Blog

Postado em em 13 de julho de 2021

Como Construir um Gráfico no Excel – Passo a Passo para Iniciantes

Como Construir um Gráfico

Nessa aula nós vamos te mostrar os primeiros passos para construir um gráfico no Excel e algumas dicas para deixar o visual dele muito melhor!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo (que é nossa Live Excel) ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

Resumo

Nessa aula nós vamos te mostrar como construir um gráfico no Excel para iniciantes.

Então se você ainda não souber nada de gráficos e quer começar a utilizar esse recurso para melhorar seus relatórios e suas análises está no lugar certo!

Vamos te mostrar o que você precisa para poder criar um gráfico e algumas dicas para melhorar o visual do gráfico e deixá-lo ainda melhor!

Como Construir Gráfico no Excel

Você já deve saber que o Excel é uma ferramenta muito versátil e além de criar tabelas, podemos pegar essas informações e criar gráficos.

Os gráficos são representações visuais das informações e facilitam muito em apresentações para melhorar a análise das informações.

Então esse é um recurso muito importante que você sempre vai ver em apresentações, por isso, nós vamos te mostrar como construir um gráfico do zero!

Como construir um gráfico no Excel

Como essa aula é para iniciantes, vamos mostrar um passo a passo para que você possa dar os primeiros passos para a construção de gráfico!

Vamos te mostrar algumas ferramentas úteis que talvez não conheça e algumas funções de formatação do gráfico que vão te ajudar bastante!

Tabela de dados
Tabela de dados

Essa é a nossa base de dados inicial e é com ela que vamos trabalhar para construir um gráfico e fazer alguns ajustes para melhorar o visual dele!

O primeiro passo é ir até a guia Exibir e desmarcar a caixa Linhas de Grade para poder remover as linhas em cinza que separam as células da planilha.

Desabilitando as linhas de grade
Desabilitando as linhas de grade

Agora já podemos partir para a construção de gráfico no Excel, para isso vamos selecionar as informações do Produto A e do Produto C.

Para fazer essa seleção nós vamos selecionar os valores do Produto A e em seguida vai segurar a teclar CTRL e selecionar os dados do Produto C.

Selecionando os dados desejados para criar o gráfico
Selecionando os dados desejados para criar o gráfico

Depois dessa seleção vamos até a guia Inserir em seguida ir até a parte de gráficos e por fim selecionar o Gráfico de Coluna 2D (primeira opção).

Gráfico de colunas 2D
Gráfico de colunas 2D

Assim que clicar nessa opção você já vai poder visualizar um gráfico já pronto com as informações dos produtos  A e C.

Gráfico de coluna criado
Gráfico de coluna criado

Um primeiro ponto para começar a melhorar o visual está na guia Design (que é habilitada quando selecionamos o gráfico).

Opção para alterar a paleta de cores do Excel
Opção para alterar a paleta de cores do Excel

Aqui você já pode fazer alterações na paleta de cores do Excel para deixar o visual melhor.

Lembrando que é importante utilizar cores mais neutras, nada de cores muito chamativas como vermelho muito forte, verde ou azul. Que é o que temos normalmente no Excel.

Nesse caso as nossas cores iniciais já estão excelentes que é a primeira paleta, mas normalmente o Excel tem como padrão a segunda que já traz um azul e laranja que não fica muito visual.

Esse é um ponto muito importante para deixar a visualização mais agradável.

OBS: Claro que você pode fazer as alterações de acordo com o gosto e a necessidade em cada relatório. Não precisa sempre utilizar as mesmas cores para a criação do gráfico!

Você deve ter percebido que ao invés dos anos, nós temos os valores de 1 a 11 no gráfico e não é isso que queremos. Precisamos dos anos para saber quais informações estão sendo analisadas.

Para isso vamos clicar com o botão direito no gráfico e selecionar a opção Selecionar Dados.

Opção Selecionar Dados
Opção Selecionar Dados

Feito isso será aberta uma janela para que possamos fazer algumas alterações.

Janela para seleção de dados
Janela para seleção de dados

Na parte esquerda podemos alterar o nome das séries caso você não tenha selecionado quando fez a seleção dos dados, basta clicar em Editar.

Como já fizemos essa seleção, nós vamos ajustar o eixo horizontal, que fica na parte da direita. Onde você pode observar os números de 1 a 11.

Aqui vamos clicar em Editar para poder alterar e selecionar as informações corretas para esse campo.

Selecionando as informações de ano
Selecionando as informações de ano

Aqui vamos simplesmente selecionar as informações dos anos para que o Excel possa colocar essas informações no gráfico para dar mais sentido a ele.

Gráfico de coluna com as informações de ano
Gráfico de coluna com as informações de ano

Agora que o gráfico está com as informações corretas podemos fazer alguns pequenos ajustes visuais para melhorar mais a visualização.

O primeiro deles é em relação as linhas de grade, que são essas linhas que ficam atrás do gráfico, então vamos selecioná-las e ir até a guia Formatar, em seguida em Contorno da Forma para fazer as alterações.

Alterando o formato das linhas de grade do gráfico
Alterando o formato das linhas de grade do gráfico

Aqui vamos colocar a espessura em ¼ pt e a cor vamos deixar uma bem clara, da primeira linha da sequência de gradiente que temos.

IMPORTANTE: Esse não é um padrão que você tem que colocar, estamos apenas mostrando quais as modificações você pode fazer no gráfico, mas você vai poder alterar de acordo com a sua necessidade. Estamos apenas mostrando quais modificações fazem com que seu gráfico fique mais apresentável!

Outro ponto interessante a ser modificado é a linha que fica logo abaixo das barras que separa as barras das informações dos anos. Novamente, isso vai do gosto de cada um, mas nesse caso vamos remover essa linha.

Para isso vamos clicar no eixo x que contém os anos, com o botão direito, e selecionar a opção Formatar Eixo.

Removendo a linha inferior do gráfico
Removendo a linha inferior do gráfico

Aqui vamos selecionar o balde e na parte de linha vamos marcar a opção Sem linha.

OBS: Aqui deixamos uma sugestão que é você explorar todas essas opções que têm nessa guia para que você possa ver o que pode alterar e como isso vai impactar no visual do seu gráfico!

Outra alteração que podemos fazer são nos eixos para diminuir o tamanho da fonte. Essa parte é bem simples, basta selecionar o eixo, ir até a guia Página Inicial e alterar o tamanho da fonte como fazemos normalmente.

Por fim podemos excluir o título para dar mais espaço ao gráfico e até a guia Formatar para remover o contorno do gráfico, assim não ficamos com aquela aparência de quadro.

Gráfico com os ajustes
Gráfico com os ajustes

Veja como já fica bem mais visual o gráfico! Mas você deve ter notado que as colunas estão bem finas e o espaço entre os dados de um ano e outro estão maiores.

Então para ajustar esse espaçamento vamos clicar com o botão direito do mouse no gráfico e selecionar a opção Formatar Série de Dados.

Ajustanto a largura e o espaçamento das colunas
Ajustanto a largura e o espaçamento das colunas

Aqui vamos fazer a alteração dos 2 percentuais para melhorar essa visualização. É claro que você não só pode como deve testar essas opções e outras para ir conhecendo novas ferramentas e verificando como essas alterações influenciam no gráfico!

Outros pontos muito importantes para você explorar são essas 3 ferramentas que ficam no canto superior direito do gráfico.

Ferramentas úteis para explorar
Ferramentas úteis para explorar

Aqui você vai ter como adicionar informações (título, tabela, rótulo de dados…), filtrar e até mesmo alterar o estilo do gráfico.

Então é muito importante você explorar sempre as ferramentas, pois talvez já encontre algo que para o seu gráfico vai ser perfeito como uma linha de tendência, então sempre explore sem medo!

Se depois de tudo isso você ainda achar que a cor do gráfico ainda não ficou boa pode sempre ir alterando tanto em Alterar Cores, como na própria Página Inicial para colocar a melhor cor para o gráfico.

Gráfico após ajustes e mudança de cor
Gráfico após ajustes e mudança de cor

Outra dica é sempre utilizar uma cor da mesma linha, assim elas terão a mesma tonalidade e o gráfico ficará mais harmônico!

Um último detalhe bem importante é para que você consiga ocultar sua tabela sem que o Excel suma com seu gráfico!

É, isso de fato acontece se você agora ocultar as células que utilizou para criar o gráfico ele vai desaparecer.

Para resolver esse pequeno problema, basta clicar com o botão direito no gráfico, ir até Selecionar Dados e clicar na opção Células Ocultas e Vazias.

Opção para que o gráfico fique visível mesmo com as células ocultas
Opção para que o gráfico fique visível mesmo com as células ocultas

Aqui vamos marcar a caixa Mostrar dados em linhas e colunas ocultas. Pronto, agora vai poder ocultar as células que o gráfico não será alterado!

Agora para finalizar vamos deixar um desafio para fazer depois que praticar e explorar as opções que mostramos.

Gráfico desafio
Gráfico desafio

O desafio é criar um gráfico igual a esse com a mesma tabela de dados! E aí, acha que consegue?

Conclusão

Essa foi uma aula para iniciantes, mas aposto que várias dicas foram úteis até mesmo para você que tem o nível avançado em Excel.

As vezes os pequenos detalhes fazem toda a diferença na hora de uma apresentação, e nessa aula te mostramos alguns detalhes bem importantes para deixar seu gráfico com um visual mais profissional.

Agora é praticar e explorar as ferramentas para que você possa criar gráficos cada vez melhores!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Excel Básico, clique aqui!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Quer sair do zero na linguagem de programação que mais cresce no mundo atualmente? Inscreva-se no Intensivão de Python agora mesmo!