Blog

Postado em em 15 de maio de 2019

5 Passos para Aprender Como Fazer Tabela Dinâmica no Excel

Caso prefira esse conteúdo no formato de vídeo-aula clique nesse link!

Para baixar a planilha utilizada nessa aula clique aqui!

O que é Tabela Dinâmica?

Tabela Dinâmica é um resumo gerencial de uma tabela de dados. É possível fazer análises de uma tabela de dados de forma mais eficiente, rápida e intuitiva com a tabela dinâmica, pois ela fornece algumas ferramentas que facilitam esse processo.

No exemplo iremos utilizar a tabela abaixo para mostrar como fica mais fácil analisar os dados em questão quando estão em uma tabela dinâmica, ou seja, não temos que ficar procurando dados um a um, ou dados similares para chegar em alguma conclusão.

Quando utilizar Tabela Dinâmica?

Vamos utilizar essa tabela sempre que quisermos um resumo gerencial de uma tabela, ou seja, sempre que for necessário a análise de dados de uma forma mais eficiente para que as pessoas que estejam analisando consigam obter todas as informações necessárias apenas com a tabela dinâmica.

Então, neste caso vamos utilizar a tabela dinâmica para ver dados de uma melhor forma, por exemplo os dados da aba análise que foram feitos sem a utilização da tabela dinâmica, mas dão uma noção do que podemos analisar com ela.

Temos como observar as quantidades de venda por região, de pessoas com contrato terceirizado do sexo masculino e feminino. Essa tabela foi feita com algumas fórmulas, no entanto com a tabela dinâmica isso se torna muito mais fácil e sem a necessidade de escrever fórmula grandes para a mesma análise. Então, é possível analisar grandes tabelas utilizando essa ferramenta que é a tabela dinâmica.

Como utilizar a Tabela Dinâmica?

O primeiro passo para a criação de uma tabela dinâmica é selecionar todos os dados da tabela base, que será nossa tabela que contém todos os dados a serem analisados.

Após selecionar todos os dados vamos a guia Inserir e selecionar a opção Tabela Dinâmica.

Feito isso será aberta uma nova janela que indica o intervalo dos dados selecionados e permite ao usuário inserir a tabela dinâmica em uma Nova Planilha, que é o que vamos fazer. Basta pressionar OK para que possamos prosseguir com a tabela.

Pressionado OK, o Excel irá abrir uma nova planilha com o que será nossa tabela dinâmica.

Perceba que o que está dentro da planilha que é nossa tabela dinâmica, enquanto o menu à direita da planilha será utilizado para incrementar os dados a serem analisados na tabela dinâmica.

Dentro do menu Campos da Tabela Dinâmica será possível alocar cada um dos “cabeçalhos” nas diferentes caixas na parte inferior, ou seja, vamos criar o mesmo resumo gerencial que foi visto na aba Análise.

Analisando esse resumo podemos observar que temos as regiões dispostas em linhas enquanto temos os sexos dispostos em colunas. Então basta clicar e arrastar cada um dos itens para as respectivas caixas.

A medida em que vamos colocando os itens dentro das áreas desejadas a tabela dinâmica começa a tomar forma automaticamente. Então com esse simples passo já temos um resumo bem próximo ao que foi mostrado anteriormente.

O próximo passo é atribuirmos as vendas referentes a região e ao sexo de cada pessoa. Como as vendas são valores vamos arrastar as vendas para a caixa de valores.

Como aconteceu com os outros itens aqui não é diferente, a medida em que os itens são colocados nas suas respectivas áreas a tabela dinâmica se atualiza automaticamente. Então agora terá o valor de vendas de cada região para o sexo masculino e feminino.

Desta forma já é possível analisar por exemplo a quantidade total de vendas do sexo masculino na região de Porto Alegre que é igual a R$55.384,00. Portanto é uma forma mais prática de analisar uma quantidade grande de dados, eles ficam de forma resumida para facilitar esse processo.

Um ponto importante que foi analisado no primeiro resumo gerencial mostrado dentro da aba Análise é que havia um filtro para selecionar entre o tipo de contrato entre CLT e Terceirizado. No caso da tabela dinâmica também temos essa opção. Basta arrastar o item Contrato para a área de filtros.

Então agora é possível observar que foi acrescentado na linha 1 a opção de filtro para o Contrato.

Ao clicar na seta ao lado do texto (Tudo) é possível ver as opções de filtragem, que neste caso são: CLT e Terceirizado.

Ao selecionar a opção Terceirizado podemos observar que os valores vão mudar e só serão mostrados os valores referentes a este contrato.

É possível observar que novamente na região de Porto Alegre para o sexo masculino temos agora o valor de R$32.100,00.

Podemos até verificar se esses valores da tabela dinâmica são os mesmos obtidos pelas fórmulas da aba Análise.

É possível observar que os dados são exatamente os mesmos, ou seja, a tabela dinâmica possui exatamente os mesmos resultados e é mais fácil e eficiente de construir e modificar do que a construção de várias fórmulas enormes para criar uma tabela de análise.

Os dados que foram colocados na tabela dinâmica foram de soma das vendas, mas caso o usuário queira ver a quantidade de pessoas que fizeram essas vendas, qual foi o valor máximo da venda de cada região, entre outras opções basta selecionar o item vendas dentro da caixa de valores e selecionar a opção Configurações do Campo de Valor.

Após selecionar essa opção será aberta uma nova janela que contém as opções para serem colocadas na parte de valores. Portanto é possível colocar a contagem de pessoas que fizeram as vendas, a média, o máximo, mínimo…

Vamos selecionar a opção contagem, pressionar OK e ver o resultado na tabela dinâmica.

Agora é possível observar que temos a quantidade de pessoas de cada região, do sexo masculino e feminino que são do contrato terceirizado.

Agora um passo muito importante, se analisarmos nessa tabela temos 9 pessoas do sexo masculino que são da região de Porto Alegre, no entanto não sabemos quem são essas pessoas. Para que possamos descobrir quem são essas 9 pessoas basta dar um duplo clique com o botão esquerdo do mouse em cima do número 9 em questão. Feito isso será aberta uma nova aba com as informações dessas pessoas.

Dessa forma simples é possível observar que todos são da região de Porto Alegre, são do sexo masculino e pertencem ao contrato terceirizado.

Vale lembrar que o usuário poderá repetir esse procedimento para os outros dados da tabela dinâmica e assim obter um maior detalhamento dos dados em questão.

A tabela dinâmica é uma ferramenta muito útil para gerar resumos gerenciais completos e proporcionar uma análise bem detalhada dos dados da tabela base que pode conter diversas linhas e colunas, o que dificultaria uma análise simples feita de forma manual.

Para continuar recebendo conteúdo sobre esse e outros assuntos de Excel e VBA, acompanhe os nossos posts.