Como integrar o SQL server ao Power BI? Nesta aula ou ensinar como fazer a integração e também como fazer análises simples no Power BI!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Fala Impressionadores! Quer aprender como integrar o SQL Server ao Power BI para que você possa criar dashboards e melhorar a visualização das suas informações?
Hoje eu vou te mostrar como integrar SQL Server com Power BI para que você consiga utilizar sua base de dados do SQL Server dentro do Power BI para criar seus dashboards.
Dessa forma você vai conseguir unir essas duas ferramentas de Microsoft para gerar uma visualização muito melhor dos seus dados e conseguir apresentar isso de forma eficiente ao invés de mostrar apenas tabelas.
Lembrando que o Power BI nós vamos utilizar para visualização e criação dos dashboards, então não vamos fazer nenhuma edição na base de dados. Essas edições serão feitas dentro do SQL Server mesmo.
E aí, vamos aprender como integrar SQL Server com Power BI e criar cartões e gráficos no Power BI para impressionar na sua apresentação?
O primeiro ponto que quero destacar é que essas são duas ferramentas da Microsoft, então a integração entre elas é muito grande e você consegue integrar as duas com muita facilidade caso sua empresa utilize ambas.
O SQL é um banco de dados, podemos fazer várias consultas e produzir diversos resultados com ele, mas quando se trata de gráficos, para uma visualização mais arrojada é preciso somar esse recurso com o Power BI.
Nesta aula vamos usar o banco de dados Contoso, você pode usar este ou o banco de dados que for da sua preferência.
Vamos selecionar o arquivo DimProduct do banco de dados Contoso e abrir o Power BI. Dentro do Power BI clique em SQL Server
Assim que clicar o programa vai pedir duas informações, a primeira é o nome do servidor e a segunda o nome do banco de dados, essas duas informações você vai encontrar na lista onde temos os arquivos do banco de dados Contoso, essas serão as primeiras informações da lista:
Dito isso, complete as lacunas com o servidor e o nome do banco de dados, as demais configurações você pode deixar padrão e dar ok
Agora vamos visualizar uma janela com todas as opções de arquivo que temos no nosso banco de dados
Marque a tabela DimProduct e observe que ele já entrega uma pré-visualização das informações, clique em carregar.
Você poderia selecionar mais de uma opção aqui, mas neste aula vamos selecionar apenas este arquivo.
Todos os arquivos já foram carregados dentro do Power BI, clique na guia Exibição de Relatório do lado esquerdo da tela para criar os gráficos!
Veja que temos diversas opções de gráficos que vão estar na parte superior da tela ou do lado direito, vamos usar a opção mais simples que é o cartão.
Dentro de Campos podemos arrastar a medida ProductKey, fazendo isso ele já nos mostra o total de produtos que temos na nossa tabela.
Você também pode clicar duas vezes e editar o nome que aparece em campos, podemos trocar ProductKey por Total Produtos.
Podemos fazer a média dos preços, para isso vamos inserir mais um cartão e arrastar para ele o UnitPrice, observe que o valor que aparece não é a média.
Para saber qual o cálculo que está sendo feito clique na setinha para baixo ao lado de UnitPrice, feito isso vai aparecer uma lista mostrando qual cálculo está sendo feito e qual podemos escolher, selecione a média e o resultado do cartão vai se alterar em seguida.
Além dessas análises podemos fazer várias outras como o custo médio, por exemplo…
Formatação
A média está com 4 casas decimais, podemos ajustar clicando em formatação e colocando o número 2 no campo -> Casas decimais do valor.
Resultado
Podemos criar um gráfico de colunas também, nele vamos visualizar a quantidade por marca (BrandName), para isso vamos arrastar as marcas para o eixo X e a contagem para o eixo Y,
Observe que passando o cursor do mouse sobre as colunas vamos obter resumos sobre cada coluna.
Nesta aula eu te mostrei como você pode integrar o SQL ao Power BI e construir dashboards para visualizar de forma mais eficientes seus dados e apresentar na sua empresa.
Você deve saber que nem sempre é viável mostrar milhares de informações em tabelas, então podemos integrar o nosso banco de dados com um Software que é capaz de organizar essas informações de forma mais visual.
Assim temos uma visualização muito melhor dos dados, fica mais fácil entender e apresentar esses resultados. Com isso até a tomada de decisões fica mais fácil e dinâmica.
Espero que tenham gostado! Eu fico por aqui! Até a próxima,
Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!
Expert em conteúdos da Hashtag Treinamentos. Auxilia na criação de conteúdos de variados temas voltados para aqueles que acompanham nossos canais.