Blog

Postado em em 2 de maio de 2019

Como criar formulário no Excel – Criando UserForm no VBA – 2/5

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula clique nesse link!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é um formulário?

Formulário é uma opção do Excel que nos possibilita criar uma nova interface, dando uma cara de programa à planilha, diferente do que estamos habituados quando utilizamos o Excel. Iremos utilizar uma tela que chamaremos de formulário que se assemelha a um programa que efetua um cadastramento de um funcionário.

Esse formulário é como um comum em papel em que você preenche para que alguém possa ter essas informações gravadas, aqui irá funcionar da mesma forma, os dados serão preenchidos e serão salvos dentro do Excel.

Quando utilizar o Formulário?

O formulário é útil sempre que o usuário necessite de uma entrada ou pesquisa de dados de terceiros e não tem a intenção de que eles possam ver ou modificar todos os dados dentro do Excel. Portanto, os dados de busca e navegação serão limitados pelo programador do código.

O formulário pode ser utilizado também para facilitar a entrada desses dados sem que o usuário tenha que escolher célula por célula onde vai inserir cada um desses dados, portanto é uma outra facilidade que o formulário trás. Além de ficar mais agradável esteticamente acaba sendo mais eficiente na hora de utilizar o código programado através do formulário.

Neste caso iremos construir um formulário para obter algumas informações como: nome, sexo, área, CPF e salário dos funcionários. Portanto, a partir de duas macros atribuídas a dois botões de Criar e Excluir conseguiremos criar um novo cadastro e excluir um cadastro já existente.

Podemos observar que essa janela que é aberta dentro do Excel já não tem o aspecto de Excel e sim de um programa para cadastro. Então, basta o usuário colocar as informações e pressionar OK que esses dados serão gravados dentro do Excel de uma forma mais prática.

Como utilizar o Formulário?

Essa é a continuação do primeiro post de UserFrom.

Até o momento já criamos o botão para visualizar como está o nosso formulário e dentro dele já colocamos os textos e as caixas para que os usuários preencham nome, CPF e salário.

Vamos voltar ao ambiente VBA para continuar com o formulário, para isso basta pressionar as teclas ALT + F11 ou ALT + Fn + F11. Feito isso teremos aberto o ambiente de onde paramos.

Caso não abra diretamente na parte do formulário basta clicar duas vezes no menu a esquerda em Registro_Funcionarios que foi o nome dado ao formulário.

Para exibir em nosso formulário “Sexo:” basta clicar em “Nome:” e copiar e colar. Depois disso, para que exiba “Sexo:” basta alterar o nome no menu esquerdo de propriedades na parte de Caption.

Feito isso teremos o nome da opção que o usuário irá preencher.

Agora para colocar as opções para que o usuário possa escolher entre o sexo masculino e feminino vamos utilizar novamente a caixa de ferramentas. Desta vez iremos utilizar a ferramenta Botão de Opção.

O procedimento para colocar no formulário é igual aos outros, basta clicar e arrastar para inserir a ferramenta dentro do espaço desejado.

Podemos observar que a cor da escrita está preta e que o tamanho da fonte também está menor. É possível fazer esses ajustes como foram feitos nos itens anteriores, selecionando o item em questão e indo até a janela de propriedades que fica à esquerda.

Vamos modificar as opções Font (tamanho 14) e ForeColor (branco) para alterar o tamanho da fonte e a cor da mesma para que fique melhor visualmente. Tendo modificado essas duas opções é necessário modificar a opção Caption para masculino.

É possível observar que o formulário agora possui uma opção de seleção para o sexo masculino. Como são duas opções, para a segunda que é do sexo feminino basta copiar o item e apenas modificar o nome da opção.

Feito isso vamos inserir dois botões de comando que ficam dentro da caixa de ferramenta (segunda opção da lista de baixo). Esses botões serão OK e X. O primeiro é para confirmarmos os dados que foram colocados e cadastrar o funcionário enquanto o segundo é para fechar o formulário de cadastro.

Os dois botões serão criados da mesma forma que foram criados os outros itens, basta selecionar dentro do formulário e arrastar para que fiquem em um tamanho adequado.

Os nomes dentro dos botões serão novamente alterados modificando a opção Caption (alterar para “OK” e “X”) dentro da janela de propriedades. E o tamanho do texto pode ser modificado na opção Font.

Para o fundo dos botões podemos alterá-los modificando a opção BackColor que é a cor de fundo do item selecionado. Para mais opções de cores vamos até a guia Paleta e nela vamos selecionar a cor Verde para que o botão “OK” fique mais visual. Para o botão “X” faremos o mesmo procedimento, porém com a cor Vermelha.

Modificando o texto e as cores dos botões temos o seguinte resultado.

Para inserirmos a logo da empresa no formulário vamos utilizar a opção Imagem dentro da caixa de ferramentas e colocar dentro do formulário (última opção da fileira de baixo).

Ao inserir a imagem teremos um quadrado de cor cinza.

Para inserir a imagem é necessário primeiramente alterar a opção PictureSizeMode de 0 para 1. Desta forma a imagem se adapta melhor ao tamanho previamente destinado a ela.

Para inserir a imagem basta selecionar a opção Picture e selecionar o arquivo de imagem no computador. Ao chegar na pasta onde se encontra a imagem pode ser que ela não apareça então é necessário modificar a opção de Todas as Figuras para Todos os Arquivos.

Feito isso basta selecionar a imagem que será inserida e clicar em OK.

Com isso temos o visual do formulário quase pronto.

Agora vamos começar a construir o código para os botões de comando, vamos começar pelo X, que terá o objetivo de apagar tudo que foi escrito no formulário e fechá-lo.

Para isso, podemos dar um duplo clique neste item. Feito isso será aberta uma janela de programação do VBA para que possamos escrever o código do que queremos que esse botão faça quando clicarmos nele.

O código para isso é bem simples:

Basta escrever Unload Registro_funcionarios, que é para descarregar o formulário chamado registro_funcionarios, desta forma quando clicarmos no botão X o formulário terá o conteúdo apagado e será fechado.

Para testar essa funcionalidade basta abrir o ambiente Excel, clicar no botão Novo e clicar no X que foi configurado. Desta forma o formulário será fechado e as informações contidas serão apagadas.

Para continuar recebendo conteúdo sobre esse e outros assuntos de Excel e VBA, acompanhe os nossos posts.



Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?