Vamos te ensinar como alterar análises gráficas no Power BI com a utilização de botões, então vai clicar para selecionar qual análise que ver!
Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo ou acesse o nosso canal do YouTube!
Para receber a planilha que usamos na aula no seu e-mail, preencha:
Você já deve ter se deparado com a situação no Power BI quando precisa mostrar diferentes análises utilizando o mesmo gráfico não é mesmo?
O que você faz nessas situações? Seleciona o gráfico, remove a informação que não quer mais, arrasta a outra informação… e assim por diante?
Se fazia isso, nós vamos te ensinar uma maneira de alterar essas análises somente utilizando botões! É isso mesmo que você leu, utilizando botões para facilitar essa troca.
Se está se perguntando como isso é possível, fica com a gente que vamos te mostrar!
Já imaginou o trabalho que teria para ficar removendo informações e colocando de novo sempre que quisesse visualizar um cenário?
Pois é, isso não é viável nem prático e acaba tomando muito tempo em apresentações. Por esse motivo vamos te ensinar a fazer esse tipo de alteração utilizando botões.
Desta forma você vai poder alterar análises gráficas Power BI utilizando botões com apenas um clique. Então com 1 clique vai alterar essa análise e pode voltar a ela.
Viu que isso de fato vai te economizar muito tempo e ainda vai acrescentar valor ao seu relatório, pois ele fica mais dinâmico e mais intuitivo.
Vamos explicar agora o passo a passo necessário para poder criar essa alteração de análises utilizando alguns botões.
Passo 1 – Criar as medidas necessárias para a criação do seu gráfico;
Passo 2 – Criar o gráfico desejado (gráfico de barras, linhas, colunas…);
Passo 3 – Formatar o gráfico de acordo com sua necessidade;
Passo 4 – Ir até a guia Página Inicial > Inserir Dados;
Passo 5 – Inserir as informações que serão colocadas nos botões (indicadores), ou seja, os tipos de análises que serão feitas, baseado nas medidas que foram criadas anteriormente;
Passo 6 – Criar uma segmentação de dados com essas novas informações que foram criadas dentro de uma tabela;
Passo 7 – Criar uma medida utilizando a fórmula SWITCH para poder fazer essa alteração de acordo com a nossa seleção;
Essa fórmula SWITCH retorna diferentes resultados de acordo com uma seleção, então aqui vamos verificar o que foi selecionado.
Mas para fazer essa verificação do que foi selecionado na nossa segmentação de dados é que vamos utilizar a função SELECTEDVALUE.
Vamos utilizar essa função selecionado a coluna que acabamos de criar que possui os indicadores.
Em seguida basta verificar se a seleção for “Faturamento” vamos retornar a medida desse total, no seu caso pode ser que seja diferente dependendo da sua análise.
Passo 8 – Com essa nova medida criada, podemos substituir a medida que está no campo de valor do gráfico por ela;
Desta forma já é possível alterar dados gráficos no Power BI utilizando botões, no entanto o título do gráfico vai permanecer o mesmo.
Isso não é bom porque geralmente no título temos a informação da análise que está sendo feita, e não é legal ter o mesmo título para os 3 gráficos.
Então teremos que criar outra medida utilizando também a função SWITCH para poder alterar o título do gráfico e deixá-lo com a alteração automática.
Passo 9 – Criar outra medida para alteração do título automático do gráfico;
Passo 10 – Selecionar o gráfico, ir até a guia de Formato e selecionar a opção fx ao lado do “Texto do título”;
Passo 11 – Selecionar a opção de formatar por valor do campo e em seguida escolher o campo em que criamos a medida para alteração do título do gráfico.
Pronto! Agora ao alterar a seleção na segmentação de dados teremos o nosso gráfico e o título dele sendo alterados de forma automática! Viu como foi fácil?
Agora nós temos 3 análises utilizando apenas um gráfico, viu como não foi difícil?
Basta criar as medidas auxiliares para poder fazer a seleção e alteração do título, dessa forma temos um gráfico mais dinâmico.
Assim vamos evitar a troca desnecessária de informações sempre que quisermos alterar a análise gráfica e vamos ocupar menos espaço dentro de um relatório.
Com isso podemos ter mais espaço para outros tipos de análises!
E aí, gostou dessa nova forma de trocar análises gráficas com botões? Que tal praticar com os relatórios que já tem e tentando fazer suas próprias modificações?
Então vamos colocar a mão na massa, praticar para pode ser elogiado no trabalho pelos colegas e pelo chefe!!
Para acessar outras publicações de Power BI, clique aqui!
Quer aprender mais sobre Power BI com um minicurso gratuito?