsculas e seguida de um número. Por isso, precisamos de uma fórmula que transforme todas as letras em MAIÚSCULA.

CONCAT
Tabela Base para códigos

Fórmula MAIÚSCULA

Essa fórmula é exatamente o nome do que precisamos que ela faça, isto é, transformar o texto em MAIÚSCULA. É uma fórmula bem simples e possui apenas um argumento que é o texto. Texto esse que será transformado em maiúscula.

Vamos incluir nossas fórmulas ESQUERDA e DIREITA dentro dessa outra função. Com isso, teremos apenas os textos já extraídos transformados em maiúscula, exatamente como queremos no código.

Construindo as fórmulas

Na célula E3 temos a seguinte fórmula:

CONCAT
Fórmula ESQUERDA

Essa fórmula está pegando os dois primeiros caracteres da célula B3, que contém o nome Luan Santana. Como queremos que as letras fiquem todas maiúsculas temos que acrescentar a fórmula MAIÚSCULA antes da nossa fórmula ESQUERDA. Ou seja, teremos a fórmula ESQUERDA como argumento da fórmula MAIÚSCULA.

CONCAT
Fórmula Maiúscula e Esquerda

Agora podemos repetir o mesmo procedimento para as outras colunas. Lembrando que na segunda coluna iremos utilizar a fórmula DIREITA, pois vamos pegar os dois últimos caracteres do sobrenome de cada cantor.

Tabela Base para códigos
Tabela Base para códigos

Feito isso, já temos quase nosso código completo, faltando apenas a última coluna da segunda tabela para podermos criar nosso código.

Fórmula CONCAT

Para criar a última coluna da nossa segunda tabela vamos utilizar a fórmula CONCAT. Essa fórmula não tem uma quantidade específica de argumentos, a quantidade será definida pela quantidade de textos e/ou números que o usuário queira concatenar. Vamos utilizar os três zeros “000” e o número de cada cantor como argumentos dessa função.

Fórmula CONCAT
Fórmula CONCAT

Para isso vamos utilizar a seguinte fórmula:

Fórmula CONCAT
Fórmula CONCAT

O primeiro argumento que temos é o “000”, com aspas, pois como nosso argumento precisa ser um texto (o Excel entende que alguma informação é texto quando estão entre aspas duplas). Em seguida, vamos selecionar a célula que contém o número do cantor, que é A3.

Feito isso, teremos todas as nossas colunas preenchidas.

Tabela Base para códigos
Tabela Base para códigos

Arrastando para baixo

Para preencher linhas debaixo basta selecionar a segunda coluna, clicar no canto inferior direito da última coluna selecionada (que terá um quadrado verde e o ponteiro do mouse será alterado para uma cruz) e arrastar para baixo.

Tabela Base para códigos
Tabela Base para códigos
Tabela Base para códigos
Tabela Base para códigos

Finalizando o código

Agora temos todas as nossas informações preenchidas na segunda tabela, faltando somente criarmos o código final. Esse código é simplesmente a junção de todas as informações contidas na segunda tabela que acabamos de construir.

CONCAT
Código construído

Para juntar textos vamos utilizar novamente a fórmula CONCAT, no entanto agora vamos utilizar quatro argumentos, que são as quatro informações de cada cantor.

Fórmula CONCAT
Fórmula CONCAT

Dessa forma, estaremos concatenando as informações das células E3, F3, G3 e H3. O resultado final ficará assim:

CONCAT
Trechos concatenados

Para preencher os outros códigos, vamos novamente selecionar a célula que contém a fórmula e arrastar para baixo.

CONCAT
Tabelas finalizadas

Percebendo os padrões

Com esses passos conseguimos criar o código para cada cantor seguindo um padrão e automatizando esse processo. Ou seja, se nossa tabela tivesse 100 cantores, por exemplo, não seria necessário repetir o processo 100 vezes, esse método serviria para os 100 cantores.

Algumas sugestões de publicações sobre fórmulas de texto:
Funções CONCAT e UNIRTEXTO – Juntar textos no Excel
ESQUERDA, PROCURAR e EXT.TEXTO- Aplicação das funções de texto no Excel

Para continuar recebendo conteúdo sobre fórmulas de texto (CONCAT, ESQUERDA, DIREITA) e outros assuntos de Excel e VBA, acompanhe os nossos posts.



Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?