Blog

Postado em em 21 de junho de 2022

Curso de Power Apps Aula3 – Editando o Aplicativo

Hoje vamos ao Curso de Power Apps Aula3, nessa aula nós vamos fazer algumas edições no aplicativo para deixá-lo ainda melhor!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Curso de Power Apps Aula3

Curso de Power Apps Aula3

Hoje vamos para a terceira aula do nosso curso de Power Apps. Na última aula nós criamos o aplicativo através de uma planilha.

Agora nós vamos fazer as edições no aplicativo para melhorar a visualização e a interação do usuário com os recursos!

Como Editar Aplicativo no Power Apps

A primeira edição que nós vamos fazer é em relação ao tema do nosso aplicativo. Os temas vão melhorar a visualização do seu aplicativo para não ficar com o visual padrão que ele já começa.

Alterando o layout do aplicativo
Alterando o layout do aplicativo

Temos a opção de Tema no Power Apps para que você possa escolher o que mais combina com a sua empresa ou com o que está querendo construir.

Uma das alterações que nós vamos fazer é na ordem dos campos, pois você pode querer trocar a ordem em que essas informações aparecem.

Alterando a ordem dos campos
Alterando a ordem dos campos

Então basta clicar na parte em “branco” do seu aplicativo (no fundo sem nada) para selecionar todo o aplicativo.

E logo na parte a direita você vai notar o painel de edição, aqui vamos clicar em Editar campos para fazer essas alterações.

Nessa parte você pode clicar e arrastar o campo desejado para a posição que queira que ele fique, é bem simples não é mesmo?

Outra alteração que vamos fazer é no campo de data, então você pode clicar uma vez para selecionar o bloco e depois clicar só na parte de data para selecionar só esse campo.

OBS: Todos os elementos acabam ficando bloqueados por padrão para que você não os altere sem querer durante a criação do seu aplicativo, então quando quiser fazer alguma alteração você vai clicar no elemento, vai até a guia Avançado e vai clicar em desbloquear.

Desbloqueando o elemento para edição
Desbloqueando o elemento para edição

Agora o que vamos fazer é alterar a barra de fórmula da data para deixá-la com a data atual, assim fica mais fácil na hora do preenchimento pelo usuário.

Principalmente se é uma informação que ele tem que colocar sendo do dia atual, então é menos uma informação a ser preenchida, ou seja, mais agilidade na hora de utilizar.

Basta trocar o Parent.Default para Today() que a fórmula estará completa e o aplicativo já vai inicial com a data inicial.

Mas lembre-se de que isso não impede a alteração dessa informação, é só para facilitar na hora do preenchimento!

Uma outra alteração muito interessante que você pode fazer é trocar a sua caixa de texto por uma lista.

Isso já facilita para que o usuário possa selecionar as informações ao invés de escrever. Você deve imaginar que é algo bem demorado ficar escrevendo essas informações todas as vezes que for utilizar o aplicativo.

Se essas informações forem sempre as mesmas, nada melhor do que as colocar em uma lista para que o usuário possa selecioná-las ao invés de ter que escrever toda vez!

Alterando o tipo do elemento para lista
Alterando o tipo do elemento para lista

Para isso vamos voltar a edição de campos e dentro do campo desejado você vai clicar e alterar de texto para Valores Permitidos.

Assim você vai poder colocar quais são as informações disponíveis para o usuário selecionar. Isso além de deixar tudo mais rápido, evita com que o usuário escreva informações erradas!

Agora vamos selecionar esse campo 2 vezes para de fato entrar no campo que queremos editar, vamos desbloquear a edição e vamos fazer a alteração em Items.

Alterando os itens da nossa lista
Alterando os itens da nossa lista

Você pode apagar o que está escrito e começar a escrever as suas opções entre [ ] e entre aspas cada texto. Separando os itens por ; por estarmos na versão em português.

Inserindo as opções da lista
Inserindo as opções da lista

OBS: Lembrando que para testar o aplicativo você pode clicar no botão de play que fica na parte superior direita do programa ou utilizar o atalho F5.

Testando a lista de opções
Testando a lista de opções

Pronto, agora a sua lista já está completa! Você pode editar para adicionar mais informações e pode repetir o procedimento caso queira outra lista!

Lembrando que você pode explorar as opções de edição dos campos para ver o que cada uma faz e como elas podem te auxiliar no seu projeto.

OBS: Em descrição do problema nós podemos alterar de Editar texto para Editar texto de várias linhas, assim vai ter mais espaço nesse campo para descrever o problema ocorrido.

Para a parte de urgência nós vamos criar 2 botões para facilitar a seleção do usuário ao invés de utilizar uma lista com os 2 tipos de urgência que temos.

Então vamos selecionar o campo de urgência, depois selecionar o campo de texto. Com isso podemos desbloquear esse campo e aí sim vamos poder deletar o campo.

Criando um botão (Rádio)
Criando um botão (Rádio)

Na guia Inserir > Entrada nós vamos poder selecionar a opção Rádio, que é um botão que permite uma única seleção de uma informação.

Sendo assim você não vai conseguir preencher que uma urgência é Alta e Baixa ao mesmo tempo (para isso teria que escolher a Caixa de Seleção).

Então com o nosso campo de Urgência selecionado vamos selecionar a opção Rádio! Agora podemos selecionar o campo com os botões, ir até avançado e alterar o Items.

Aqui vamos colocar as opções que nem fizemos na nossa lista. Depois disso você deve notar que a disposição dos botões está vertical, ou seja, um embaixo do outro.

Caso você queira alterar essa disposição vai clicar na parte superior esquerda e selecionar a opção Layout.

Curso de Power Apps Aula3
Alteração do layout do botão

Dentro da barra de fórmulas você vai notar que temos o nome Vertical. Assim que você clicar na barra de fórmulas vai ter o nome Layout.Vertical, você vai trocar por Layout.Horizontal.

OBS: Feito isso basta você redimensionar a caixa com os botões para que essa opção tenha efeito, pois eles podem ficam na mesma posição que estavam anteriormente!

Curso de Power Apps Aula3
Redimensionando a caixa com os botões

Você vai notar que depois que deletamos a caixa de texto ficamos com 2 erros e eles continuam, mas não se preocupe que vamos corrigir!

Você pode clicar no erro e clicar na opção Editar na barra de fórmulas para que você consiga visualizar na barra de fórmulas como está esse problema.

Curso de Power Apps Aula3
Verificando o erro na barra de fórmulas

Dá só uma olhada como ele está escrito na barra de fórmulas.

Curso de Power Apps Aula3
Verificando o primeiro erro

Veja que o nome DataCarValue11 era o nome da nossa caixa de texto que deletamos, então vamos precisar alterar esse nome para o nome dos nossos botões!

O nome atual é Radio1, mas você pode alterar para facilitar o entendimento para BotaoOpcao por exemplo!

Feito isso nós vamos ter que fazer uma comparação dentro da barra de fórmulas para verificar se o botão Alto está selecionado ou se o botão Baixa está selecionado.

Curso de Power Apps Aula3
Criando a fórmula de comparação para o botão

Aqui a gente consegue verificar cada botão e já atribuir o texto específico de cada uma delas!

Curso de Power Apps Aula3
Segundo erro (trocar pelo nome do botão)

Para esse segundo erro nós temos o posicionamento da caixa de texto, mas ela foi excluída, então temos que alterar esse nome para o nome do botão!

Pronto! Feito isso os 2 erros serão eliminados e você já pode testar o seu aplicativo. Agora basta abrir sua planilha que vai ver essas informações cadastradas!

IMPORTANTE: Lembrando que quando for utilizar o aplicativo a planilha não pode estar aberta. Caso isso aconteça o aplicativo vai acusar um erro!

Conclusão – Curso de Power Apps Aula3

Nessa aula eu te mostrei como fazer edições no Power Apps, então mudamos o layout, criamos uma lista de opções, editamos campos do aplicativo, utilizamos a fórmula Today, excluímos elementos e criamos botões.

Com isso você já tem uma boa noção de como faz suas edições dentro do programa sempre que quiser e precisar fazer algum ajuste!

Agora você pode explorar um pouco essas ferramentas para saber o que cada uma delas faz dentro do seu aplicativo!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Power Apps, clique aqui!


Quer aprender sobre Power BI com um minicurso gratuito?


Vire uma referência no Mercado de Trabalho por causa do Power BI!

Quer saber como? Inscreva-se no Intensivão de Power BI! É gratuito!