Blog

Postado em em 15 de agosto de 2022

Curso de Ciência de Dados Aula1 – Introdução a Ciência de Dados

Hoje vamos dar início ao Curso de Ciência de Dados Aula1 para te dar uma breve introdução e para que você saiba do que se trata!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber por e-mail o(s) arquivo(s) utilizados na aula, preencha:

Curso de Ciência de Dados Aula1

Hoje nós vamos dar início a uma série de Ciência de Dados para que você aprenda o que é ciência de dados e consiga fazer sua trilha de ciência de dados.

Assim poderá dar os primeiros passos para se tornar um cientista de dados.

O Que é Ciência de Dados

Ciência de dados é o processo de exploração, manipulação e análise dos dados para a descoberta e previsão através da criação de hipóteses, testes e validação com o objetivo de responder perguntas do negócio e/ou fazer recomendações capazes de serem diferenciais de negócio.

Todo esse processo precisa ter um forte embasamento estatístico e matemático e ser diretamente ligado ao negócio, além de poder ser feito de forma escalável e replicável.

Isso tudo quer dizer que para você construir um projeto de ciência de dados você vai lidar com as informações do seu cliente, vai ter que tratar, manipular, testar… Todos os dados.

Com isso você vai poder criar um modelo que possa ser replicado para o cliente, assim ele vai poder não só utilizar os dados que você utilizou como teste, mas outros dados para obter resultados satisfatórios.

Curso de Ciência de Dados Aula1
O que é ciência de dados

Um ponto bem importante em um projeto de ciência de dados é o que você quer responder, aonde quer chegar?

Além disso é muito importante alinhar expectativas com o seu cliente para que ambas as partes saibam o que será entregue e o que realmente é possível para o projeto.

Pilares da ciência de dados
Pilares da ciência de dados

Aqui você consegue visualizar as interações entre matemática, tecnologia e negócio. E você vai notar que a intersecção entre todos eles é onde vamos encontrar a ciência de dados.

Podemos verificar alguns problemas dentre essas interações. Um deles é a questão do tamanho da base de dados.

Você deve saber que a quantidade de informações vem aumento absurdamente, então é necessário ter as ferramentas certas para trabalhar.

Já imaginou trabalhar dentro do Excel com uma quantidade gigantesca de informações? O próprio programa não suporta.

É preciso entender os dados, verificar apenas uma métrica pode não ser suficiente para que você consiga indicar qual a melhor solução do problema.

Outro ponto bem importante é verificar se o que está fazendo faz sentido, se realmente é viável.

Então a ciência de dados vai juntar tudo isso para que você consiga entregar um projeto com validade estatística e de forma escalável, e claro, que faça sentido para o seu cliente de acordo com a sua necessidade!

Você pode pensar que tudo isso é algo muito distante e que não faz parte do seu dia a dia! Ai que você se engana, está muito mais perto do que você imagina.

Está no algoritmo do Instagram que faz uma entrega x de uma forma melhor, fazendo com que os influenciadores produzam mais desse conteúdo.

Temos as sugestões de filmes, séries, itens para compra, viagem… Tudo isso é Machine Learning (Aprendizado de Máquina).

Isso quer dizer que tem um algoritmo que estuda o que você assiste, o que consome, quais vídeos se identifica mais… Tudo isso faz com que você tenha uma melhor experiência, seja em uma loja, restaurante, aplicativo…

Então o aprendizado de máquina está sempre presente, até mesmo nos CAPTCHAS que você escreve as palavras, ou marca alguma informação.

Você está ajudando a máquina a entender o que é aquilo e fazer com que carros autônomos se tornem viáveis!

Agora vou te mostrar os principais passo que devemos seguir em um projeto de ciência de dados.

Curso de Ciência de Dados Aula1
Passos para a criação de um projeto de Ciência de Dados

Nós já até temos uma publicação aqui no blog falando sobre a Introdução a Ciência de Dados, falando exatamente desses principais passos que você deve seguir para criar um projeto de ciência de dados.

Não esqueça de conferir esse post para que você entenda ainda mais o que é ciência de dados e como você pode construir um projeto!

Conclusão – Curso de Ciência de Dados Aula1

Nessa aula eu te mostrei o que é ciência de dados, como ela está presente no nosso dia a dia e quais são os pilares dela.

Além disso deixei uma aula de apoio de introdução a ciência de dados para que você possa visualizar quais são os principais passos para a criação de um projeto de Ciência de Dados!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Ciência de Dados, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso básico gratuito?

Quer sair do zero em Excel e virar uma referência na sua empresa? Matricule-se agora mesmo no Excel Impressionador!