Blog

Postado em em 17 de maio de 2021

Ambientes Virtuais com Python

Nessa aula vamos te mostrar o que são os ambientes virtuais com Python e como criar esses ambientes no Pycharm e no Jupyter (Anaconda).

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!

Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:

O Que São os Ambientes Virtuais no Python?

Você que utilizar o Python já deve ter se perguntado o que é um ambiente virtual no Python, certo?

Se você ainda não sabe, nessa aula nós vamos te mostrar como criar um ambiente virtual no Python e porque você pode precisar criar esse ambiente.

Curioso para saber como criar e como funcionam os ambientes virtuais no Python? Então vamos ao próximo tópico!

Como Criar um Ambiente Virtual no Python

Um dos motivos de utilizar um ambiente virtual é a necessidade de utilizar uma versão anterior do Python, como fizemos na aula de Integração do Python com Power BI.

Isso acontece porque alguns programas não suportam determinadas versões, então é necessário ter uma versão específica para que seja possível fazer a integração do Python com outras ferramentas.

Por esse motivo é que temos os ambientes virtuais, no caso do Power BI, atualmente ele só funciona com a versão 3.6 do Python, sendo que a atual no momento é a versão 3.8.

Então é necessário criar um ambiente virtual para que o usuário não tenha que desinstalar tudo o que tem ou que tenha que fazer qualquer alteração na sua versão atual.

Então esse ambiente virtual é como se fosse uma “pasta” isolada no seu computador, ou seja, ela está lá, mas o conteúdo dela não vai influenciar o restante dos seus programas, assim como eles não vão influenciar essa máquina.

Então ao criar esse ambiente podemos fazer com que determinadas ferramentas utilizem somente o que tem dentro dele, ou seja, as bibliotecas por exemplo serão utilizadas do próprio ambiente e não do que já tem no seu computador.

Tendo essa noção do que são e para que servem esses ambientes virtuais nós vamos te ensinar a cria-los tanto no Pycharm quanto no Anaconda.

CRIAR AMBIENTE VIRTUAL NO PYCHARM

Logo que você clica para abrir um novo projeto já vai se deparar com a seguinte tela.

Ambiente virtual no Pycharm
Ambiente virtual no Pycharm

Nessa tela na parte de Python Interpreter nós podemos visualizar a opção de New environment using e aqui podemos escolher a opção Virtualenv (que seria virtual environment do inglês, ambiente virtual).

Então é um método bem simples para que você possa criar o seu ambiente virtual dentro do Pycharm!

Mas você pode se perguntar, mas como eu vou saber que estou no ambiente virtual?

Isso é bem simples, ao abrir o seu terminal você tem que visualizar (venv) antes do caminho de onde está o seu arquivo, pois dessa forma está confirmando que está no seu ambiente virtual.

Agora tudo que for instalado dentro desse ambiente ficará somente nele, então as bibliotecas por exemplo que instalar nesse ambiente serão só dele e não será aplicado ao restante do seu computador.

CRIAR AMBIENTE VIRTUAL NO JUPYTER

Para criar o ambiente virtual no Jupyter (Anaconda) é importante que faça o download do arquivo Conda Cheat Sheet que está disponível.

Códigos para criação do ambiente virtual no Anaconda
Códigos para criação do ambiente virtual no Anaconda

Vamos utilizar esses dois códigos, o primeiro é para de fato criar o ambiente virtual, nesse caso com a versão 3.5 do Python, mas pode escolher a versão desejada.

Já o segundo código é para que você consiga ativar o seu ambiente virtual para que possa entrar nele e fazer as instalações das bibliotecas necessárias.

Caso queira abrir o seu Jupyter para poder programar dentro desse ambiente pode simplesmente escrever jupyter-notebook conforme o arquivo disponibilizado.

Qualquer dúvida pode sempre acessar esse arquivo em caso de dúvidas, para ativar, desativar, abrir o Jupyter ou outras informações.

Outro ponto importante desse arquivo é que ele mostra tanto os comandos para o LINUX quando para o macOS, então se você possui esses sistemas terá também uma ajuda!

Conclusão dos Ambientes Virtuais com Python

Nessa aula foi possível entender o que são os ambientes virtuais no Python e como podemos criá-los, visto que algumas aplicações vão precisar de diferentes versões do Python para que funcionem.

Como foi o caso do Power BI que citamos, então para que não precise fazer alterações no seu Python ou no seu computador basta criar esse ambiente e vincular ele ao Power BI para que ele veja aquele ambiente.

Assim vai utilizar as ferramentas desse ambiente para rodar suas aplicações!

Agora que já sabe como funcionam esses ambientes e como utilizá-los isso vai te ajudar bastante na sua integração do Python com algumas ferramentas!

Hashtag Treinamentos

Para acessar outras publicações de Python, clique aqui!


Quer aprender mais sobre Python com um minicurso gratuito?


Quer participar do maior evento de Power BI da América Latina? Só preencher seu e-mail abaixo que sua vaga estará garantida!