Blog

Postado em em 15 de outubro de 2019

Atalhos Excel – Desvende os atalhos mais secretos!

Nessa publicação vou te mostrar e aplicar os principais atalhos excel que estão escondidos e quase ninguém conhece!

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que são Atalhos?

Atalhos são teclas ou combinação de teclas que utilizamos para executar uma ação sem a necessidade de um mouse, por exemplo. Esses atalhos geralmente facilitam e podem diminuir o texto de execução de alguma tarefa, muita das vezes evita esforço desnecessário, principalmente dentro do ambiente Excel onde algumas vezes as atividades utilizando o mouse podem tomar muito tempo.

 

Quando utilizar os Atalhos Excel?

Os atalhos serão utilizados sempre que o usuário necessite de executar uma atividade de uma forma mais efetiva e rápida. O uso do atalho não é obrigatório, mas vai facilitar diversas atividades e poupar algum tempo dependendo do que se está se fazendo.

 

Como utilizar todas essas dicas?

Vamos ver nesta aula 6 atalhos secretos do Excel que poucas pessoas têm conhecimento.

O primeiro deles vamos utilizar para preencher alguns dados repetidos que não são sequenciais, ou seja, temos dados entre o que devemos preencher.

 

Tabela inicial para preenchimento com atalhos excel

Tabela inicial para preenchimento com atalhos excel

 

Na coluna de Estado de Nascimento temos algumas células vazias, essas células vamos preencher com RJ, então para que o usuário não tenha que digitar várias vezes a mesma coisa serão utilizados dois atalhos. O primeiro é o CTRL, ou seja, vamos segurar a tecla CTRL enquanto selecionamos as células dessa coluna que estão vazias utilizando o mouse. Feito isso vamos escrever na última célula selecionada RJ.

 

Selecionando as células utilizando a tecla CTRL

Selecionando as células utilizando a tecla CTRL

 

Após escrever RJ não vamos simplesmente pressionar a tecla enter, vamos pressionar as teclas CTRL + ENTER, que desta forma todas as células selecionadas serão preenchidas com essa informação.

 

Resultado após utilizar o atalho CTRL + ENTER para preencher as células selecionadas

Resultado após utilizar o atalho CTRL + ENTER para preencher as células selecionadas

 

É possível observar que todas as células selecionadas foram preenchidas e só precisamos escrever o que queríamos uma única vez. O mesmo vale para os números, ou seja, podemos repetir o mesmo procedimento para completar as células vazias da coluna de DDD.

O próximo atalho é para verificarmos as células da forma em que foram escritas a fim de encontrar erros nas fórmulas. Abaixo temos um exemplo de uma tabela preenchida que aparentemente temos um erro e vamos utilizar o atalho para ter uma melhor visão.

 

Tabela para utilização dos atalhos excel

Tabela para utilização dos atalhos excel

 

Aqui temos uma tabela de análise de vendas por vendedor. Na coluna Situação temos que se o vendedor vende acima da meta ele ganha 30% em cima do que vendeu, caso contrário ganha apenas 10% do que vendeu.

É possível verificar que a partir da célula D4 temos o resultado 0 por conta de um possível erro, então para analisar o que está de errado vamos utilizar o atalho CTRL + SHIFT + ´. O último símbolo é o acento agudo. Ao pressionar esse atalho novamente o usuário volta a visualização normal que tinha anteriormente.

 

Resultado após utilizar o atalho CTRL + SHIFT + ´

Resultado após utilizar o atalho CTRL + SHIFT + ´

 

Aqui temos que o Excel remove todas as formatações e nos mostra o conteúdo das células da forma em que foram escritos inclusive a fórmula que foi colocada na coluna Situação. Sabemos que se a pessoa vender mais do que a meta deverá ter o seu valor de vendas multiplicado pela célula G2, caso contrário terá o valor multiplicado pela célula G1. Essas células contém a porcentagem do que cada vendedor vai ganhar.

Analisando as fórmulas escritas na coluna D é possível observar que as células da coluna G estão variando de acordo com a célula que estamos na coluna D, ou seja, estamos começando a pegar valor vazios da célula (figura abaixo).

 

Células utilizadas para compor a fórmula

Células utilizadas para compor a fórmula

 

Isso quer dizer que as referências que foram feitas das células na coluna G estão se movendo seguindo a célula atual, então temos várias células pegando um valor vazio e multiplicando pela venda do vendedor, o que resulta em 0.

O próximo atalho é referente a criação de gráficos. Temos a seguinte tabela de exemplo para a criação do gráfico

 

Tabela para utilização dos atalhos excel de gráfico

Tabela para utilização dos atalhos excel de gráfico

 

Para a criação do gráfico o primeiro passo é selecionar os dados, neste caso vamos selecionar da célula A1 até a célula E6, não vamos precisar da linha de total para a criação do gráfico. Após essa seleção basta pressionar a tecla F11.

 

Resultado utilizando o atalho F11 para criar o gráfico

Resultado utilizando o atalho F11 para criar o gráfico

 

Feito isso o Excel vai criar uma nova aba com o gráfico em barras dos dados que foram selecionados. Caso o usuário não queira esse tipo de gráfico ou queira alterar alguma formatação, basta utilizar as opções da guia Design.

 

Menu para alteração do Design do gráfico

Menu para alteração do Design do gráfico

 

Nesta guia é possível alterar o tipo de gráfico, o estilo, as cores entre outras formatações. Outra opção é clicar com o botão em cima do gráfico para poder selecionar a opção de alterá-lo.

Caso o usuário queira criar o gráfico, mas não queira que o Excel crie esse gráfico em outra aba, vamos selecionar os dados novamente e utilizar o atalho ALT + F1.

 

Resultado após utilizar o atalho ALT + F1 para criação do gráfico

Resultado após utilizar o atalho ALT + F1 para criação do gráfico

 

Aqui podemos observar que o gráfico foi criado exatamente na mesma aba em que estão os dados, portanto nenhuma aba foi criada. Lembrando que teremos as mesmas opções de alteração do gráfico independentemente de estar em outra aba ou na mesma.

Vamos agora para os dois últimos atalhos da nossa aula, para isso vamos utilizar a tabela abaixo para inserir as informações utilizando esses atalhos.

 

Tabela para utilização dos 2 últimos atalhos

Tabela para utilização dos 2 últimos atalhos

 

Para a data de hoje, que seria o mesmo resultado da fórmula =HOJE(), vamos utilizar o atalho CTRL + ; (ponto e vírgula). Então para a célula B2 vamos utilizar o atalho e para a célula B3 vamos escrever a fórmula da data.

 

Resultado da fórmula HOJE e o atalho CTRL + ;

Resultado da fórmula HOJE e o atalho CTRL + ;

 

É possível observar que o resultado é exatamente o mesmo, mas na célula B3 temos a fórmula enquanto na célula acima temos apenas a escrita da data do dia atual. Então se você abrir o Excel no dia seguinte a fórmula irá atualizar para o dia seguinte enquanto que o texto não terá esse resultado.

Para a hora de agora vamos utilizar o atalho CTRL + SHIFT + ; (ponto e vírgula), ou seja, temos quase o mesmo atalho anterior acrescentando a tecla SHIFT. Então na célula B4 vamos utilizar o atalho e na célula B5 vamos utilizar a fórmula =AGORA().

 

Resultado da fórmula AGORA e o atalho CTRL + SHIFT + ;

Resultado da fórmula AGORA e o atalho CTRL + SHIFT + ;

 

É possível que ao utilizar a fórmula agora o Excel retorne além da hora a data também, então basta ir nas opções de formato e colocar apenas para hora, mas veja que o resultado é exatamente o mesmo. Do mesmo modo como no exemplo anterior a fórmula ela sempre se atualiza (principalmente essas duas fórmulas AGORA e HOJE) sempre que o usuário edita uma célula por exemplo, então esse horário vai ficar em constante mudança durante a atividade do usuário na planilha, enquanto com o atalho temos um valor fixo.

Para acessar outras publicações da hashtag, acesse: https://www.hashtagtreinamentos.com/juros-compostos/

Está precisando de um curso de Excel, VBA ou Power BI no Rio de Janeiro ou em Niterói? Clique aqui para saber mais!


Quer aprender tudo de Excel para se tornar o destaque de qualquer empresa?


Estão abertas as inscrições para o Programa Completo Excel Impressionador!

Clique no botão abaixo para mais informações: