Blog

Postado em em 11 de janeiro de 2022

Curso de SQL Aula6 – INNER JOIN – Relacionamento de Tabelas

Curso Básico de SQL

Hoje no Curso de SQL Aula6 nós vamos finalizar o curso com INNER JOIN que vai te permitir fazer o relacionamento entre tabelas!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Resumo

Essa é a última aula do curso básico de SQL, mas nessa aula teremos conteúdos muito importantes que vão te ajudar bastante, principalmente alguns conceitos.

INNER JOIN no SQL

Para finalizar o nosso curso básico de SQL eu quero te mostrar como fazer o relacionamento entre tabelas no SQL utilizando o INNER JOIN.

Assim você vai poder fazer análises entre tabelas sem ter que ficar utilizando apenas as informações de uma única tabela por vez.

Relacionamento de Tabelas com SQL

Até o momento nós sempre fizemos as consultas das tabelas de forma separada, então ainda não fizemos esse relacionamento de tabelas.

Isso vai permitir com que você consiga muito mais detalhes das informações que tem, pois vai poder juntar as tabelas e conseguir as informações que estão relacionadas.

O que é chave primária?

Uma chave primária é uma coluna que identifica as informações distintas em uma tabela. Geralmente é uma coluna de ID, ou seja, uma coluna que possui informações únicas.

Toda tabela vai ter uma chave primária e ela vai ser aquela coluna que possui informações que não se repetem.

No exemplo que vamos utilizar vamos ter a coluna de ID de produto por exemplo, então não vamos ter um produto repetido com o mesmo ID, pois não faz sentido.

Curso de SQL Aula6
Chave primária

O que é chave estrangeira?

Uma chave estrangeira é uma coluna que permite relaciona as linhas de uma segunda tabela com a chave primária de uma primeira tabela.

Nesse caso você pode imaginar uma tabela de pedidos, onde temos o ID produto que é uma chave primária da primeira tabela, mas nessa tabela ele vai se repetir.

Isso porque como estamos tratando de pedidos é possível que mais de um cliente possa pedir o mesmo produto, então essa informação vai se repetir.

Curso de SQL Aula6
Chave estrangeira

O que é tabela dimensão?

Uma tabela dimensão é uma tabela que contém características de um determinado elemento, sejam eles produtos, lojas, funcionários, clientes, etc.

Isso quer dizer que nenhum desses elementos principais vai se repetir, ou seja, é aqui que vamos ter as nossas chaves primárias.

O que é tabela fato?

A tabela fato é uma tabela que vai registrar os fatos ou acontecimentos de uma empresa, negócio, plataforma… em determinados períodos.

Então podemos ter vendas, devoluções, compras, transações, etc. Esse tipo de tabela vai ter um número muito mais de informações, até porque vai registrar as ações que ocorreram.

E nessa tabela é que vamos encontrar as chaves estrangeiras, ou seja, as informações que se repetem nos registros.

JOIN

Vimos que existem 2 tipos de tabelas, no entanto, nós podemos relacionar essas tabelas através de uma coluna em comum.

Na tabela dimensão vamos utilizar a chave primária e vamos relacioná-la com a tabela fato utilizando a chave estrangeira.

JOIN
JOIN

Pense na tabela dimensão como se fosse uma tabela de consulta (apenas um exemplo). Agora imagine que você está vendo a tabela de pedidos que foram feitos e visualiza que tem o ID produto igual a 1.

Você não tem essa informação diretamente nessa tabela, mas sabe que a sua tabela de produtos tem todas as informações desse produto, então você vai poder relacionar as informações de uma tabela com a outra através dessa informação.

Então você pode trazer as informações de produto mesmo sem ter essa informação na tabela atual.

Isso é muito útil principalmente para que o tamanho da sua base de dados seja reduzido, pois imagine que para cada pedido você tenha que colocar todas as informações de produto na tabela.

Ficaria uma tabela gigantesca sem necessidade, pois essas informações únicas nós podemos reunir em uma tabela muito menor.

INNER JOIN

Existem alguns tipos de JOIN dentro do SQL, mas nós vamos focar no INNER JOIN. A ideia do INNER JOIN é verificar apenas as informações em comum das duas tabelas e gerar uma terceira tabela com todas as informações.

INNER JOIN
INNER JOIN

Então vamos ter exatamente a busca desses dados e vamos acrescentá-los na tabela para criar uma tabela com todas as informações.

Isso quer dizer que vamos pegar a nossa tabela de consultas e trazer as informações dela para essa terceira tabela.

Curso de SQL Aula6
Código em SQL para o relacionamento entre tabelas

Esse é o código que nós vamos utilizar em SQL para poder fazer esse relacionamento entre as tabelas!

Conclusão do Curso de SQL Aula6

Nessa última aula do curso básico de SQL (Curso de SQL Aula6) nós aprendemos sobre o relacionamento entre tabelas e porque esse relacionamento é útil.

Além de te mostrar as chaves primárias e chaves estrangeiras assim como tabela fato e tabela dimensão.

Agora você já tem uma noção básica de SQL para poder fazer suas próprias análises e dar os seus primeiros passos com essa linguagem!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de SQL, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Em 4 dias vamos te tirar do zero no Excel e te mostrar como criar Dashboards que Impressionam e como passar em qualquer Prova de Excel! Participe!