Blog

Postado em em 31 de janeiro de 2019

Colar Especial – Quais são as opções de colagem do Excel?

O que é Colar Especial?

Colar especial é uma ferramenta que permite ao usuário colar um dado copiado de diferentes maneiras, podendo escolher diferentes tipos de colagem como: formatação, fórmulas, valores, imagem… Portanto é uma forma variada de colagem, podendo ser alterada sempre que necessário.

Quando usar o Colar Especial?

O usuário irá utilizar o Colar Especial sempre que precisar de uma colagem específica, o que vai depender da sua aplicação, pode ser a colagem simples que cola exatamente o que foi copiado, pode ser a colagem apenas de valores, ou seja, nenhuma formatação…

Como usar o Colar Especial?

Para utilizar essa opção é bem simples. O usuário pode copiar seus dados utilizando o botão direito do mouse e selecionando a opção copiar ou utilizando o atalho CTRL + C.

Em seguida, para colar, basta utilizar o botão direito do mouse e selecionar a opção “Colar Especial”. Dentro dessa opção temos alguns tipos de colagem e cada uma delas é diferente da outra.

Abaixo é possível observar as opções que temos nesse menu e os seus respectivos resultados. A maioria é autoexplicativa, as outras serão explicadas logo abaixo.

Transpor: essa opção de colagem tem a função de transforma a linha em coluna, ou seja, nossos dados que eram compostos em uma linha agora são compostos em uma coluna. Outra aplicação seria transformar dados que estão em coluna para dados em linhas.

Colar Vínculo: essa opção tem a função de igualar as células coladas com as células copiadas, ou seja, na imagem a opção de Colar Vínculo que estão nas células E23 e E24 possuem as fórmulas =E3 e =E4. Portanto essas células que foram coladas como vínculo serão iguais as células originais, então quando o usuário modificar a célula original essas células vinculadas também terão seus valores alterados, pois são iguais.

Imagem: essa opção cola uma imagem das células copiadas, ou seja, funciona como um print/foto das células.

Imagem Vinculada: essa opção é a junção de Colar Vínculo com Imagem, ou seja, é uma imagem das células copiadas, porém com vínculo, ou seja, se a célula copiada for modificada a imagem colada também será modificada.

Outra forma de utilizar o Colar Especial é utilizando a opção que fica na guia “Página Inicial”, basta selecionar Colar e depois Colar Especial ou utilizando o atalho CTRL + ALT + V.

Essa opção abre uma nova janela que permite ao usuário observar as opções de colagem disponíveis.

Essa janela tem algumas opções além das que já foram vistas apenas colando com o botão direito do mouse. Temos, por exemplo, a opção de operações. Essa opção tem as quatro operações básicas: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.

Para o exemplo a seguir iremos utilizar essas opções com duas colunas de valores.

Neste caso iremos copiar os valores da Coluna A e vamos colar nos valores da Coluna B, o resultado será mostrado em uma terceira coluna mostrando cada uma das operações utilizadas.

IMPORTANTE: é possível notar que ao copiar os valores da Coluna A aos valores da Coluna B os valores iniciais é que recebem as operações, ou seja, na segunda linha temos 20 e 10, portanto a operação vai ser a Coluna A será subtraída da Coluna B, portanto a conta será 10-20 = -10. O mesmo vale para a divisão colando a Coluna A na Coluna B teremos 20/40 = 0,5. Para as operações de adição e multiplicação a ordem não irá afetar o resultado final.

Para saber sobre mais sobre Colar Especial e outros assuntos de Excel, acompanhe que vamos enviar outros posts.



Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?