Blog

Postado em em 20 de novembro de 2020

Como Fazer Macro no Excel (Passo a Passo Simples e Detalhado)

Como Fazer Macro no Excel

Já ouviu falar em Macro? São códigos escritos em VBA (Programação do Excel) e nesse post vou te ensinar como fazer macro no Excel!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

O que é uma macro?

É um código de programação escrito no ambiente de programação do Excel, o Visual Basic. É capaz de automatizar funções, fazer tarefas repetitivas de uma forma muito mais rápida.

Como criar uma macro no Excel?

Nesse post vamos te mostrar como fazer para criar macro Excel, utilizando a ferramenta de gravação de macro. Essa ferramenta funciona da seguinte forma: o próprio Excel vai gravar os passos que você fizer, escrever um código com os passos específicos, e você vai conseguir refazer todos os passos que ele gravou através daquele código toda vez que utilizá-los.

A macro Excel VBA que vamos criar na aula de hoje vai ser bem simples. A primeira vai escrever o meu nome na célula B1 e a segunda vai escrever “Hashtag Treinamentos” na célula B2.

OBS: Vale ressaltar que as macros VBA são capazes de fazer muito mais do que escrever textos em células, mas como essa é uma aula mais básica, vamos mostrar algumas aplicações iniciais. Mais para frente mostraremos outras aplicações, mais complexas.

Seguindo, então, iremos mostrar como fazer a macro do vídeo. Observe abaixo:

Gravação

Iremos ligar a gravação da macro indo na guia Exibir -> Macros -> Gravar Macro… e fazer os passos desejados, e dar um nome para a nossa macro “MacroNome”, como no vídeo. Vamos clicar na célula B1 e em seguida escrever o nome “Diego” na célula B1. Em seguida, iremos pausar a gravação da macro indo no mesmo caminho (Exibir -> Macros), mas clicando em Parar gravação. Assim teremos a macro criada com os passos para fazer essa parte, que é a seguinte:

Sub MacroNome()

Range("B1").Select
ActiveCell.FormulaR1C1 = "Diego"
Range("B2").Select

End Sub

Iremos repetir os passos da gravação da primeira macro, “Hashtag Treinamentos” na célula B2. Vamos deixar para vocês fazerem, de desafio.

Após terminar a nossa macro, devemos criar um botão para que a nossa macro seja ativada, ao clicar nesse botão. Ele será o ativador e disparador da nossa macro. Para isso, no Excel iremos na guia Inserir > Ilustrações > Formas > Retângulo: Cantos Arredondados (2º ícone da categoria de Retângulos). A partir dessa escolha, redimensione a ilustração de acordo com o seu gosto, e pronto.

Após isso, vamos personalizar o botão. Para isso, iremos dar um clique com o botão esquerdo do mouse nele, e escreveremos o que desejamos que esteja escrito nele. No nosso exemplo, escrevemos “Nome”, fomos na guia Página Inicial, e botamos o alinhamento no meio e centralizamos o texto, além de colocar em negrito. Para finalizar, iremos colocar um sombreamento, indo em Formato de Forma > Efeitos de Forma > Predefinição > Predefinições > Predefinição 2. E colocamos a cor em azul (cor de preferência).

Após criar e personalizar o botão da forma que queremos, devemos dizer que macro estará atribuída a ele. No caso, queremos atrelar o botão à nossa macro “MacroNome”. Para isso, devemos clicar com o botão direito do mouse no nosso botão criado -> Atribuir macro… -> clicar em MacroNome -> OK. E pronto, agora o nosso botão está ativado e pode ser usado para disparar a macro a partir de qualquer clique nele com o botão esquerdo.

Como fazer Macro no Excel? Bônus

Também vamos abordar uma aplicação bem bacana para a gravação de macro. As tabelas dinâmicas do Excel não atualizam automaticamente. Você precisa manualmente ficar atualizando ao inserir novas informações de dados que servem de base para essa tabela dinâmica.

Para isso, temos uma tabela com informações na segunda aba do nosso arquivo exemplo, e uma tabela dinâmica, referente à essa tabela de informações, na terceira aba do nosso arquivo.

Devemos ir criar uma macro pela gravação, em guia Exibir -> Macros -> Gravar Macro… e fazer os passos desejados, e dar um nome para a nossa macro “AtualizaDinamica”, como no vídeo. Assim, podemos fazer a atualização dos dados da nossa tabela dinâmica clicando com o botão direito em cima de qualquer campo da tabela, e clicando em atualizar. Feito isso, apenas precisamos parar a gravação, como já mencionado acima.

Feito isso, iremos criar um botão, como já explicado, e atribuir a macro “AtualizaDinamica” a esse botão, para que ele, ao ser clicado, atualize a tabela dinâmica.

Ficamos por aqui! Para mais conteúdo de VBA acesse nosso canal do Youtube ou siga nossas redes sociais! Um abraço!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de VBA, clique aqui!


Quer aprender mais sobre VBA com um Minicurso Gratuito?


Quer participar de uma aula 100% Online e Gratuita de VBA na quarta-feira às 20h?

Preencha seu e-mail abaixo!