Hoje vamos ao Curso de Python Aula2 e nessa aula eu vou te mostrar como importar bibliotecas e como exibir informações com Python!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:
Hoje nós vamos para a segunda aula do nosso curso de Python básico e nessa aula nós vamos falar um pouco sobre bibliotecas e como exibir informações de forma visual no Python.
Lembrando que o nosso objetivo é resolver um desafio de análise de dados para ler arquivos, fazer o tratamento, fazer os cálculos e apresentar alguns resultados inclusive com gráficos.
Se você ainda não viu a primeira aula clica aqui para conferir antes de iniciar a aula 2!
O nosso desafio será fazer esse passo a passo para analisar os indicadores de vendas da empresa. Então para recapitular nós vamos utilizar o passo a passo abaixo:
A ideia da aula de hoje é começar com o Passo 1, que é percorrer todos os arquivos da pasta para buscar os arquivos desejados para nossa análise.
Antes de iniciar é importante que você entenda o que é uma biblioteca, pois sempre que for programar em Python você vai acabar utilizando uma ou outra biblioteca.
Biblioteca nada mais é do que conjunto de códigos que alguém já criou para te auxiliar em algumas tarefas. Nesse caso o código para obter os arquivos de uma pasta já existe, porque alguém criou e disponibilizou.
Então nós podemos utilizar diversas dessas bibliotecas já para te auxiliar e não ter que criar um código todo do zero.
A biblioteca os por exemplo, é que vai permitir com que você consiga obter os arquivos de uma pasta e o melhor de tudo, não precisa nem instalar, basta importar a biblioteca.
Essa biblioteca vai te ajudar a trabalhar com pastas de arquivos, locais de arquivos, percorrer pastas de arquivos…
Antes de começarmos a listar os arquivos que temos na pasta, nós vamos inserir os arquivos dentro do Google Drive, se ainda não tiver feito isso, essa é a hora.
Em seguida você vai clicar na pasta logo ao lado e vai clicar em Montar Drive.
Quando fizer isso vai aparecer uma mensagem na sua tela perguntando se você autoriza a conexão com o Google Drive.
Depois que você permitir o programa vai atualizar e vai aparecer uma pasta chamada Drive na parte de arquivos.
Depois disso, basta você pesquisar onde estão os seus arquivos dentro do seu drive.
Você vai buscar essa pasta e quando encontrar vai poder ir aos 3 pontos e selecionar a opção Copiar Caminho.
Agora você vai poder colar esse caminho dentro do código.
OBS: A primeira parte do código é onde nós geralmente fazemos a importação das bibliotecas que vamos utilizar, então vamos colocar o import + a biblioteca a ser utilizada, assim o Python habilita a biblioteca e te permite utilizar os comandos dela.
No código nós estamos atribuindo a lista de arquivos (listdir) a variável lista_arquivo. E logo abaixo estamos utilizando o comando print para mostrar na tela essas informações da variável.
Só que utilizando o print nesse caso fica meio confusa a visualização das informações, então nós podemos utilizar o display(lista_arquivo). Isso vai deixar a visualização mais fácil.
Agora você já sabe como listar os arquivos de uma pasta e já sabe 2 formas de mostrar as informações de uma variável!
Nessa segunda aula eu te mostrei como conectar o Google Colab com o seu Google Drive para que possa buscar os arquivos diretamente do seu drive e não ter que pegar do seu computador.
E ainda te mostrei como faz para listar os arquivos de uma pasta assim como visualizar essas informações de forma mais eficiente dentro do Python.
Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!
Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?